terça-feira, 16 de setembro de 2008

Bombeiros alertam sobre risco de incêndio na vegetação

por Sabrina Paulino

Na época da seca os riscos de incêndios na vegetação podem aumentar, e os motivos são variados. segundo as estatísticas da assessoria do 4º Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora, esse número tem reduzido em juiz de fora. Todo ano são feitas campanhas de conscientização para que a população tome ciência da importância da prevenção de acidentes. Os casos mais comuns de incêndios nestes períodos são causados por descuidos como deixar fogo aceso em acampamentos, velas em rituais religiosos e queimadas provocadas por agricultores para o plantio. Estas práticas são arbitrárias, podendo, inclusive, serem passíveis de multa. Em Agosto, de 2007, o 4º Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora registrou 204 ocorrências de incêndio. Este ano, no mesmo período, o número caiu para 127, o que mostra como o trabalho preventivo reduz os casos.
O corpo de bombeiros ressalta ainda que a prioridade nos atendimentos são para os locais onde há maiores riscos de vítimas. Em geral, hoje, em Juiz de Fora, todas as chamadas para o 193 são atendidas.

Incêndio ou queimada?
Há diferenças entre incêndio e queimada. O fogo controlado, utilizado, por exemplo, na limpeza de terrenos, é caracterizado como queimada. Em contrapartida, quando há um descontrole nas chamas, não sendo possível contê-las, o nome correto para este tipo de cenário é incêndio. Para realizar queimadas, é necessário autorização do IBAMA. Para o Sargento da Quarta Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito, Ricardo Valle Caetano, “é necessário procurar informações antes de efetuar esta prática para a segurança de todos” - explica.

Alunos de Juiz de Fora entram no clima olímpico


por Bruno Moraes
brunomoraesfotos@yahoo.com.br

Em época de Olimpíadas, muitas escolas aderem ao clima, proporcionando aos alunos atividades e trabalhos temáticos. Em Juiz de Fora, várias instituições, como a Escola Estadual Cossete de Alencar, elaboram atividades educativas, visando passar mais conhecimento de mundo para os alunos, aproveitando a empolgação que os contagiam nesta época.

De acordo com a professora Neuza Maria Oliveira, os alunos aderem completamente a idéia, e na torcida pelo Brasil, se empenham mais em fazer atividades temáticas. Além disso, as modalidades esportivas ficam em evidência nas coberturas jornalísticas e as crianças passam a acompanhar as notícias, o que reflete na capacidade de formação de opinião.

Para a aluna Victória Moraes, que cursa o terceiro ano do ensino fundamental, o período das Olimpíadas tem sido a melhor do ano. “A professora passa trabalhos que falam sobre os países, e com isto conhecemos um pouco mais sobre eles”, afirma.

Brasil termina Olimpíadas em 23° lugar


Conquistando três medalhas de ouro, quatro de prata e oito de bronze, o Brasil conseguiu o 23º lugar no quadro de medalhas, um ranking inferior ao das Olimpíadas de Atenas, em 2004. Para o estudante de história Arthur Oliveira, apesar da classificação baixa, o índice ainda é satisfatório, pois mostra que o Brasil tem condições para competir com grandes países como Estados Unidos, Alemanha, Austrália, entre outros. A próxima edição das Olimpíadas acontece em 2012, em Londres.

domingo, 14 de setembro de 2008

Google faz aniversário em setembro

Por Gênica Alexandre
No dia 15 de setembro deste ano o Google, um dos maiores sites de busca da atualidade vai completar 10 anos. A idéia desse empreendimento surgiu quando dois jovens universitários, Larry Page e Sergey Brin, ambos com 24 anos, registraram o domínio virtual Google.com. A partir daí o que não faltou foi criatividade para o surgimento de inúmeras ferramentas, que facilitou e integrou internautas de todo o mundo. Um exemplo disso, é o Orkut que tem um índice de participação mundial, em que 70% são brasileiros. Para a estudante de Comunicação Social Viviane Nogueira esse site não é apenas um ambiente para se encontrar amigos. “Participo de uma comunidade que sempre divulga ofertas de trabalho. O estágio que estou hoje, consegui através do Orkut.”

De acordo com o analista de sistema Bruno Maia, a realidade desse negócio é crescer ainda mais “podemos dizer que o Google é o futuro da internet, até porque o novo projeto deles prevê um futuro em que as pessoas não precisarão instalar mais softwares, destaca.”

