quinta-feira, 26 de março de 2009

Mário Helênio recebe nova vistoria

Silas Oliveira

silas.oliverio@bol.com.br

O Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora, onde o Tupi manda seus jogos, passou por uma vistoria no último dia 3 de março, mas os resultados ainda não foram divulgados.
O Helenão, que no final de 2008 começou a ser reformado, já encontrara problemas antes do início do Campeonato Mineiro, sendo até mesmo vetado para a realização dos jogos, a poucos dias do início da primeira rodada. Nas obras inicias, mudanças foram prometidas, entre elas a instalação de uma cobertura e do antigo placar eletrônico do Mineirão, em Belo Horizonte.

Segundo o responsável pelo estádio, Paulo Tavares, o placar não foi instalado pois “o equipamento é muito antigo e a fiação, por exemplo, é incompatível com as tecnologias atuais”.

A princípio, não existem informações sobre a interdição do estádio para os próximos jogos. Não há previsão para que os resultados da vistoria sejam divulgados.

Mário Helênio ainda sem a nova cobertura.

Isso tudo é realmente real?

Hoje as mensagens subliminares “estão por toda a parte”. E não é diferente nos jogos. Como todos eles a o envolvimento de habilidades e reflexos. A exemplo do que ocorre com os videogames, o RPG pode levar o indivíduo à uma espécie de dependência psicológica, agindo no seu subconsciente como uma droga.

Quando a criança está jogando, por exemplo, sua visão está focada no centro da ação e todo o cenário é captado pela visão periférica e vai direto para o subconsciente. Para muitos psicopedagogos, os games podem afetar crianças e jovens, levando muitos a agressividade. O vício, a passividade, a agressividade e falta de sensibilização, são apenas alguns de seus efeitos mais perniciosos.

A situação se agrava quando o jogador entra de cabeça no jogo. Estimulado pelas mensagens do RPG, passa a vivenciar os personagens na vida real. É a situação da vida imitando o jogo. Alguns usuários apresentam uma predisposição de empatia e em conseqüência imitação dos traços da personalidade dos personagens que estão representando. O jogo então tira o jogador da realidade, tornando-o insensível aos valores morais e espirituais.

Ao mergulhar fundo no jogo, muitos jovens sofrem as consequências do ato, como estresse, cansaço físico e mental entre outros. Mas alguns partem para caminhos sem volta como o suicídio e os homicídios.

Confira mais:

No You Tube são exibidos vários vídeos numa disputa na que tentiva de provar que as se existem ou não mesagens subliminares. São eles:

Mensagem subliminar-parte I:

Mensagem subliminar-parte II:

Confira aqui, um site que apresenta algumas supostas letras que invertidas fazem apologia ao mal

Mensagem sublimar: entenda a arte da persuasão inconsciente

Ana Oliveira
Aninha_0211@hotmail.com

À primeira vista as imagens passam despercebidas. Até que os olhos captam algo incomum, a informação já foi transmitida. É a mensagem subliminar, uma arte que se utiliza da persuasão inconsciente. Dessa forma a sua difusão é realizada em baixo nível de percepção, tanto auditiva quanto visual. Assim trabalhando o subconsciente das pessoas.

Elas podem ser vistas em vários meios: vídeos, músicas, desenhos animados, filmes, figuras e textos. Mas é preciso cuidado na avaliação. Que elas existem se sabe. No entanto é preciso cautela na conclusão e não acabar sendo vítima de fanáticos que se auto-intitulam pesquisadores do ocultismo.

Para a publicidade a mensagem subliminar é algo indispensável. Ela recorre ao mecanismo através do Merchandising, inserido em filmes e novelas. Quanto menos aparece o produto melhor o resultado. As pessoas são influenciados pelas mensagens conscientes, mas as subliminares são mais eficazes.


