sexta-feira, 26 de junho de 2009

Solteiros convictos não se abalam com o 12 de junho

Estar sozinho no dia dos namorados pode não ser uma má ideia

Por Patrícia Barsan
patriciabarsan@yahoo.com.br

Corações, declarações, carinhos, presentes. No dia 12 de junho tudo se volta para casais apaixonados: comércio, promoções, restaurantes, baladas. Mas aqueles que estão desapegados no momento sempre dão um jeitinho de driblar esse mar de romantismo. Estar solteiro não quer dizer estar sozinho, triste ou solitário. As opiniões se dividem, mas os “baladeiros” de plantão sabem perfeitamente como passar esse dia sem abalos e com muita confiança e diversão.

A estudante de jornalismo Karinny Gréggio, 22, é solteira e considera essa data normal. Ela aproveita com as pessoas queridas, mas se estiver compromissada não menospreza o momento. “Quando você está namorando, é mais uma data para comemorar (...), fazer surpresas e agradar a quem se ama. Quando se está solteiro, é reencontrar os amigos, sair como em qualquer outro final de semana, fazer um brinde aos que estão sempre perto de você independente de qualquer data”, comenta.

"A verdade é que todo mundo esta a procura de achar uma metade, uns mais dispostos a procurar e outros pensando mais em viver."

Não há como negar que ter uma companhia é sempre bom. Porém estar solteiro também tem suas vantagens. E quando surge a comparação, a estudante de letras Thalita Andreoli, 21, preza sua liberdade e traça pontos fortes e fracos desses extremos. “A vantagem é você estar vivendo com companheirismo, dividindo conflitos e experiências, crescendo juntos. A desvantagem é não ter a a sua total liberdade, fazer os programas não mais pensando só em si, mas sabendo que tem um outro alguém para agradar,” afirma.

"Mesmo estando namorando nessa epoca, vejo esse dia mais como merito comercial, assim como natal, pascoa, enfim."

Em meio a tantas programações voltadas para os pombinhos, os solteiros não ficam para trás e sempre acabam arrumando um jeito de curtir o Dia dos Namorados seja como for. “Estou sempre procurando uma desculpa para viajar, reencontrar pessoas que são especiais, sejam amigos ou antigos amores. Quando não posso viajar, vou a lugares bacanas, bares ou noitadas com pessoas que me fazem bem, como meus amigos”, diz a estudante Karinny. Para Thalita não é muito diferente. “Sair com a turma de amigos é a melhor forma de curtir esse dia, isso, é claro, estando solteira. Namorando, nada melhor que sair só vocês dois, tomar um vinho, ficar juntinhos”.

O fato é que, mesmo sem namorar, os solteiros não estão sozinhos. E as estudantes confirmam. “As pessoas não ficam sozinhas, ainda mais quando estão solteiras!”, diz Karinny. “Às vezes é bom ficar sozinha, se conhecer mais e se amar mais, mas também não quer dizer que só porque está solteira você está sozinha”, afirma Thalita.

Sexo frágil?

Tachar o sexo feminino como sexo frágil é de praxe. Quando se trata de compromisso, sempre ronda a difícil pergunta: quem tem mais necessidade de ter alguém ao lado? E, mais uma vez, Karinny eThalita são confiantes e firmes. “Tudo depende do momento de cada pessoa. Tanto o homem quanto a mulher têm necessidade de uma companhia bacana do lado. A diferença é que as mulheres transparecem ser mais carentes por serem mais sensíveis, enquanto os homens não demonstram tanto, mas são tão carentes quanto,”diz Karinny. Thalita concorda e acrescenta. “Não consigo ver muita diferença quanto a isso. Homens podem ser de Marte e mulheres de Vênus, mas os dois numa determinada hora sentem vontade de estar namorando, embora muitas vezes os homens sejam mais relutantes quanto a isso,”.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Celebrações e simpatias marcam dia de Santo Antônio

por Thais Borges
thaisrborges@hotmail.com

Para quem procura um bom e rápido casamento ou então perdeu algum objeto importante e deseja encontrá-lo, 13 de junho é a data, é dia de Santo Antônio. Além de ser lembrado nas festas juninas, o santo tem milhares de devotos espalhados pelo Brasil e Portugal.