Congresso de Letras chega a sua segunda edição promovendo a integração entre alunos e professores

Por Nicole Costa
nicolemcosta@gmail.com

Entre os dias 22 e 26 de setembro acontecerá no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, o II Congresso de Letras.

Depois do grande sucesso do Primeiro Congresso, neste ano o evento vem com o tema “Relações Lingüísticas e Representações Literárias na Contemporaneidade”, e reunirá diversos professores e pesquisadores de renomadas instituições do país, como USP, UFJF, UFF entre outras. Para encerrar a semana serão lançados livros de vários nomes da literatura brasileira.

Através de seminários e palestras, o Congresso tem como objetivo incentivar a integração entre professores, pesquisadores e alunos.

O evento é aberto para toda a comunidade, mas atinge principalmente os profissionais da área de Letras, estudantes e pesquisadores.

Todas os seminários e palestras irão acontecer no Campus Academia de Comércio, Rua Halfeld 1179. Para se inscrever no II Congresso de Letras do CES/JF acesse o site

Previsão traz chuva para a tarde de sábado

Por Carolinne Rodrigues
carolfrod@hotmail.com

No último sábado, dia 23, algumas pancadas de chuva caíram sobre Juiz de Fora, mas não fizeram jus ao céu escuro e totalmente encoberto que se via na cidade. O volume de água registrado foi muito baixo, cerca de 0,4 milímetros. Esse valor é definido como garoa pelo 5° Distrito de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia em Belo Horizonte, que só considera como chuva volumes a partir de 5 milímetros.

Seguindo esse índice, desde o dia 25 de junho não se chove em Juiz de Fora. O ar seco e a estiagem trazem uma série de conseqüências negativas, como o aumento de queimadas, problemas respiratórios e dificuldades na agricultura. A baixa umidade relativa do ar também contribui para o aumento da sensação de calor e desconforto entre a população.

Mas a previsão é que esse período de estiagem chegue ao fim. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, uma frente fria se aproxima e em função da evolução desse quadro, deve haver chuva na tarde de sábado em Juiz de Fora, no restante da zona da mata e no centro sul do estado.

Doenças se agravam no período de seca
A baixa umidade do ar, comum no período de estiagem, o calor e a poeira representam um verdadeiro tormento para aqueles que sofrem de doenças respiratórias como rinite, asma, gripe e sinusite, por exemplo. Outras doenças de grande incidência durante o clima seco são diarréias viróticas, viroses e doenças de pele.
Espirros freqüentes, coceira na garganta, no nariz e coriza são alguns dos sintomas agravados durante períodos sem chuva. Segundo a pediatra e alergista Rosângela Carvalho, o problema começa com a respiração. O oxigênio entra mais seco no corpo humano e requer um esforço maior para sua chegada até o pulmão, o que pode desencadear reações alérgicas.

Para prevenir ou minimizar os efeitos dessas doenças agravadas em períodos sem chuva, alguns cuidados devem ser tomados:

• Evitar ter em casa tapetes, cortinas e bichos de pelúcia;
• Manter sempre limpas persianas e objetos de decoração;
• Evitar o uso de vassoura. Deve-se usar aspirador e pano úmido;
• Ingerir bastante líquido;
• Não fumar e evitar estar perto de fumantes;
• Privilegiar ambientes arejados;
• Tomar sol em horários em que os raios estiverem mais fracos;
• Usar creme hidratante com a pele limpa, para evitar lesões, já que a área fica bem mais vulnerável nessa época;
• Moderar nos exercícios físicos, pois a seca reduz a capacidade do corpo para a prática de atividades;

Rosângela ressalta outra dica valiosa. “Para minimizar as crises alérgicas, coloque, no quarto, antes de dormir, uma bacia de grande diâmetro, cheia de água. Ela ajuda a aumentar a umidade do ar, diminuindo o ar seco que entra por nosso nariz.”

Filhos não perderão direito à pensão após 18 anos

por Fernanda Fernandes
ffpinhedo@gmail.com

Em meio a inúmeros pedidos de revisão de pensão alimentícia, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), aprovou no dia 13 de agosto de 2008, a Súmula 358 que assegura ao filho o direito de ser ouvido e, se disser que não tem condições de se sustentar, continuar a receber pensão alimentícia, após completar 18 anos.

