quinta-feira, 19 de março de 2009

Coleta seletiva impulsiona reciclagem

Guilherme Nalon
guilhermequeiros.nalon@gmail.com


A coleta seletiva é um dos programas exercidos pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) em Juiz de Fora e tem como objetivo preservar o meio ambiente. Trata-se de um serviço de coleta , através do qual o morador pode separar, previamente, o lixo seco do úmido ,que irá para a usina de reciclagem.O programa é composto pela coleta domiciliar e pelos postos de coleta seletiva ,onde a população deve se dirigir para depositar o lixo separado.
De acordo com a tecnóloga em meio ambiente do Demlurb Simone Lopes , o programa está contribuindo para aumentar a consciência ambiental da comunidade em relação aos problemas causados pelo lixo.Segundo ela , a coleta é feita em todos os bairros , alguns uma vez por semana , outros duas. “O caminhão passa nas ruas em dias alternados para coletar o lixo seco, que deve ser previamente separado”afirmou a tecnóloga. “Deve-se separar o papel , papelão , metal e plástico em sacolas separadas ”, explica ela. De acordo com a tecnóloga ,caso o caminhão da coleta não passe numa determinada rua , pode-se doar o material a um catador.


Dificuldade

A coleta seletiva ajuda também os catadores de papel , facilitando a separação para a reciclagem .
Segundo a Secretária Geral da Associação dos Catadores de Papel e resíduos sólidos de Juiz de Fora ( Apares ) , Flávia Helena Dias ,ultimamente , a coleta não tem ajudado os catadores de papel . “ Apenas metade do lixo que vem nos caminhões é reciclado e tem vindo misturado ”.Segundo ela , foi realizada uma reunião com o Diretor do Demlurb na última quinta feira na câmara dos vereadores , que prometeu ampliar o número de caminhões para a coleta de lixo.

Celíaca

Luiz Alberto Azevedo
lbetoal@yahoo.com.br

A doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, ou seja, uma proteína encontrada no trigo, aveia, centeio, cevada e no malte. A celíaca não tem cura e seu controle é feito por uma dieta isenta desta proteína.
A manifestação da doença ocorre durante a infância com a adição de alimentos que contenham glúten na nutrição infantil, mas pode surgir em qualquer idade, inclusive no adulto. Existe um fator de predisposição genético para a incidência da doença.
A celíaca causa uma degradação das vilosidades do intestino diminuindo a absorção dos nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água. Os sintomas variam de pessoa para pessoa e os mais comuns são: diarréia crônica, prisão de ventre, anemia, falta de apetite, vômitos, emagrecimento, atrasos no crescimento, distenção abdominal, distúrbios neurológicos, perda de peso, osteoporose, dermatite herpetiforme.

Parede íntegra do intestino e uma comprometida com a doença. Fonte: http://www.semglutem.com.br/

O diagnóstico da doença pode ser feito através de exames específicos de sangue, sendo confirmado através de endoscopia.
Leia mais:
ASSOCIAÇÃO DE CELÍACOS DO BRASIL (ACELBRA)

A nova moda virtual

Juliana Vaz de Melo
juliana@vazdemelo.com.br


Vem dos EUA uma nova idéia que promete conquistar cada vez mais os internautas.
O que você está fazendo? Isso é o que quer saber o Twitter, uma rede social classificada como “microblog” devido ao fato de ser permitido enviar textos de no máximo 140 caracteres. Esses textos escritos pelo usuário são enviados à todos seus amigos.
Para o estudante de Jornalismo, José Alexandre Abramo, a princípio era meio inútil, mas com o tempo foi se tornando uma fonte de informação e entretenimento.
Tavinho, baixista da banda KiLLi, usa o Twitter para ter um maior contato com seus fãs, e divulgar notícias relacionadas à banda, já que a troca de informação feita por ali é muito fácil e rápida. O fenômeno Twitter já conquistou até famosos, como o Humorista Marcelo Tas, do programa CQC.
Para se tornar um usuário é só entrar no site e se cadastrar, a partir dai é só encontrar seus amigos e começar a interagir.