Em Juiz de Fora, o dia de Santo Antônio, que é padroeiro da cidade, começou a ser comemorado uma semana antes por meio de trezenas, novenas e grupos de orações. No dia, os destaques são as celebrações eucarísticas, realizadas na Catedral Metropolitana a cada duas horas. E a Feira de Santo Antônio, promovida pelo Seminário Arquidiocesano há mais de 15 anos, que conta com barracas típicas e missa às 18 horas.

Em meio às festividades, os fiéis recebem a benção dos pãezinhos, alimento símbolo do cuidado que o religioso tinha com as pessoas carentes. Segundo a tradição, o pão abençoado deve ser guardado dentro de uma lata de mantimento, para a garantia de que não faltará comida durante todo o ano.

Link explicativo (Santo Antônio): Fernando de Bulhões nasceu em Lisboa, em 15 de agosto de 1195, numa família de posses. Aos 15 anos, entrou para um convento agostiniano. Em 1220 trocou o nome para Antônio e ingressou na Ordem Franciscana para pregar aos sarracenos no Marrocos. Após um ano de catequese nesse país, teve de deixá-lo devido a uma enfermidade e seguiu para a Itália. Após uma crise de hidropisia (acúmulo patológico de líquido seroso no tecido celular ou em cavidades do corpo). Antônio morreu a caminho de Pádua em 13 de junho de 1231. Foi canonizado em 13 de maio de 1232 pelo papa Gregório IX.

Evolução digital?

Por Rafael Bouças
rafaelbc.jf@gmail.com

Telejogo, Atari, ColecoVision, MSX, PC Engine... Lembra quando esses consoles eram top? Se não, provavelmente você já é da geração 32 bits. Os consoles sofreram uma evolução monstruosa de dez anos para cá, e os vovôs ficaram fadados à seções flashback em festas revival e em sites da internet. Cartucho de jogo? Soprar o encaixe quando trava? Coisa do passado. Até mesmo o CD, já chamado de mídia do futuro está fadado ao esquecimento. Consoles da nova geração como PS3 da Sony, que usa a mídia blu-ray e o Xbox 360 da Microsoft, que ainda usa o dvd já têm jogos sem mídia física, disponibilizados pelas redes específicas das plataformas para compra, fator que deixa o preço dos jogos muito mais baixo.
A evolução tecnológica pode ser uma grande aliada, mas nem sempre anda de mãos dadas com os fatores mais importantes para o sucesso de um jogo: diversão e desafio. Salvo raras exceções, nenhum jogo da nova geração supera um Mario Bros., um Pitfall, ou até mesmo um Cadillacs and Dinossaurs. Jogos que se mantinham apenas por serem bons, e que ficaram na memória de muitos jogadores até o dia de hoje, mesmo pecando em recursos visuais e de audio, que é um fator muito importante. Algumas musiquinas midis ainda ecoam na cabeça, como os temas de Chrono Trigger e Mario. Êta saudade.


P.S.: Só para constar: a Microsoft, na tentativa de superar a Nintendo no quesito “jogos para toda a família” está prestes a lançar o Natal Project. Uma câmera que acoplada ao console consegue captar movimentos, reconhece voz, e tem também reconhecimento facial. Será que cola?

Aumento da passagem começa a gerar protestos

Por Fellipe Aguiar
fellipeaguiar86@yahoo.com.br


Aumento da tarifa de ônibus para R$1,70, na última segunda-feira (15), começou a causar reações na população juizforana. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) pretende promover uma manifestação contra o aumento do valor da passagem de ônibus e a favor de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Associação Profissional das Empresas de Transporte de Passageiros de Juiz de Fora, a Astransp. A manifestação será na próxima terça-feira (dia 16), a partir das 13h em frente à Câmara Municipal, na Rua Halfeld . A decisão foi tomada em uma reunião promovida, ontem à tarde, pela CUT.
Participarão da reunião membros do comitê contra o aumento da passagem, que inclui a CUT, o Diretório Central do Estudantes-DCE, Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Têxteis, trabalhadores da UFJF, Movimento Negro-Unificado, Partido dos Trabalhadores, Movimento Nacional Contra Regulamentação do Profissional de Educação Física, Conlutas, Juventude Revolução, União Estadual dos Estudantes, gabinete do Vereador Betão e algumas lideranças de bairro. “Esse aumento não cabe na planilha do trabalhador que convive com baixos salários e desemprego. É uma planilha elaborada pelo Prefeito Custódio Mattos e por empresários do transporte coletivo (Settra e Astransp)”, afirma Péricles de Lima, presidente da CUT /JF.