De acordo com a advogada, Fabianna Fernandes, de agora em diante, os pais interessados em extinguir a pensão precisam provar que os filhos não precisem mais dela. Antes da súmula, era o filho quem precisava provar que ainda necessitava de ajuda. Agora, é o alimentando quem precisa mostrar que o pagamento não é mais necessário.

Separado há dez anos, o professor Laerte Pinhedo, paga pensão a três filhas, declara “na minha ótica, e na pratica também, entendo que a pensão só deverá acabar quando houver um entendimento entre as partes, para que algo que foi criado com o propósito de beneficiar não se transforme em motivo de desavença, ou quebra da união fraternal.”.

O entendimento irá atender a uma realidade social, pois, com 18 anos, é muito difícil um jovem conseguir meios de prover a própria subsistência, mesmo que trabalhe, pode não ser o suficiente, conclui a advogada.


Como funciona a pensão alimentícia

A pensão alimentícia é um valor fixado pelo juiz, que deve ser pago pelo responsável, no caso o pai, para manutenção dos filhos e ou do outro cônjuge.

O valor é calculado de acordo com o salário do responsável. Se o mesmo tiver um fixo, a pensão deve girar em torno de 33% ou um terço dos ganhos líquidos, ou seja, o valor bruto do salário, menos o valor do Imposto de Renda e INSS. Se não, é calculada em cima do padrão de vida atual do responsável.

O pagamento pode ser feito em dinheiro diretamente aos filhos, desde que um recibo seja solicitado e assinado, para evitar problemas posteriores; depositado em uma conta, o comprovante de depósito também funciona como recibo do pagamento da pensão ou descontado diretamente em folha de pagamento do responsável.

O não pagamento da pensão alimentícia, de acordo com o artigo 733, do Código Civil, resultará ao responsável, a prisão pelo prazo de 1 a 3 meses.

Corpo docente tem oportunidade de aprimorar conhecimentos em normas técnicas

por Natália Mancio
nataliamanciojorn@gmail.com

O CES/JF promove, a partir do dia 30, um curso sobre Normas da ABNT relacionadas a Trabalhos Acadêmicos e padronização dos Trabalhos de Conclusão de Curso.

A intenção é que os professores adquiram conhecimento necessários para orientar os alunos em processo de produção dos trabalhos de conclusão da graduação. O curso é resultado de uma parceria entre a biblioteca e o Centro de Extensão Comunitária e Pesquisa da instituição.

O evento é direcionado exclusivamente aos professores da instituição. O primeiro módulo sobre Estrutura e Formatação de Trabalhos Acadêmicos tem início sábado, 30 de agosto. Estão sendo disponibilizadas 150 vagas. As inscrições podem ser feitas entre os dias 20 e 28 de agosto, nas Bibliotecas dos Campi, das 07h30 às 21h30.

Os certificados serão conferidos apenas aos participantes que concluírem os três módulos do curso. (ver tabela)

Alunos também têm oportunidade de esclarecer suas dúvidas

Para os estudantes que se interessarem pelo assunto, o CES promove também o II Seminário sobre Normatização de Trabalhos Acadêmicos, os devem seguir as normas da
ABNT.

O seminário será realizado no dia 6 de setembro no Auditório Arnaldo Janssen. Os alunos podem se inscrever entre os dias 27 de agosto a 4 de setembro gratuitamente na secretaria dos Campi
.

7ª edição do Festival Primeiro Plano de Cinema traz novidades

por Júlia Fernandes
ju_fernandes_@hotmail.com

Entre os dias 27 de outubro e 2 de novembro será realizado o 7º Festival de Cinema de Juiz de Fora – Primeiro Plano, que neste ano contou com cerca 260 inscrições de participantes de todo o país para as mostras competitivas.

O festival que é organizado pelo Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais Luzes da Cidade, desde 2002, tem o objetivo de promover e apoiar as primeiras produções de diretores da Zona Mata e dos demais estados do país.

A Mostra Competitiva Nacional é voltada para cineastas estreantes e obras feitas em película em bitolas de 16 e 35 mm ou em formato digital, com duração de 30 minutos no máximo e concorrem as categorias de Melhor Filme; Direção; Roteiro; Fotografia; Concepção Sonora; Montagem; Direção Arte; Trilha Musical; Ator; Atriz e Melhor Curta pelo Júri Popular.

Já para a Mostra Competitiva Regional, os requisitos são os mesmos da primeira, mas é preciso que o inscrito resida em Juiz de Fora e este concorre ao Melhor Curta pelo Júri Popular.