A Música e a influência da Mensagem Subliminar

Emoção, tranquilidade, agitação, paz, melancolia e etc. As vibrações de uma música em determinada frequência são usadas de maneiras subliminares. O ouvido humano tem um limite para captação de sons conscientes e as oscilações abaixo e acima destes limites são captadas inconscientemente.

No cinema para se conseguir um estado alterado de consciência os sons subliminares são muito usados. Com pontos semelhantes às sugestões pós-hipnóticas para se obter o efeito desejado em determinadas cenas, em muitas músicas os compositores laçam mão desse recurso para atingir o objetivo. Assim alcançam um estado alterado de consciência do ouvinte.

Para operadora de telemarketing Priscilla Giuliane, 27, na maioria das músicas é fácil compreender o intuito das mensagens. “Quando as canções apresentam mensagens ocultas ou duplo sentido parecem que agrada mais a quem ouve. Muitas fazem sucesso e acabam influenciado a pessoa. Dão impulso e incentivam a prática de várias idéias.”

Os Beatles são apontados como um dos primeiros da música contemporânea a utilizar de forma explicita a mensagem subliminar. No ano de 1968 no disco "The Devil's White Album" ("O Álbum Branco do Diabo") transmitiu sinais ocultos através das músicas do álbum. Uma das bandas mais famosas e ouvidas do mundo usou sua música para comunicar o "evangelho de Satanás".

Outros artistas e grupos famosos também se muniram das mensagens para lançar sucessos mundiais. Rolling Stones, The Who, Black Sabbath, Led Zeppelin, Kiss (abreviatura de "Knights in Satan's Service"- "Cavaleiros a Serviço de Satanás") dentre outros grupos continuam a usar a sua música como um instrumento para injetar mensagens satânicas.Mas as palavras subliminares nas mensagens são transmitidas pelo Backward Masking, ou seja, tocar a música de trás para diante. Só dessa forma tornam-se imediatamente compreensíveis.

Crianças produzem menos por problemas na visão

Diego Guedin
diegoguedin@hotmail.com

Não é apenas com o envelhecimento que os problemas de visão surgem. Nas crianças também se detectam doenças oculares que, se não tratados precocemente, podem acompanhá-las por toda a vida.

Os principais problemas de visão infantil são o aparecimento de erros de refração, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, além da ambliopia e do estrabismo. De acordo com o oftalmologista Francisco Eugênio Campiolo, o mais comum é a ambliopia, também conhecida como olho preguiçoso.

“A ambliopia é uma grande diferença de graus entre um olho e outro, causada porque uma das visões se desenvolveu mais que a outra”, explica.

Baixo rendimento escolar, falta de atenção, sentar muito perto da televisão, não enxergar no quadro negro, preguiça e distração da criança são alguns pontos aos quais pais e professores devem estar atentos.

"A recomendação para os pais e professores ao perceberem qualquer dificuldade visual na criança é procurar a avaliação de um médico oftalmologista. Só ele vai poder diagnosticar e tratar o problema", conclui Campiolo.

Clipe é produzido por alunos do CES

Juliana Vaz de Melo
juliana@vazdemelo.com.br


A cantora Juizforana Myllena, teve seu mais novo clipe “Quando” produzido pelos alunos do 7º período de Publicidade do CES.A gravação foi feita no Cultural Bar, durante a apresentação da cantora, que contou com um público fiel.

Os alunos participaram desde a produção, gravação e edição das imagens sob a coordenação da professora Flávia Lima.Pollyana Rocha foi uma das Diretoras de Figurino e disse que foi muito importante participar de uma grande produção dessas enquanto ainda é estudante. Os alunos puderam ver como funciona esse tipo de trabalho de perto. Mesmo com todas as cobranças e pressão, o trabalho foi melhor do que o esperado.
Flávia afirma que o resultado superou as expectativas, pois tiveram alguns imprevistos que prejudicaram a idéia inicial. A intenção da professora é preparar os alunos para o trabalho em equipe e sente que obteve sucesso quanto a isso. Para a professora, a sensação sempre é de que poderia ter ficado melhor, mas ela e os alunos estão satisfeitos com o resultado final do clipe.
Em breve o clipe estará disponível para que os fãs da Myllena vejam o trabalho realizado pelos alunos do CES.