Varizes superficiais são freqüentes em 45% das mulheres

Nina Mello
ninamellofoto@yahoo.com.br

Varizes são veias alongadas e dilatadas que surgem ao longo das pernas, podem causar dor e inchaço. As veias das pernas reconduzem o sangue ao coração após ter irrigado os membros inferiores e possuem uma válvula que impede o retorno do sangue aos pés. Por vezes estas válvulas não funcionam como deveriam e o sangue empoça nas veias, provocando inchaço, deformação, dores e alterações na sensibilidade da pele.
Os principais fatores desencadeantes são: calor ambiente, gestação, menarca, menstruação, histórico familiar, menopausa, obesidade, constipação intestinal e reposição hormonal. Dado publicado na Revista Oficial da Sociedade Brasileira de Medicina e Estética (SBME), estima-se que 35,5% da população possua varizes primárias dos membros inferiores, com freqüência de 45% nas mulheres, por causa dos hormônios femininos e 30% nos homens.
A enfermeira, Márcia Almeida, 48, já fez uma cauterização e duas microcirurgias, pois tem predisposição por ser o seu caso de hereditariedade. E recomenda não ficar muito tempo em uma mesma posição e usar meias elásticas, para aliviar a dor e o inchaço.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Cultural Bar de cara nova

Natalia Azevedo
nati_az@hotmail.com

Depois de 11 anos localizado na Rua Deusdedith Salgado, em um local que comportava 800 pessoas, o Cultural inaugurou sua nova casa no dia 3 de março de 2009. O novo local é situado na mesma rua, mas a capacidade é de 1500 pessoas. Para um dos proprietários da Casa, Wesley Carvalho, a mudança não aconteceu só em virtude da capacidade, mas também pela qualidade do som e pelo conforto dos clientes. "Com a nova estrutura de som, vamos aumentar nosso leque musical, já que a nova casa admite uma ousadia maior", afirma. Ainda segundo ele, a intenção não é mudar o estilo das bandas, mas trazer novos sucessos, como Roberta Sá, Mart´nália, Frejat etc.
O Cultural Bar é uma reminiscência do restaurante Prova Oral, criado na década de 80, no bairro São Pedro. O que a princípio seria um ambiente tranqüilo, passou a viver de temporadas de Rock com Bia e Petrônio Dias (integrantes do Bazooka) , e depois, com o Eminência Parda. Foi exatamente isso que mudou a proposta do lugar (e o nome), com noites que só terminavam ao clarear do dia. Assim, o Cultural se tornou um espaço freqüentado por aqueles que apreciam rock, pop rock, blues, reggae, MPB e afins.


Inauguração gera opiniões diversas

A inauguração do novo Cultural Bar, que aconteceu no dia 03 de março, foi restrita apenas a convidados. Mas há quem diga que teve convidados até demais. O jornalista Marcelo Moisés, por exemplo, preferiu voltar para casa a ter que enfrentar a fila para entrar. Já a educadora física, Marcela Jannuzzi, chegou cedo, entrou, e não queria mais sair. Segundo o vocalista da banda Eminência Parda, Edson Leão, o novo espaço vai dar mais possibilidade para os artistas da cidade se destacarem, já que o local remete a uma maior profissionalização. Na opinião de um dos integrantes da banda Operação Tequila, Rodrigo Andrade, os dois espaços são diferentes, cada um tem seus prós e contras. "Achei o lugar abafado, mas é um ambiente legal, maior, tem um mezanino para as pessoas assistirem o show de cima, um camarim bem estruturado, além de um restaurante, que acaba sendo um diferencial", comenta.
A inauguração aberta ao público geral aconteceu no dia 6 de março e, com a casa cheia, contou com a presença do cantor e compositor Zeca Baleiro.

Confira os próximos eventos do Cultural Bar no site: http://www.culturalbar.com.br/

Você tem sede de que?