Curtas Universitários

A novidade deste ano dentro da Mostra Competitiva Regional, é o prêmio Incentivo Primeiro Plano, destinado aos curtas universitários.

O vencedor receberá R$5.000,00 para serem empregados na execução de um curta de 10 minutos.

O estudante Felipe Panisset que estuda no 6º período de Jornalismo do CES/JF, se inscreveu nesta categoria com o curta “Carta para você”, desenvolvido durante as aulas de cinema da faculdade e aguarda os resultados. “Se eu for selecionado, eu ficarei muito feliz”, informou o estudante.

Um grande festival

Além das mostras competitivas, o festival também abre espaço para uma tenda no Parque Halfeld, debates, discussão, oficinas, mostras paralelas para escolas,homenagens e exibição de longas gratuitamente.

Segundo um dos produtores do evento, Carlos Pernisa Júnior, a programação ainda não foi fechada, mas os participantes podem esperar uma estrutura.mais próxima do ano anterior, com atividades durante todo o dia.

Segundo ele, a idéia de exibir a primeira obra é para que os filmes tenham uma vida maior e sejam reconhecidos. “Nós já tivemos filmes que concorreram aqui e depois foram para Cannes”, disse o produtor.

Internet Wireless chega para melhorar a vida dos juizforanos

Por Guilherme Lagrotta
lagrotta.guilherme@gmail.com

A internet chegou realmente para ficar, e a cada dia inovações vêm surgindo. A tecnologia Wireless é uma das de ponta que já fazem parte não só de empresas, mas já começa a invadir as casas para facilitar a vida das pessoas.

Em Juiz de Fora, já começa a ficar fácil se conectar a rede mundial de computadores. Há mais de um ano pode-se contar com internet em um shopping da cidade e no centro de Juiz de Fora, onde o recurso está implantado e funcionando.

A implantação desse tipo de serviço foi bastante benéfica, pois aumentou a economia e a praticidade de resolver problemas a longas distâncias apenas com o auxílio do notebook ou do próprio celular.

Para Carlos Eduardo Costa, empresário, o serviço disponível no centro da cidade foi uma boa coisa que aconteceu. “Não tinha internet no meu escritório, com a implantação da antena que disponibiliza o serviço, ficou tudo mais fácil.”

Dicas para uma boa conexão Wireless

Para aproveitar ao máximo estas tecnologias, o usuário deve levar em conta alguns quesitos importantes durante a conexão: velocidade, qualidade do envio e recebimento de dados, local de acesso.

No caso da velocidade da conexão, o técnico em informática, Renato Fraga de um portal da região, explica que há vários fatores que podem influenciar. "A qualidade do sinal do aparelho que a pessoa está usando e o sistema escolhido são definitivos para velocidade final".
Dependendo do sistema wireless que é utilizado, a velocidade da conexão pode ser escolhida pela própria pessoa. "Nesse caso, o usuário sabe a velocidade que vai ter durante toda conexão, porque são oferecidas bandas individualizadas. Isso garante boa navegabilidade", diz Renato.

Classe artística e Funalfa formam parceria para levar mais dança à cidade

Por Flávia Cardinelli
flaviacadinelli@gmail.com

Demanda e falta de unidade. Esses foram os motivos que impulsionaram o superintendente da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Toninho Dutra, a dar início a um projeto voltado à dança em Juiz de Fora. Como primeiros passos, foram realizadas reuniões com profissionais da área e eleita uma comissão que represente as diversas modalidades de dança na cidade – composta por Silvana Marques, Andrea Ventura, Gabriele Generoso, Sylvia Renhe, Tufic Nabak e Marcos Daniel Moreira.

“A dança não tem nada que a contemple, não tem um movimento. Achamos que seria interessante algo que reunisse as várias manifestações da dança”, comenta o superintendente. Com cerca de dez academias e centros voltados a essa categoria cultural em Juiz de Fora, a idéia é integrar os grupos a fim de que um plano de ação seja traçado em 2009 para valorizar o campo, como acontece com o teatro e a música. Uma mostra ou festival são as opções mais visadas da comissão para que a dança tenha visibilidade. “O importante também é trazer informação às pessoas que trabalham com a forma artística”, comenta Toninho.

De acordo com a Funalfa, a próxima reunião da comissão será na sexta-feira (29), para que comecem a ser planejados o período e o formato do evento, que deve ser realizado no ano que vem.