Além disso será enviado para o quadro Garagem do Faustão , do Programa Domingão do Faustão, na qual os mais visitados irão participar do programa.

Crise não afeta a beleza feminina

Bárbara Franklin
babifsiqueira@hotmail.com

Mesmo em tempos de crise, em que as pessoas estão fazendo economia, as mulheres não pensam em contenção de gastos quando o assunto é beleza. Os salões estão cada vez mais cheios, a agenda dos cabeleireiros e manicures continuam com suas clientes fiéis.

A fidelização de clientes ajudou a manter os salões cheios e uma clientela fixa. Sabrina Marques, cabeleireira do salão Exclusive, diz que para manter a clientela teve que realizar mudanças em seu estabelecimento, como por exemplo, descontos em cortes e tinturas, e para as clientes mais antigas o pagamento pode ser feito ao final de todo mês ou dividido de acordo com as condições de cada uma.

Já a manicure Rose Rabelo, que trabalha por conta própria, disse que suas clientes reclamaram um pouco com o aumento do preço da unha. Ela teve que aumentar o preço de dez reais para treze, pé e mão, porque os esmaltes também sofreram um aumento de preço. Lenira Soares, que freqüenta toda semana o salão de beleza diz “A minha cabeleireira faz um desconto para mim que sou cliente há muitos anos. Não é porque estamos numa época de contenção que não podemos ficar bonitas."

Obesidade pode causar Diabetes

Guilherme Nalon
guilhermequeiros.nalon@gmail.com


O excesso de glicose no organismo humano, principal fonte de energia, pode gerar uma doença conhecida como Diabetes Mellitos.Um dos sintomas são fraqueza, desidratação e emagrecimento.Quando não tratada de forma correta , a doença pode causar diversas complicações.Atualmente cerca de 240 milhões de pessoas no mundo possuem a doença .Até 2025 esse número poderá chegar a 380milhões.

De acordo com a endocrinologista Cristiane Leal , um dos fatores de risco para o aperecimento do Diabettes Mellitus do tipo dois , que é o mais freqüente , são obesidade , idade e crescimento.De acordo com ela , quando o paciente descobre a doença, o quadro clinico é de muita sede , paciente urinado muito e acordando à noite para urinar, além da perda de peso.Ela explica que as principais complicações causadas pela falta de tratamento são alteração na visão , alteração renal , câimbras e sensação de formigamento e queimação nos pés , infarto eAVE (derrame ).Segundo ela , hoje em dia já não se aceita apenas dieta e atividade fisica para controlar a doença. “A orientação da dieta e da atividade física é sempre muito importante , mas já devemos começar , salvo se o paciente tenha contra – indicação, com a medicação denominada Metformina ,que é da classe das biguanidas, também denominada de sensibilizador insulínico.” “O Diabetes Mellitus é uma doença que não tem cura , mas o paciente consegue viver bem controlado e ter uma vida normal com ela” declara.

A estudante de jornalismo do Ces Ana Karollyna Brinate conta que descobriu que estava com Diabetes em 2000 e que sua vida mudou muito . “ Fiquei uns quatro anos sem comer nada doce , nem sair muito de casa eu podia ” , declara a estudante.Ela afirma que , atualmente , tem uma vida normal, mas sempre mantendo alguns cuidados . “ Tomo insulina todos os dias , além dos remédios para o colesterol. Segundo ela o melhor a fazer é ter paciência , tratar corretamente a doença quando descoberta , para depois ter uma flexibilidade quanto a alimentação e exercícios . “Quando a pessoa descobre que está com Diabetes cresce uma revolta muito grande , às vezes sem sentido ”, declara.


