quinta-feira, 28 de maio de 2009

Movimentos que ajudam na saúde do corpo

Bárbara Franklin de Siqueira
babifsiqueira@hotmail.com

Para melhorar o condicionamento físico e a reabilitação, a prática do Pilates é a mais indicada pelos profissionais da área. A sessão de exercícios promove a harmonia, flexibilidade, consciência corporal e equilíbrio muscular.

Especialistas afirmam que é uma forma de exercício mais elaborada e orientada, por isso, feita corretamente traz um bom condicionamento para o corpo. “O intuito é reeducar a postura e os movimentos, de forma preventiva visando a restauração e o equilíbrio da força, do alongamento, ou como forma de tratamento fisioterapêutico”, afirma o fisioterapeuta e proprietário de uma clínica de Pilates, Vinícios Gama Lopes.

A estudante de jornalismo Carla Gama Porcaro sentia fortes dores na coluna e após algumas sessões de Pilates começou a ver os resultados de forma positiva. “Eu sentia fortes dores na coluna, a partir do momento que eu optei pelo Pilates e eu me dediquei a ele, as dores foram só diminuindo”, afirma Carla que pretende continuar realizando esses exercícios para um melhor condicionamento físico.

Confira algumas clínicas em Juiz de Fora que oferecem o Pilates aqui!

O Bazar do Arnaldo está de volta

Fabiana Picorelli
Os alunos do sétimo período da manhã de Comunicação Social do CES/JF promovem, pela segunda vez, o Bazar do Arnaldo, no dia 21 de maio, às 9h, no Campus Arnaldo Janssen. O projeto surgiu dentro da sala de aula, sob orientação da professora Mila Pernisa na disciplina de Atividades Laboratoriais III, enquanto conversava com os alunos sobre técnicas de comunicação.

A pedidos, o bazar volta em 2009 e promete unir, entre tralhas, delícias e música, alunos, professores, funcionários e quem mais quiser entrar para a brincadeira! No troca-troca do Arnaldo, a moeda corrente é aquilo que se traz de casa e o valor de cada coisa depende de quem quer ficar ou se desprender dela. Troca-se tudo e de tudo. Desde bijouterias a livros, sombrinhas e até mesmo coleção de bolinhas de gude.

É possível levar quantos objetos quiser. O importante é trabalhar o desapego e desenterrar coisas que as pessoas dizem ter tanta adoração, mas, que na verdade, não saem do fundo do baú.

O Bazar do Arnaldo, além de ser um momento de confraternização, também é de grande valia para os alunos. “Acho esse tipo de evento muito importante para a integração do curso. O bazar foi muito bem falado no período passado e achei uma ótima ideia fazer a segunda edição. Além disso, é uma oportunidade de colocar em prática o que aprendemos em sala de aula, porque trabalhamos desde a execução, até a sua promoção e divulgação”, conta a aluna Juliana Vaz de Melo.

Alunos de publicidade do CES promovem evento

Juliana Vaz de Melo
juliana@vazdemelo.com.br

Os alunos do 7º período de Publicidade do CES organizaram pela primeira vez o SELETA, (Seminário de Leitura e Trabalhos Artísticos) que fez parte de um trabalho da disciplina Organização de Eventos, ministrada pela professora Paula Quintão. O evento aconteceu no Campus Arnaldo Janssen nos dias 12 e 13 de maio.

A participação dos alunos de comunicação foi ativa, através da exposição de fotografia, oficinas, palestras e ainda um concurso de publicidade All Type (só texto), cujo o tema foi o dia das Mães. Segundo Tiago Sarmento, um dos organizadores do evento, o critério de avaliação foi o conceito da peça. A idéia, a filosofia que a pessoa tentou passar fazendo o anúncio. “Demos muito valor ao texto e ao bom português. Algumas peças foram eliminadas logo de cara por erros de gramática ou inadequação ao briefing”, Diz Tiago.

Durante o intervalo das palestras e oficinas, os alunos puderam assistir shows, participar de um Quiz e ainda contaram a apresentação teatral.

O principal objetivo desse evento foi incentivar a busca pela leitura e pela cultura em geral.

Secretaria de Saúde prepara Campanha de Vacinação dos Idosos Contra a Gripe

Carla Gama
carla_gama_@hotmail.com

A Secretaria de Saúde de Juiz de Fora está mobilizada com a 11ª Campanha de Vacinação dos Idosos Contra a Gripe, que será realizada entre os dias 24 de abril e 8 de maio. Além da vacinação outros serviços serão prestados pelas Unidades Básicas de Sáude (UBSs).

Os idosos acima de 60 anos precisam levar o cartão de vacinação ou a carteira de identidade para receber a vacina. As doses serão distribuídas gratuitamente em todas as UBSs, nas policlínicas da cidade e no Pró-Idoso. A assessoria da Secretaria de Saúde alerta que a dose contra a gripe é de grande importância.