Conheça mais sobre Dança: (
http://www.dancabrasil.com.br/) (http://www.conexaodanca.art.br/)

Fique por dentro de outros projetos da Funalfa: (
http://www.funalfa.pjf.mg.gov.br/)


Dica de alguns filmes de Dança:

Título Ano Elenco
Dirty Dancing – Ritmo Quente 1987 Patrick Swayze e Jennifer Grey
Dirty Dancing – Noites de Havana 2004 Patrick Swauze, Diego Luna e Romola Garai
Dança comigo? 2004 Richard Gere, Jennifer Lopez e Susan Sarandon
Se ela dança, eu danço 2006 Channing Tatum e Jenna
Vem dançar 2006 Antonio Banderas

Crise Política gera incerteza para eleitores de Juiz de Fora

por Felipe Mussel
felipemussel@gmail.com

As eleições municipais estão próximas, e os candidatos a uma vaga, tanto na Câmara de Vereadores quanto nas prefeituras, já deram largada a esta corrida, principalmente agora que a campanha toma grandes proporções de abrangência, com o inicio da propaganda eleitoral de radio e televisão. Contudo, com o desfecho da Operação Pasárgada, realizada pela Polícia Federal que levou a prisão do então prefeito de Juiz de Fora Alberto Bejani, os eleitores entraram e um estado de alerta, ou até de total descrença no processo político. A crise política sem fim e sem precedentes sugere algumas reflexões sobre o problema da ética na política.

Segundo o professor de ética e coordenador do curso de filosofia do CES-JF, Miguel Ângelo Guimarães Juliano, a ética da política não é a mesma ética da vida pessoal. “É claro que existem princípios gerais, como não matar ou não roubar, mas entre a ética pessoal e a ética política há uma diferença básica: na vida pessoal deve-se esperar que cada indivíduo aja de acordo com o que Max Weber chamou de ética da convicção, ou seja, a ética dos princípios morais aceitos em cada sociedade, já na política prevalece a ética da responsabilidade”.

A ética da responsabilidade leva em consideração as conseqüências das decisões que o político adota. Em muitas ocasiões, ele é obrigado a fazer escolhas que envolvem meios não muito nobres para alcançar os objetivos públicos. O político deve agir de acordo com a ética da responsabilidade, porque essa é a única ética compatível com o espírito republicano. Um grande número de políticos, porém, não age de acordo com ela. Muitos têm atitudes, no mínimo, moralmente contestáveis como temos visto nesta crise.

É preciso que o eleitor tome conhecimento de todo o processo eleitoral e se interesse em saber o passado de seus candidatos. O cidadão que pensa estar imune a corrupção que acontece nas esferas publicas, está fazendo política pública a favor do medo e da descrença. É importante que se perceba que todas as decisões políticas tomadas vão interferir diretamente no cotidiano.

Pena que o Tempo Passou



por Danielle Lorandi

Na década de 70, torcer pelo futebol brasileiro, para o governo, era sinônimo de aceitação da ditadura militar imposta naquele tempo. Para alguns jornalistas, a inesquecível campanha da seleção de Pelé, Rivelino, Jairzinho e muitos outros é o resultado da vitória da opressão sobre a submissão de um povo que torcia pra o melhor futebol do mundo.

A imprensa nesse período sofreu por ver a paixão nacional se tornar a principal arma de um governo alienador e antidemocrático. Muitos jornalistas alegavam que não torciam pela seleção, porque sabiam que as vitórias seria um triunfo para os governistas. Tudo que era vitorioso e trazia benefícios para o país, o governo aproveitava e se responsabilizava pelas glorias e o progresso que atingiam.

Estas Olimpíadas relembraram justamente a contradição de como se torcer nos tempos de hoje com os de antigamente. Em 70, a vontade de ver aos jogos e de torcer era quase oprimida, por se achar que agindo dessa forma, o torcedor apoiava a ditadura. Hoje em dia, temos toda liberdade de acompanhar e torcer, porem o que foi apresentado nos jogos Olímpicos, não dava nem vontade de assistir.

Se a Olimpíada foi marcada pela sua grandeza com todos os parques esportivos que foram construídos, acirradas competições com mais de quarenta quebras de recordes mundiais, para o futebol brasileiro foi desanimador e frustrante. Um time apático, sem garra e principalmente sem brilho, essas são as novas características que ofuscam o velho futebol brasileiro. O certo é que, mesmo não sendo a seleção principal, este time castigou os gramados chineses. Só teve jogo ruim de ver. Mesmo invicto até as semifinais contra a Argentina, o Brasil não demonstrou em toda competição, um futebol conciso e com méritos de um inédito Ouro.