veja associaçoes de pessoas com diabetes no brasil

Sociedade Brasileira de Diabetes

Leia noticia psicologia ajuda no tratamento de adolescentes com diabetes

Debate em meio à crise

Guilherme Nalon
guilhermequeiros.nalon@gmail.com


A última edição da revista Veja traz a imagem do presidente americano Barack Obama estampada na capa .A reportagem , de André Petry , começa dizendo que em um sábado , dia sete de março, um grupo de americanos de classe média reuniu-se num parque de Lafayette, no estado de Louisiana , para protestar contra a “ agenda socialista ” do presidente Barack Obama . Segundo a matéria , os manifestantes fizeram discursos contra a torrente de dinheiro público usada para salvar empresas e bancos ,ergueram cartazes em que os democratas eram chamados de “ comunistas ” e a imagem de Obama aparecia decorada com foice e martelo, o símbolo dos partidos comunistas. A reportagem diz que o assunto virou capa de revista e está no pára-choque dos carros na forma de adesivos que saúdam o presidente como “camarada Obama” e o país como “União dos Estados Socialistas da América .”

Segundo Veja , o governo resiste à estatização e nega que estude a idéia, e em entrevista aos repórteres do New York Times , Obama não levou muito a sério quando lhe perguntaram se era socialista , telefonando horas mais tarde para o jornal dizendo que custara a acreditar que a pergunta fosse para valer , e lembrou que a intervenção nos bancos não começou no seu governo. Ainda de acordo com Veja, a intervenção do governo americano seja despejando dinheiro na economia , ou ampliando a rede de proteção social aos mais humildes , seja estatizando os bancos , não resultará em nada que pareça com socialismo.Segundo o autor , no socialismo o estado intervém para excluir e eliminar o mercado , e no capitalismo , a intervenção o contempla , só ocorrendo para corrigir os defeitos onde o próprio mercado não conseguiu fazê-lo e, ainda de acordo com ele, é o que está sendo debatido nos Estados Unidos e nos países europeus , sobretudo na Inglaterra e Alemanha.

Produção audiovisual aborda homossexualidade feminina

Natália Azevedo
nati_az@hotmail.com

“O Móbile: Admiração” é o primeiro curta-metragem de uma série que aborda o amor entre as mulheres. Com direção e roteiro de Lilian Werneck, o filme conta a história de uma pintora, Bárbara Oliveira, que pinta os traços de uma atriz, e, dessa atriz, Nina Maya, que se espelha nas obras da pintora para criar suas personagens. Elas se admiram em silêncio, e, quando finalmente se conhecem, se apaixonam.

A pré-estréia do curta-metragem aconteceu este mês, na data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (oito de março), na Casa de Cultura da UFJF. O evento foi só para convidados, e, segundo Lilian, aproximadamente 100 pessoas estiveram presentes. “Foi uma exibição crítica, eu queria a opinião das pessoas que participaram do processo antes de lançar oficialmente o filme. Acho imprescindível que eles (equipe, elenco, produção, apoiadores etc) participem desse momento, para que os ajustes sejam feitos antes de mostrar o filme para o público.”

A estréia oficial do filme está prevista para o início do mês de maio.

Assista o trailer aqui!


Lei Murilo Mendes disponibiliza recursos para a produção do curta

A produção do curta “O Móbile: Admiração” contou com recursos da lei de incentivo à cultura, Lei Municipal Murilo Mendes. Essa Lei existe há mais de 10 anos e costuma lançar um edital por ano. Funciona da seguinte maneira: A pessoa que está solicitando recursos deve preencher uma ficha de inscrição e discorrer sobre o projeto cultural em questão, o qual deve constar objetivo, justificativa, cronograma, orçamento, currículo da equipe e, no caso de audiovisual, roteiro, story board, informações técnicas do filme etc. “Eu me inscrevi no edital de 2007, fui selecionada em dezembro, em janeiro de 2008 recebi a primeira parcela do valor que consegui aprovar (80% do valor total solicitado, no caso) e comecei a pré-produção”, afirma Lilian.

