quinta-feira, 2 de abril de 2009

Giro Cultural

Felipe Panisset Pedreira



Música

Sexta - 27/03
Local: Espaço Mezcla
Atração: 3,2,ÚNICO

O grupo juizforano 3,2,Único (Bebeto, Alexandre Moraes, Zé Roberto) busca levar aos ouvidos dos expectadores um belo som regado à mais pura regionalidade brasileira. Somada à grande competência de execução e composição do conjunto, estão releituras de Elomar, Banda de Pau e Corda, Milton Nascimento, Zé Ramalho e outros. Esta apresentação também contará com as participações especiais das atrizes Clau Meireles e Gabriela Machado que farão intervenções durante o show, a percussão de Gibran Lamha, a bailarina Soraya e a estréia nos palcos da banda Trem de Doido (Música Mineira - com Gilbert Salles, Rodrigo Furtado, Felipe Panisset e Jota).



Endereço: Rua Benjamin Constant - 720 - Centro
Contato: 3083-2351
Horário: 22h


Música

Sábado - 28
Local: Cultural Bar
Atração: Roberta Sá

A cantora potiguar, após se consagrar com o Disco de ouro com o álbum Que Belo Estranho Dia Para se Ter Alegria, chega pela primeira vez em Juiz de Fora para agraciar o público com suas belas releituras e novidades sonoras. Com certeza, Roberta Sá é uma novidade da MPB atual. Bom repertório, boa técnica (realizou estudos nos EUA) e competência.*Encerramento com a banda Sambavesso (samba-rock)

Endereço: Av. Deusdedith Salgado, 3955 - Salvaterra
Contato: 3231-3388
Horário: 23h


Teatro

Domingo - 29
Local: Cine Theatro Central
Atração:D.Graça, Mas tem que pagar...


Katiuscia Canoro (a Lady Kate do Zorra Total) e Fabiula Nascimento se revezam entre várias personagens do nosso cotidiano. Como o drama de “Graucia e Grauciane” (uma dupla musical), a interpretação do clássico “Romeu e Julieta” de Shakespeare, ou ainda as falsas adivinhações da cigana “Cassila Caroline”, as duas atrizes comediantes buscam produzir espetáculos com linguagem popular.


Endereço: Praça João Pessoa, s/n - Calçadão da rua Halfeld - Centro
Contato: 3215-1400 / 3215-3414
Horário: 20h

Os benefícios do yoga para corpo e para a mente

Paloma Esteves
palominhaesteves@hotmail.com

As pessoas estão cada vez mais em busca de bem-estar e equilíbrio com seu próprio corpo. Com a rotina estressante a que estão submetidos, aliada a uma má alimentação, noites mal dormidas e tensões do cotidiano, o corpo e a mente tendem a ficar mais vulneráveis a uma série de problemas e doenças. Diante disso, a busca pela prática do yoga está crescendo, como conta a professora Lourdinha Picorelli.

Mauro Pianta e Mila Pernisa praticaram yoga durante 5 anos e contam como o exercício mudou suas vidas. Segundo eles, passaram a ter disciplina com o próprio corpo. O poder de concentração, alimentação, o sentimento de superação de ambos os fizeram enxergar o mundo de maneira diferente.

O yoga ou ioga é uma atividade originária da Índia cujo objetivo é unir corpo e mente, para que possamos agir e lidar com nossos pensamentos e emoções com mais clareza. O yoga não é uma terapia, religião e nem uma ciência médica, mas pode ajudar as pessoas a serem mais saudáveis e felizes, dependendo do interesse e disposição de cada um para alcançar seus objetivos.

Seleção treina para enfrentar o Equador e Peru pelas eliminatórias

Fernando Cesar Mariano Macedo
Fernandomiaguy@hotmail.com


Neste final de semana voltam as eliminatórias da copa do mundo em sua 11º rodada. E o Brasil vai a Quito para enfrentar a seleção do Equador no domingo, jogo que será realizado às 18 horas. A seleção treina desde terça feira e o técnico Dunga está montando o time titular. A única dúvida do treinador é o jogador Kaká que está se recuperando de lesão e realiza seus treinos separado do grupo. O time titular do domingo deve ser; Julio Cesar, Maicon, Lucio, Juan, Marcelo, Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano, Ronaldinho Gaucho(Kaká), Robinho e Luis Fabiano.


Na quarta feira, dia 1º de abril, a seleção joga no estádio do Beira Rio, contra o time do Peru, as 22 horas pela 12º rodada. O Brasil está em segundo lugar na competição atrás da seleção do Paraguai e precisa das duas vitorias para se manter em segundo lugar, ou até mesmo dependendo de resultados, assumir a liderança.