INEP aposta em maior aceitação em 2009

Tiago Portes
tiagosportes@hotmail.com

Em novembro mais de 60 instituições de ensino superior participarão do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o ENADE. A prova será aplicada em todo o território nacional pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e terá por objetivo classificar o desempenho dos estudantes em apreenderem o conteúdo que deve ser repassado em cada área. Aproximadamente 20 cursos entre superiores e técnicos serão avaliados, além de Estatística e Relações Internacionais, cursos que foram incluídos esse ano. Os resultados no ENADE não são por si só um retrato fiel do ensino superior no país, mas juntamente com outras ferramentas de avaliação contribuirão muito para o entendimento do cenário acadêmico nacional.

Devido a vários questionamentos de Instituições de Ensino (IEs) e alunos em edições anteriores do ENADE de 2007 e 2008, o INEP criou a grande novidade deste ano que serão os seminários a serem ministrados em IEs de todas as regiões do país, a começar pelo Norte. Para se informar sobre como participar, os interessados devem acessar o cronograma na página do INEP e preencher a ficha de inscrição online ou verificar no manual da prova clicando aqui.

Nesse ano o ENADE não será mais por amostragem estatística e sim censitário, ou seja, 100% dos alunos ingressantes e concluintes deverão participar da prova que será realizada no dia 8 de novembro as 13 horas, horário de Brasília.

O começo de um Brasil mais justo

Por Juliana Vaz de Melo
juliana@vazdemelo.com

Estamos passando por um avanço positivo no Brasil em relação aos portadores de deficiência física. Felizmente algumas medidas estão sendo tomadas para que a vida dessas pessoas se torne mais fácil.


Já é possível ver os avanços em várias partes, e o estatuto da Pessoa Portadora de Deficiência é claro. As propagandas feitas pelo governo já contam com uma legenda, além disso, foi feito uma campanha com o slogan "Iguais na diferença", que tem como intenção acabar com o pré-conceito que essas pessoas sofrem, mostrando que não importa se é deficiente ou não, ainda sim todo mundo é igual.

É claro que o pré-conceito ainda existe, mas de alguma forma o Brasil está progredindo, e isso é muito bom. Ônibus já foram adaptados, calçadas já oferecem maior conforto, é possível encontrar uma maior quantidade de livros em braile, portadores de deficiências são contratos para trabalhar.

Na faculdade CES/JF existem exemplos desse avanço, pois a faculdade conta com um aluno cego e outro com deficiência auditiva, mas que acompanham as aulas da melhor forma e com uma estrutura para isso.

Estava mais que na hora do povo acordar e ver que não tem ninguém melhor que ninguém, e realmente apesar de todas as diferenças, somos iguais e temos os mesmos direitos.

Lei Murilo Mendes traz mudanças na avaliação de projetos

Artistas e produtores têm até segunda-feira (22) para inscrever suas propostas na edição 2009 da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Murilo Mendes. A iniciativa tem como objetivo selecionar projetos culturais que terão apoio financeiro total ou parcial. A previsão é de que a Lei invista cerca de R$1 milhão nos trabalhos. O limite do investimento por projeto é de R$25 mil. A novidade para este ano está na reserva de 20% do orçamento total para o custeio de projetos de baixo custo (até R$4 mil).

As propostas inscritas serão avaliadas em três etapas. Inicialmente, será feita a análise documental. A segunda etapa fará avaliação de consultores especializados por área e sub-área , que irão atribuir pontuação de zero a cem. Os que atingirem 80 pontos na avaliação dos consultores passarão para a terceira etapa, que é a triagem da Comissão Avaliadora da Funalfa (Comic). A nota final do projeto será a média aritmética entre as avaliações dos consultores e da Comic. O reexame da nota do consultor, quando solicitado, será encaminhado a outro consultor, e não à Comic, como nos anos anteriores.