Triste foi ver a seleção feminina que de tanta garra se embaralhou nas próprias pernas, que de tanta vontade de vencer, perdia os gols mais claros, que de tanto brilho, tornou a medalha de prata o mais reluzente ouro.

Da redação

Essa foi a primeira semana do noturno sob a batuta de!

Matérias de:
Camila Venzel, Caroline Farinazzo, Felipe Couri, Danielle Batitucci, Luismar Mendes, Karla Fernandes, Carolina Bueno, Leonardo Costa, Ana Melo, Silmar Ganzmann, Hellen Garcia

Artigos de:
Sabrina Paulino e Bruna Moraes

Editora: Leamir Marçal

O consumo do chá verde pode ser uma faca de dois gumes


texto e foto de Caroline Farinazzo
lorahfarinazzo@ig.com.br

A busca pela qualidade de vida e pelo bem estar é uma das principais preocupações na atualidade. Dentro de inúmeras opções, o chá verde é uma das mais procuradas, mas apenas aquele feito das folhas de Camellia sinensis pode ser considerado o original.

O produto é vendido em sache, com baixa concentração do princípio ativo. Mas também pode ser achado em cápsulas, contendo uma dose altíssima do mesmo princípio - o que pode interferir na qualidade do sono e na pressão arterial.

A nutricionista Carla Valéria diz: “O chá verde é indicado na diminuição do peso corporal ou para evitar seu aumento, no controle dos níveis séricos de lipídeos, na diminuição do apetite, na prevenção da doença cardiovascular, câncer, infecções virais e bacterianas e na cárie dental. Está contra-indicado para quem é hipersensível, gestantes e mulheres que amamentam. Deve ser usado com cautela em indivíduos com história de sangramentos e/ou desordens hemostáticas.”

Os efeitos do chá verde dependem do organismo de cada um

A estudante Camila Venzel, 23, consumia o chá freqüentemente devido aos resultados revigorantes que sentia após ingerir a bebida. Apesar do gosto amargo, Camila é mais uma das tantas mulheres que buscavam no chá a sensação de disposição e bem estar. Mas, ao contrário dela, muitas pessoas não sentem os mesmos benefícios.

“Me sinto um pouco frustrada pois, o chá funciona pra tanta gente e acho que sou a única que tomou e não deu certo.” Essa frase é de Rejane Oliveira, 46. Além de não notar bons resultados, ela garante que após beber o chá verde tinha fortes crises de labirintite. Ao ser indagada sobre esse efeito, a nutricionista Carla Valéria disse que “Sim, isso pode ocorrer em pessoas que já apresentam uma predisposição à labirintite e que usem doses elevadas da bebida, devido à presença de cafeína entre os seus componentes.”.

Dicas úteis para o uso do chá verde

Para evitar problemas com a saúde é fundamental buscar uma orientação profissional. Existem diversas recomendações para quem faz uso do chá verde.
Preste atenção em algumas precauções a serem tomadas:
- ingerir a quantidade adequada de acordo com orientação profissional, guardá-lo bem acondicionado em local fresco e seco e, na hora do preparo, passar água fervente no bule e nas xícaras;
- apesar do gosto amargo da bebida, não adicione açúcar ou qualquer outro adoçante, pois isso prejudica o poder de desintoxicação do chá;
- deve-se também ter cuidado com a procedência do chá, como recomenda a nutricionista Nádia Costa. “É recomendado que se compre o produto de empresas registradas na ANVISA. Muita atenção para as bancas de ervas presentes nas ruas, pois as mesmas ficam expostas a diversas temperaturas e sem proteção adequada contra contaminação de microorganismos e não se tem a garantia de higiene no momento da embalagem.”

Outra observação importante, feita pela nutricionista Carla Valéria, destaca a importância de ressaltar os aspectos de toxidade e segurança da planta. Ela diz que nas doses recomendadas de dieta com o uso do chá verde, não se observa toxicidade. A dose usual é de 300 a 400 mg de polifenóis equivalente a 600 a 800 mg do extrato padronizado a 50%.