Credito: WWW.files.nireblo.com

Foram confirmados 10 casos de dengue em Juiz de Fora

Mariana Mendonça
mari_minera@hotmail.com


Chega a 10 o número de casos autóctones confirmado pela secretaria de saúde de Juiz de Fora no ano de 2009. São casos de pessoas que residem e foram infectadas na cidade. No relatório total de dengue esse número aumenta bastante, totalizando 104 notificações da doença, sendo que 70 foram descartados e dois detectaram dengue com complicações.
Segundo o órgão, somente no ano de 2008 foram confirmados 487 casos da doença na cidade, contra menos de quarenta no ano de 2006. Até 2005, Juiz de Fora não apresentava casos autóctones de dengue.Fábio Winter, do Departamento de Vigilância Epidemiológica, relata que os casos autóctones confirmados pelo mosquito Aedes aegypti são nos seguintes bairros: Adolfo Virerque, Bairu, Manoel Honorio, Marumbi, Monte Castelo, Parque Guarani, Progresso, Santa Cecília e Santa Terezinha.
Juiz de Fora integra a lista dos municípios onde o combate a dengue é prioridade. Em todo o Brasil pouco mais de 100 cidades se encontram nessa situação.
Manter a população consciente é o objetivo principal da Secretaria de Saúde, estando sempre em alerta com o combate a dengue e suas precauções. Livrar-se de garrafas e pneus fora de uso, não deixar a caixa d’água destampada, trocar a água dos vasos de planta por terra; já é um bom começo para a conscientização de todos. No dia 20 de março acontecerá o dia do combate a dengue nas escolas, fique por dentro no site da prefeitura.

Relatório de DENGUE total em Juiz de Fora no ano de 2009


Fonte: SS/DVE/SINAN-NET

16/03/09

CES/JF tem noite de lançamentos

Instituição abre o campus Arnaldo Janssen para apresentações das propostas para escolher a primeira agência de comunicação.

Juliana Araújo
ju_oaraujo@hotmail.com

Palhaços, guloseimas, brindes e mágicas foram os atrativos da noite de lançamento das agências laboratoriais de comunicação do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Alunos representantes das quatro agências laboratoriais de comunicação ofereceram ao público atrações espalhadas por todo o campus para divulgarem suas propostas e idéias.

Imaginação, Hocus Pocus, Antídoto e Imago foram as agências elaboradas pelos alunos do CES/JF que foram apresentadas ao público na noite do último dia 17. Com quatro anos de existência, o curso de comunicação social cria mais uma oportunidade para os universitários. Os alunos poderão exercer as diversas atividades profissionais que o mercado exige na área que escolheram, sejam eles futuros jornalistas e/ou publicitários.



Alunos têm o primeiro desafio profissional


Desde o início deste semestre, os alunos do 8º período dos turnos diurno e noturno do CES/JF receberam um desafio: elaborarem quatro agências de comunicação. Os jovens foram divididos em equipes e logo começaram os trabalhos. Nome para a empresa, logomarca, metas e serviços foram discutidos e produzidos com a orientação das professoras Lúcia Schimidt, Ana Marta Ladeira, Liliane Glanzmann, Paula Gomes Quintão e Sarah Daibert.

Uma agência experimental de comunicação é um caminho viável para que o estudante tenha a grande oportunidade de realizar aquilo que aprendeu em sala de tal forma que irá absorver experiência suficiente para se tornar um bom profissional na sua área. Na última terça-feira, os alunos integrantes das agências levaram para o pátio parte daquilo que aprenderam nas salas de aula - a busca pelos patrocinadores, os textos impressos em cartazes e panfletos distribuídos no evento e o trabalho persuasivo que precisaram ter para chamar a atenção dos universitários. Para a coordenadora Liliane Glanzmann: ´´ Nosso objetivo é fazer com que os alunos tenham essa vivência, essa experiência de estar praticando como se estivessem realmente no mercado``. Segundo Liliane, nesse primeiro momento os alunos apresentam as propostas e idéias de cada agência e mais tarde trabalharão com clientes reais. Aqui, a tarefa será produzir campanhas reais, com todo o profissionalismo que exige o mercado.

Além da escolha da agência de comunicação, todos os alunos do curso participaram de palestras. Dia 18 de março foi a vez de ouvir o diretor de Operações do Grupo Casa da Criação, Marcos Calvi e dia 19, o repórter César Menezes.