Além da equipe da Secretaria, os alunos de medicina e enfermagem da UFJF e de outras instituições vão colaborar com a campanha. “É muito bom poder ajudar, porque, além de estar aprendendo com a prática, o prazer de ajudar é maior ainda” comenta Juliana Côrtes, estudante de Medicina da UFJF.

Mais informações no Departamento de Saúde da Terceira Idade, através do telefone (32) 3690-7725.

De dentro para fora

Carla Gama Porcaro
carla_gama_@hotmail.com

Discutir sobre a importância dos funcionários dentro de uma empresa, em pleno século 21, pode parecer inadequado. No entanto, eles continuam sendo uma ferramenta de comunicação interna.

Dentro de uma empresa de médio ou grande porte, há o departamento de comunicação responsável em trabalhar a imagem do empreendimento e a postura da instituição em situações de emergência ou cotidianas.

O departamento de comunicação interna deve seguir um padrão de imagem com um estilo de marca e atitude que a empresa expressa.Na reportagem de uma revista especializada que tinha como título: time motivado levanta torcida, o diretor de comunicação e marca da empresa Accor, Luíz Alcubierre afirma que “o sucesso de uma empresa depende da capacidade que as pessoas têm de se comunicar e se relacionar internamente”. A cada dia que passa esta afirmativa torna-se mais verdadeira.

O público interno hoje tem tanta importância quanto o externo. Os funcionários merecem ganhar destaque e atenção dentro de uma empresa, precisam estar satisfeitos para que seu trabalho flua e se sintam valorizados.

É importante saber,o que muitas pessoas não sabem,que a comunicação interna é uma tarefa exclusiva da área de comunicação social.A motivação das pessoas, do orgulho que elas sentem de participar e de trabalhar num lugar, visa conquistar e manter a confiança entre os dirigentes e os colaboradores, pois, são estes meios de se manter a credibilidade que torna legitima e conhecida as políticas administrativas e os trabalhos desenvolvidos na empresa. Obviamente, é fundamental preparar seus processos internos para fazê-los de forma sistemática e produtiva, mesmo que haja poucos recursos para tal. É mais uma questão de liderança e comunicação que de dinheiro.

Por último, mas não menos importante, vale ressaltar uma frase de grande importância e que serve para grandes e pequenas empresas : venda dentro antes de vender fora. A empresa só tem a ganhar com essa estratégia.

CRISE MUNDIAL ATINGE MERCEDEZ EM JUIZ DE FORA

Diego Miranda
cebolajf@hotmail.com

A chegada de uma unidade da Mercedes-Benz em Juiz de Fora, na década de 90, é um dos mais importantes pontos da história econômica local. Em abrilde 1996, após anos de negociações, a Manchester Mineira pode “respirar aliviada”: era a escolhida para receber a fábrica. O encanto, de fato era muito, já que a montadora se instalava com a promessa de investir R$ 800 milhões, criar empregos diretos e indiretos, aumentar a arrecadação tributária da cidade, além de garantir um crescimento econômico, tão frustrado em tentativas anteriores.

Mas a realidade hoje é bem diferente do que a expectativa criada em sua inauguração. Atualmente, a unidade emprega pouco mais de 1.100 trabalhadores efetivos, além de outros 700 parceiros nas poucas empresas instaladas no conjunto industrial. Com a crise mundial, que gerou grandes proporções no fim de 2008, a montadora reduziu seu quadro, dispensando cerca de 300 colaboradores.

Com o apoio do sindicato dos metalúrgicos, os ex-funcionários buscam, através da justiça, seus benefícios firmados em acordo coletivo no ano passado, no qual a empresa alega “que não é obrigada a conceder reajuste salarial contido em CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) da qual não participou, na medida em que comunicou oficialmente seu afastamento das negociações coletivas a ambos os sindicatos, patronal e trabalhadores”.

Confira aqui outras matérias relacionadas crise econômica no ramo automobilístico
Outras demissões

Assim como na área automobilística, a crise também afetou o setor metalúrgico da cidade. A Votorantin Metais confirmou o corte de 55 funcionários na unidade de Juiz de Fora. A desaceleração da economia global fez com que medidas emergenciais fossem adotadas pela empresa, ajustando o nível de produção e valores, além de utilizar férias coletivas durante todo mês de dezembro de 2008.

Uma das maiores siderúrgicas do mundo, Arcelor Mittal, resolveu dispensar temporariamente mais de 700 colaboradores da unidade de Juiz de Fora e deu férias coletivas para cerca de mil funcionários em Monlevade (MG), justificando também a diminuição de trabalho por conta da crise.

