quinta-feira, 21 de maio de 2009

Jornalismo esportivo: Tem que vestir a camisa

Moacyr moacyrpcf@yahoo.com.br
Mariana mari_minera@hotmail.com

Em palestra ministrada no “I SELETA”, evento promovido pelo CES/JF, o jornalista Wallace Matos, falou das dificuldades de se fazer jornalismo esportivo fora dos grandes centros. Citou exemplos vividos por ele mesmo, que é repórter das páginas esportivas do Jornal Tribuna de Minas, e cobre o Tupi no seu dia-a-dia.

O fato de ir ao Clube todos os dias lhe garante livre acesso aos atletas, comissão técnica e dirigentes. Com isso recebe informações, muitas vezes, privilegiadas e em primeira mão, porém, confessa que essa proximidade não lhe dá total isenção. Por conhecer a realidade do Clube, tende a não pesar a mão na hora da crítica, embora não deixe de registrar o fato.

Quanto aos outros esportes, diz não terem apelo popular, e que a cobertura esportiva, não só aqui, mas, no Brasil, se restringe a 80% de futebol, 10% de vôlei, sobrando apenas 10% para todos os outros esportes. E que no caso dos esportes olímpicos, só recebem patrocínio e espaço na mídia durante os grandes eventos.

Ele entende que a função do jornalismo esportivo de Juiz de Fora, seja de manter-se parceiro dos clubes e atletas da cidade. Pois o jornalista esportivo, depende da existência dos clubes de futebol e de atletas de outros esportes para sua própria sobrevivência. Ouça o áudio.

Quiz agita o I Seleta do CES/JF

Jogo de perguntas e respostas reuniu mais de 100 pessoas na faculdade

Larissa Zimmermann
lala-gz@hotmail.com

O último dia do I Seleta, Seminário de Leitura e Trabalhos Artísticos, foi marcado por muita descontração. Um Quiz composto por perguntas de conhecimentos gerais e realizado pelo Escritório Bar foi o responsável por uma noite divertida entre alunos e professores.

Com a produção dos alunos do 7º período de Publicidade do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), o objetivo de incentivar a busca pela leitura e pela cultura em geral foi alcançado segundo a professora do curso, Paula Quintão. “Foi extremamente positiva toda a programação deste evento e o Quiz fechou de forma brilhante essa semana de atividades. Usar o lúdico para adquirir conhecimento sempre é uma boa opção”, diz Paula.

Foram 13 equipes participantes, sendo uma delas só de professores. Estes entraram fazendo festa com perucas e óculos coloridos. Mas nem toda essa animação garantiu a vitória da equipe, que ficou em segundo lugar. A primeira colocação ficou por conta da equipe “Nuestro espanhol es fueda”, formada pelos alunos: Bruna Jabour, Felipe Panisset, José Alexandre Abramo, Rafael Bouças e Tiago Sarmento. Para José Alexandre, foi um momento de muitas risadas: " Testar conhecimentos e ainda por cima rir com os amigos é muito bacana. Tivemos oportunidade de relembrar filmes antigos, história da cidade e assuntos de publicidade. Ganhar é melhor ainda".

Durante o intervalo de uma rodada para outra, os responsáveis avaliavam o desempenho dos grupos, enquanto Felipe e Akemi faziam um som ao vivo com voz e violão. Logo após, era a tão esperada hora de divulgar os pontos de cada rodada. Quem a acertava gritava, cantava e fazia até uma ôla. Quem errava, ou ficava quetinho ou gritava para despistar os concorrentes. E foi nesse clima que o Quiz marcou a semana para os alunos de Comunicação Social.

Confira as fotos do evento