Gabriel Meneguelli
gabrielmenega@hotmail.com

Eis uma notícia: “A bailarina e cantora Carla Perez agora vai virar atriz”. Primeiramente, bailarina e cantora? Ok, pulamos essa! Na entrevista, a evangélica recém-convertida garante que irá dedicar sua carreira no teatro ao público infantil e que agora, todos poderão conhecer a verdadeira Carla Perez: “mãe de família e serva de Deus”. Questionada sobre seus estudos, Carla revela: “Vixe neguinha! Estou lendo Nelson Rodrigues e ficando horrorizada... Aquele homem escrevia cada coisa!”. O que está acontecendo com o teatro brazuca? Onde estão os verdadeiros talentos? É mesmo necessário colocar Carla Perez em cima dos palcos para atrair público?
Em Juiz de Fora, a oitava edição da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança foi realizada e preocupou a Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Juiz de Fora – APAC/JF. Neste ano, o número de pessoas que compareceram aos espetáculos não bateu o recorde de público, como era esperado. Aliás, não chegou nem perto. Em 2008, totalizaram-se 15 mil pessoas. Em 2009, apenas 7.500 juizforanos assistiram às peças. Dura realidade.
Em horas dedicadas aos sites de relacionamento, aos programas de conversas instantâneas, aos jogos e simuladores ultra-reais, onde foi parar o gosto de nossas crianças pela contagiante alegria dos palcos? É necessário que as instituições de ensino estimulem desde cedo nos alunos a apreciação pela arte, seja a literatura, a música, a dança ou, o teatro. O hábito de ir ao teatro e valorizar a dramaturgia também deve ser aplicada nas salas de aula. O contato com as linguagens teatrais ajuda crianças e adolescentes a perder continuamente a timidez, lidar com o improviso, desenvolver a noção do trabalho em grupo e a se interessar por textos e autores. Salve Nelson Rodrigues!
Já dizia Arnaldo Antunes: “A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte”. Será?

Tempo de reflexão e fé entre os católicos

Barbara Fraklin
babifsiqueira@hotmail.com

Após as festividades do carnaval, muitos religiosos, principalmente os católicos, iniciam na Quarta-Feira de Cinzas um período de penitências, reflexões e rezas. Esses quarenta dias, conhecidos como Quaresma terminam no Santo Sábado, que antecede o domingo de Páscoa.

Entre as abstinências mais realizadas está a de não comer carne vermelha, ou substituí-la por peixe e ovos.Neste tempo há um crescimento no movimento e na procura por frutos do mar nas peixarias. Segundo Aurélio Bellini, proprietário de uma peixaria, nesta época o movimento sofre uma grande alteração: o valor dos pescados aumenta cerca de 10% por semana até na Semana Santa,época em que este produto tem uma elevação de até 100 % de vendas.
Todos os anos, Célia Batalha, da cidade de São Geraldo, se sacrifica na quaresma. Já deixou de comer carne e este ano está se dedicando a novenas,além de fazer doações para pessoas necessitadas." Para os católicos, a Quaresma é tempo de renovação e crescimento, e também tempo de esforço, pois desenvolvemos as capacidades novas que recebemos e eliminamos as más tendências que carregamos", diz o Padre Flávio da Silveira da Paróquia São Sebastião, de São Geraldo.

Alimentos ajudam no desempenho físico de atletas

Diego Guedin
diegoguedin@hotmail.com

Uma refeição adequada é a base para um bom desempenho físico. Muitos atletas se preocupam em se alimentar bem, afinal, precisam de energia saudável para proporcionar quantidades ideais de força para o corpo.
“Dependendo da intensidade, duração e do tipo de exercício, pessoas que praticam atividades físicas podem ter uma necessidade de nutrientes diferenciada”, afirma a nutricionista Silvia Elena Mantovani. A doutora ainda diz que comer uma ampla variedade de alimentos é muito importante, pois nenhum alimento pode oferecer todos os nutrientes necessários.
O esportista Robson de Almeida pratica musculação há três anos e diz que é realmente necessário ter uma alimentação diferenciada. “Os horários das minhas refeições são sempre os mesmos, evito frituras, alimentos rápidos e refrigerante. Quando me alimento bem, consigo perceber maior resultado no treino”, conclui.
É válido afirmar que muitos atletas recorrem aos suplementos alimentares, que oferecem boas alternativas para se alimentar bem de forma prática e saudável.