As gravações foram feitas entre os dias 1º e 4 de maio, e as locações escolhidas foram o Hiato Ambiente de Arte, de Petrillo, o Anfiteatro do Museu Ferroviário, o Espaço Café Central e o Café Muzik.


Cultura circense

Nina Mello
ninamello@yahoo.com.br


Com o objetivo de apresentar o universo circense às crianças da rede pública de ensino, a Prefeitura de Juiz de Fora, lança pela primeira vez o projeto “A Escola vai ao Circo”, uma iniciativa da FUNALFA.

O projeto viabiliza apresentações gratuitas do Circo Koslov. Estão programadas 12 apresentações, num total de 12 mil espectadores. As apresentações acontecem entre os dias 17,18,19,24,25, e 26 de março, às 9h e às 14h.

Para a assessora do departamento de cultura da FUNALFA, Carú Rezende, a linguagem circense é muito atrativa para as crianças, pois, trabalha o movimento físico e a criatividade em um mundo lúdico, desenvolve a interação e cooperação entre os alunos. Além de ser um grande estimulo cultural.

O projeto oferece ainda oficinas divididas em dois módulos, para 30 participantes com iniciação em artes cênicas ou circenses e idade acima de 16 anos, nos dias 20 e 27, no horário de 17h às19h. As vagas foram esgotadas.


Koslov estende temporada

O gerente executivo do circo, Arthur Aires achou uma excelente oportunidade poder trazer para cidade espetáculos a preços populares e atender a um número tão expressivo de crianças. “Isto só foi possível por causa desta parceria, que cedeu o espaço para o circo”, afirma Arthur.

Devido à grande procura das escolas para participar do projeto, a temporada do Circo Koslov foi estendida até final de abril. Serão realizadas mais seis sessões. “Isto foi ótimo. Poderemos atender as escolas que ficaram na fila de espera”, contemporiza Carú Rezende.

O circo tem sessões de terça à sexta às 21h, sábados e domingos às 17h, 19h e 21h. Com ingressos a preços populares de R$5,00 para adultos e R$3,00 para crianças. Informações no Departamento de Cultura da FUNALFA, pelo telefone 3690-7036.

Nunca foi tão fácil comprar!

Com o advento da internet, diversas lojas passaram a disponibilizar produtos para venda em seus web sites. Eletrodomésticos, artigos esportivos, de beleza, cd’s, eletrônicos, roupas e, até mesmo, pacotes de viagens já podem ser adquiridos com um simples clique.

As infinitas opções de produtos e a oportunidade de pesquisar melhor o que se deseja são os principais atrativos que fazem os consumidores optarem pelo mundo virtual. Para o comerciante Rafael Ribeiro esta opção é muito mais cômoda. “Não preciso sair de casa para ver o que quero. No site em que compro, além de os preços serem melhores, tenho mais opções”, afirma.

Existem alguns sites que são apenas comparativos de preços, como o BuscaPé e o jacotei, que facilitam ainda mais a venda na internet. Há, também, as grandes redes de vendas, que oferecem desde alimentos e bebidas até eletrônicos, como é o caso do mercado livre e submarino.

Nem tudo são flores

Quem não está satisfeito com essa inovação são os lojistas. Segundo noticiado pelo Jornal da Globo, o aumento nas vendas de produtos pela internet vem alcançando a marca de sete milhões de compradores movimentando por volta de 1,2 bilhões de reais. Os líderes dos negócios das lojas virtuais são livros, assinaturas de revistas e jornais e eletrônicos.