Em uma perspectiva positiva, as empresas começam a recontratar alguns funcionários mesmo com o déficit na produção. O que causa mais transtornos, segundo o economista doméstico Sérgio Louro Borges, é que a situação atual é um jogo de dominó. “Se as demissões continuassem a prevalecer, ai sim a crise iria piorar. Mais em colapso entraria o país com um número maior de desempregados”, Explica Sérgio.

Dia das Mães ou do Comércio?

Madalena Fernandes
leninha.fer@hotmail.com

Foi-se a Quaresma, a Semana Santa, malhou-se o Judas,vieram os festejos pascais com seus coelhinhos e ovos dechocolate...

Eis que a proximidade do Dia das Mães já pode ser sentida namídia. São anúncios, que prometem eletrodomésticos,telefones celulares, TVs e carros a preços especiais paraaquela que já foi a "rainha do lar" e hoje é dissecada empesquisas que procuram determinar que tipo de consumidoraela é. Os cadernos femininos capricham na lista de presentespara mães “clássicas”, “moderninhas”, “bacanas”,“descoladas” e outras.

Vai faltar, como sempre, uma boa matéria discutindo averdadeira situação da mãe trabalhadora, das numerosasmulheres em idade fértil sendo preteridas na disputa porpostos de trabalho pelo “inconveniente” de uma possívellicença maternidade... Seria oportuno aproveitar o Dia dasMães para ir um pouco além da lista de presentes, de comofoi o dia de mães famosas e das cifras que o comérciofaturou com a data. Seria oportuno, enfim, ver, na mídia, olado não comercial desta data que rende tantos anúncios egera tanto dinheiro.

Em que pesem estas considerações realistas, é inevitável serender à data que – se mercadologicamente dá frutos –sentimentalmente preserva ritos e rende homenagem a estesverdadeiros mitos, que abrandam o coração de qualquer um.

Profissionais da informação buscam novas tendências

Patrícia Barsan
patriciabarsan@yahoo.com.br

A crise que afeta o mundo todo não deixa o Jornalismo de lado, forçando profissionais da área a buscarem alternativas em empresas que prestam serviço de comunicação, se inserindo, assim, no mercado.

É comum se escutar entre os jornalistas mais antigos: “a faculdade de comunicação não forma empregadores, mas sim empregados.” Esta é uma afirmação que não condiz com a atual situação dos profissionais. O interesse do comunicador em fugir dos antigos padrões e ter o seu próprio negócio já pode ser observado nos grandes centros do país, e em Juiz de Fora não é diferente.

O município conta com agências que fazem todos os tipos de assessoria, e consultoria na área de comunicação externa e interna. Com um mercado muito disputado, as agências estão criando novos serviços para ter o seu diferencial. Com um jornalismo cada vez mais afundado na crise, sendo até contestado como curso de nível superior, novas alternativas são bem vindas.


Comunicador também é empreendedor

O processo que acabaria com o diploma de jornalista está no Congresso Federal em Brasília, para decidir o futuro de muitos jovens, que estão no caminho ou sonham em se tornar jornalistas. Com esta incerteza e um campo de oportunidades para se empreender, as faculdades vão se adaptando a nova situação.

É o caso do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) De acordo com a sub-coordenadora do curso, a professora Paula Gomes Quintão, o aluno não pode chegar ao mercado com uma visão limitada sobre ser empregado de empresas no geral. "É importante que o aluno tenha visão de mercado e atuação pró-ativa que o capacita a criar suas próprias oportunidades, buscando empregos em lugares diversos e também desenvolvendo seu próprio negócio".

A coordenadora explica ainda, que existe a disciplina voltada ao empreendedorismo na grade do curso de comunicação da instituição, mas que todos professores devem incentivar e preparar os alunos para não se aventurar e sim ter consciência do que é empreender ao sair da faculdade.

Redução do IPI ameniza a crise.

Mariana Ramiro Mendonça
mari_minera@hotmail.com

Crise! Essa palavra realmente não soa muito bem. Todos estão cientes de que ela chegou, mais muitos não tem a noção da proporção que ela pode alcançar.

Redução do IPI foi um dos meios que o governo utilizou para tentar de certa forma amenizar essa “má fase” econômica. Vem dando muito certo. Os automóveis com seus preços mais em conta estão sendo vendido a todo vapor e concessionárias da cidade registram aumento de até 50% na venda de carros novos, com espera de até três meses para adquiri-lo.

Devido a essa redução o mercado está conseguindo manter a sua normalidade, próximo do que era antes da crise econômica. O consumo é a alma do sistema capitalista e precisamos estimulá-lo para que os consumidores estejam sempre satisfeitos. Nos dias atuais, mudanças em busca de compras mais racionais precisam ser adotadas para que a crise não domine totalmente o mercado.

O mundo gira em torno desse capitalismo que estimula o padrão de vida que as pessoas levam. Não conseguem separar o desejo do que realmente é necessário. Isso vem ajudando na melhoria da economia, pois nunca se viu uma crise vender tantos carros zero no país.