As apresentações das propostas deverão ser feitas em duas vias, encadernadas em espiral, com todas as folhas numeradas e rubricadas pelo proponente, em envelope, contendo o nome do projeto, o nome do proponente e a especificação da área e da sub-área do projeto. Para participar da seleção pública, o candidato deve comprovar, por meio de xerox de documentos, que reside em Juiz de Fora há pelo menos três anos.

Inscrições:

As inscrições serão recebidas somente na Secretaria da Lei Murilo Mendes, na sede da Funalfa (avenida Rio Branco 2.234 - Parque Halfeld), das 9h às 12h e das 15h às 18h, mediante entrega do formulário, devidamente preenchido e acompanhado da documentação solicitada no edital, no decreto e nas instruções do formulário para apresentação de projetos culturais.

Para mais informações, cópias do edital, do decreto e do formulário de inscrição estão disponíveis no site http://www.funalfa.pjf.mg.gov.br/murilomendes/home.php.

Carta à Cultura

Por Natália Azevedo
nati_az@hotmail.com

Excelentíssima Cultura,

Venho por meio desta lhe pedir, por obséquio, uma definição para a sua palavra.

No dicionário encontramos "desenvolvimento intelectual, saber". Mas, afinal, saber o quê?

Há quem diga que uma pessoa culta é aquela que lê muitos livros ou que está por dentro de todos os assuntos. Mas não é só isso, né?

Não, não pode ser. Ser culto é bem mais que isso, não se restringe a livro, música, letra ou dança.

Ter cultura dá status. Quando falamos que uma pessoa é culta, a sua credibilidade (e o seu ego) aumentam 80%. Diferente de quando falamos que uma pessoa é educada, ou humilde, ou generosa, ou inteligente, ou divertida etc. Tenho a impressão de que vossa senhoria engloba todos os adjetivos, ou seja, quem tem cultura, normalmente é uma pessoa inteligente, educada, bem humorada e tem a cabeça aberta para todos os tipos de assunto.

Por que então, muitas vezes, não valorizamos a cultura?

Talvez por preguiça, por acreditar que tudo que diz respeito ao vosso nome é chato, é intelectual demais, coisa de "nerd". Mas não é nada disso. Ser culto vai além. Tudo pode ser entendido como cultura, porém, existem os mais cultos e os menos cultos. A certeza é de que todo mundo entende, pelo menos um pouquinho, sobre alguma coisa.
Consideremos um exemplo. Muita gente diz que o nosso presidente é burro, ignorante e, mais uma vez, o vosso nome entra em questão, pois, ao que dizem, Lula é desprovido de cultura, não gosta de ler. Mas vamos parar para pensar um minuto: temos o direito de falar que uma pessoa que conseguiu alcançar à presidência de um país, é um homem inculto? De fato, a cultura do presidente não se encaixa com a maneira como o senso comum define a palavra. Ele sempre fora uma pessoa consciente dos problemas sociais do país, lutou por mudanças, e, do seu jeito, aprendeu a se virar e se comunicar com o mundo inteiro sobre diferentes temas. E isso não é ter cultura? Sinceramente, entendo que é.

Vamos citar agora um outro exemplo, o do cidadão considerado culto, como um professor universitário. Esse referido professor sabe muito sobre determinado assunto, tem pós graduação no exterior, mestrado, doutourado etc. Mas, em contrapartida, é quadrado, alienado, tem uma visão fechada e não quer tomar conhecimento sobre o que se passa no resto do mundo. Será então, que podemos chamar essa pessoa de culta?

Bom... Por essas e outras, minha querida amiga, recomendo-lhe que você mostre sua cara. Que se defina em um âmbito mais vasto. Deixe claro que qualquer tipo de arte ou sabedoria pode ser cultura. Que você está ligada tanto a livro, música, dança, teatro, pintura, desenho e comida, como também, ao modo de pensar e agir de cada pessoa, aos costumes, tradições e histórias.

Com certeza assim, se apresentando de maneira mais despojada e descontraída, as pessoas vão mergulhar de cabeça no universo cultural e valorizar cada pedacinho do que deveríamos considerar CULTURA.