Esperança contra obesidade

Tiago Portes
tiagosportes@gmail.com


A cirurgia de redução de estômago, também conhecida como cirurgia bariátrica, é a nova arma contra a obesidade adotada por inúmeros médicos especialistas. Quando as chances de emagrecimento através de dietas e exercícios são mais difíceis, a cirurgia aparece como opção mais viável, mesmo diante dos riscos que ela apresenta. Existem várias técnicas de operações e a mais usada é quando o médico introduz grampos cirúrgicos que reduzem o tamanho do estômago e evitam que ele se alargue novamente. É uma cirurgia que tem suas complicações, como qualquer outra, e depende muito da experiência do profissional que a executa, mas mais ainda do comprometimento do paciente, pois, de acordo com especialistas da área, 20% dos ex-obesos voltam a engordar.

Não significa somente uma mudança física no organismo e sim uma mudança de conceitos e valores. Para Alexandre Castro, 37 anos, que fez a cirurgia no ano de 2007, o processo de adaptação não foi nada simples, “passei por uma dieta líquida no primeiro mês e depois para alimentação pastosa, tudo que ia comer passava pelo liquidificador”, argumenta. Além da cirurgia de estômago, Alexandre também teve que retirar parte da epiderme do tórax e costas para retirar o excesso de pele.



Ovos de Páscoa inovam, mas consumidor ainda compra pelo gosto

Thais Borges
thaisrborges@hotmail.com

Com proximidade da Páscoa, os lojistas e consumidores já estão de olho nas novidades dos produtos para a data mais saborosa do ano. De acordo com a tradição, as pessoas comemoram esse dia trocando chocolates entre si, os conhecidos Ovos de Páscoa. Segundo a gerente da loja Cacau Show, Lúcia Rocha, os ovos são os mais procurados, mas também há uma procura significativa por cestas de Páscoa, montadas com produtos de linha.
Nos últimos anos, o mercado dos produtos de Páscoa tem inovado para atender os interesses de um público cada vez mais específico. São vários os sabores, os tamanhos, os tipos de embalagem, que fica difícil escolher qual produto levar. Ao ir às compras, a estudante Luiza Vianna, diz não se iludir pela embalagem: “Procuro sempre saber mais sobre o produto, porque o mais gostoso é comer o chocolate. Se tiver apenas uma embalagem bonita, só o momento da entrega vai ser legal... Mas se o produto for bom, a sensação boa continuará depois”.
Já a estudante Cecília Cherem, acredita que ao ganhar um Ovo de Páscoa o que conta é o ato de presentear: “acho que o conjunto produto, embalagem e chocolate é muito importante, porém quando ganho um Ovo de Páscoa ou um chocolate, independente de qualquer coisa, o que importa é o ato de ganhar de uma pessoa que lembrou de mim”.
O que não faltam são novidades, embalagens criativas, mimos para o público infantil, mas no final o que ainda vale é o gosto do consumidor.

Direito com responsabilidade

Luiz Alberto Azevedo
lbetoal@yahoo.com.br



Após anos de repressão no regime militar, o trabalhador teve assegurado pela Constituição Federal de 1988 o direito à greve como forma de reivindicação na melhoria de sua condição de trabalho e no reajuste de seu salário. Como para todo direito existe um dever, é imprescindível que serviços essenciais como saúde, segurança e transporte coletivo cumpram as determinações legais e mantenham o mínimo de funcionamento para que a população não seja totalmente prejudicada.
Contudo, não foi isso que ocorreu no último dia 9 de março, quando a população de nossa cidade foi cerceada de seu direito de ir e vir promovida pela greve dos trabalhadores do transporte coletivo. Ao contrário da afirmativa dos representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Coletivo de Juiz de Fora (SINTTRO), que 30% do transporte estava funcionando nessa ocasião, o que observamos “na pele” foi mais de sete horas de paralisação da frota de ônibus levando nossa cidade a um caos urbano.
Em meio a esta disputa, que ainda para nós parece obscura se é uma reivindicação dos motoristas e cobradores por melhores condições de trabalho e de salário ou pressão dos empresários do setor de transporte coletivo para o reajuste da tarifa de ônibus, pedimos bom senso de ambas as partes para que o pobre cidadão juizforano não pague o pato até o desfecho dessa novela local.