XXIII Ranking de Corridas Rústicas de Juiz de Fora começa dia 29

Projeto com parceria entre poder público e privado incentiva o esporte para todas as idades

Patrícia Barsan
patriciabarsan@yahoo.com.br

Divulgar, incentivar e conscientizar sobre a importância da prática da atividade física, através da corrida rústica, além de dar oportunidade ao surgimento de novos valores. Esse é um dos objetivos do Ranking Prefeitura Bahamas de Corridas Rústicas. Alcançando esse ano sua XXIII edição, o Ranking é uma parceria entre o Bahamas e a Prefeitura de Juiz de Fora, e já revelou grandes talentos do esporte nacional, como Ronaldo da Costa, Viviany Anderson, Geraldo de Assis, Sibélia Vasconcellos, Andriléia do Carmo e outros.

A competição é composta por uma série de corridas, realizadas em diversos bairros de Juiz de Fora. Os concorrentes vão acumulando pontos em cada prova, e no final do ano é feita uma soma que indica o vencedor.

Orlando Sergio Alves, é o coordenador do Ranking e explica como são escolhidos os percurssos. “ O edital é encaminhado para a Secretaria de Esportes, com um pedido de inclusão e com uma lista de percursos para serem aprovados. Já tem alguns que sempre entram, outros saem e dão lugar a novos locais selecionados e autorizados.”

Esse ano serão 20 provas e a primeira é dia 29 de Março, às 9horas da manhã. A expectativa é grande. “Ano passado foram 1200 pessoas inscritas, ainda estamos no início das inscrições, temos 50 pessoas confirmadas, mas esperamos umas 250 para essa primeira prova.” Diz Orlando.

O evento não tem restrição de idade. Podem participar adolescentes, adultos, idosos e, até mesmo, crianças. Há premiação para os cinco primeiros lugares, que recebem medalhas, troféus. Também é realizado um jantar comemorativo.
As inscrição é gratuita e deve ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sede da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), à Avenida Rui Barbosa 530, Bairro Santa Terezinha, 3690-7845.

Existe vida após a carne

Carla Gama
carla_gama_@hotmail.com

O Vegetarianismo é um regime alimentar baseado em uma dieta de origem vegetal. Seus adeptos podem chegar a excluir de sua alimentação tudo que seja de origem animal .

Diversas razões podem levar alguém a optar por este padrão de vida, seja devido à saúde, ecologia, ética ou mesmo religião.

O fato mais comum entre os vegetarianos é o respeito aos animais. Eles assumem uma postura ativista contra qualquer ato de maldade cometido contra os bichos. Para os vegetarianos este é um ato de compaixão e justiça.

Foi o que fez a estudante de Jornalismo, Juliana Vaz de Mello, 22, que aproximadamente há 5 anos aderiu a esse padrão de vida "parei de comer carne por achar um absurdo matar um animal sendo que podemos viver com outros tipos de alimentos “ comenta a estudante.

Para aqueles que pensam que ao se tornar vegetarianos vão encontrar dificuldade para se adaptar ao novo padrão de vida, enganam-se. No blog Cozinha Vegetariana você pode conferir um pouco da cozinha vegetariana e se deliciar com diversos pratos diferentes. E para saber mais sobre todos os tipos de vegetarianos click aqui!

Dia mundial da água mobiliza profissionais e crianças no parque do Museu

Tiago Portes
tiagosportes@yahoo.com.br

O dia mundial da água, comemorado em 22 de março, marcou uma manhã de eventos no parque do Museu Mariano Procópio. Com o apoio da CESAMA – Companhia de Saneamento Municipal – foram realizadas palestras para as crianças e os visitantes do museu, além de serem distribuídos centenas de panfletos sobre o uso racional da água. As programações do evento se iniciaram na sexta-feira, com a participação do Coral CESAMA e terminam domingo, com a visita ao parque do museu. De acordo com os organizadores do evento, a idéia é conscientizar a população sobre os cuidados que se deve ter com os recursos hídricos.

No estande da CESAMA, montado em conjunto com o Clube Ecológico do Museu Mariano Procópio, foram ministradas palestras sobre etapas do tratamento da água e curiosidades sobre as represas de São Pedro e Doutor João Penido, que são as mais próximas de Juiz de Fora, além de discutirem com as crianças presentes no local o tempo de decomposição de alguns materiais e formas de reciclagem.

A novidade esse ano é o lançamento do concurso “Água é Vida”, destinado aos alunos das escolas públicas municipais em duas categorias do ensino fundamental: Os alunos de 1ª a 5ª série concorrerão com desenhos, e os de 6ª a 8ª concorrerão com redações. O edital será publicado no dia do lançamento, na próxima terça, 24. Melhores informações pela assessoria da CESAMA no telefone 3239-1255.