A superdosagem ocorre com doses administradas equivalentes a 300 mg de cafeína ou cinco xícaras de chá (bebida), suas manifestações são insônia, tremores, reflexos de excitabilidade exacerbados. Os primeiros sinais de intoxicação são vômitos e espasmos abdominais. Intoxicação letal não ocorre na administração da forma de chá.

Os benefícios do chá verde são comprovados cientificamente

A nutricionista Carla Valéria fala sobre as pesquisas recentes a respeito do chá verde. Os estudos indicam que o potencial antioxidante da bebida está associado com a combinação de anéis aromáticos e grupos hidroxil, resultando na neutralidade de radicais livres. O potencial termogênico do chá verde indica uma ação sinérgica entre cafeína e as catequinas o que estimula a termogênese. Estes estudos são baseados em animais. Para mais informações, confira:

"Atualidade Científica", Efeitos do Chá Verde sobre o crescimento, utilização dos alimentos e metabolismo de lipídios em ratos. Sayama K, Lin S, Zheng G, Oguni I.
Departamento de Ciência Animal, Faculdade de Agricultura, Universidade Shizuoka, Japão. In Vivo 2000 Jul-Aug;14(4):481-4

Também, segundo o portal de medicina
www.sitemedico.com.br, no ano passado, cientistas do Laboratório Mitsui, no Japão, submeteram 60 mulheres obesas a uma dieta de 1.800 calorias. Metade delas tomou uma cápsula com o extrato do chá verde após as refeições. A outra metade engoliu uma cápsula falsa, cheia de água. Após 15 dias de regime, o grupo que consumiu o extrato tinha perdido, em média, o dobro do peso. A suspeita dos cientistas era de que o chá verde diminuiria a absorção dos carboidratos.

CONTRA O CÂNCER: O chá verde contém uma substância conhecida pela sigla EGCG, que tem sido muito badalada. Ela é capaz de barrar uma enzima, a quinol-oxidase, que estimula o crescimento das células cancerosas – especialmente as de intestino, esôfago, pulmão, mama e pele.

OUTROS BENEFÍCIOS: diminui colesterol, reforça os vasos sangüíneos, favorece o coração, é antiinflamatório, normaliza a função da tireóide, ajuda na regeneração da pele, aumenta a energia, é antidepressivo, ajuda a curar doenças do fígado, tem efeito antigripal no caso de consumo prolongado, inibe a formação de pedra na vesícula e nos rins, como tem flúor, previne as cáries, fornece boas doses de vitaminas e sais minerais, retarda o envelhecimento, por ser antioxidante e tem efeitos anticancerígenos.


Existem diversos fóruns de discussão sobre o assunto. No Orkut, várias comunidades destinadas aos consumidores do chá verde foram criadas. Conheça as maiores em números de usuários:

Admiradores do chá verde
Green Tea – Chá Verde

Confira a matéria do
Jornal Hoje (Rede Globo) sobre esse tema:

Campanha contra rubéola tem como meta vacinar aproximadamente 245 mil pessoas em JF

Camila Venzel
camilavenzel@hotmail.com

A Secretaria de Saúde Saneamento e Desenvolvimento Ambiental (SSSDA) tem como objetivo esse ano vacinar 244.910 mil pessoas contra a rubéola. Desde o dia 09 de agosto todos os postos de saúde de Juiz de Fora estão oferecendo a imunização. Segundo a coordenadora de Imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Juiz de Fora Maristela Batista, essa campanha tem a intenção de erradicar a doença no Brasil. Ela disse ainda que a vacina é duradoura, mas que algumas pessoas não criam os anticorpos contra a doença. Por esse motivo quem já vacinou pode repetir a dose já que não faz mal algum.

Homens e mulheres entre 12 e 39 anos tem até dia 13 de setembro para se imunizarem. Maristela Batista lembra que mulheres grávidas e pessoas portadoras do vírus HIV não podem vacinar.

A campanha engloba também a vacinação contra a paralisia infantil. Crianças de até cinco anos que ainda não se vacinaram podem ir a qualquer posto de saúde para receber a imunização.

Conheça as doenças

A rubéola é uma doença causada por vírus é transmitida pelas vias orais. Os principais sintomas são manchas avermelhadas pelo corpo. A forma mais grave da doença é a transmissão da mãe para o feto, pois pode causar malformações como surdez e problemas visuais.

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença contagiosa causada por um vírus que é transmitido através de um portador da pólio ou fezes humanas. A doença é mais comum em crianças de até 5 anos e os sintomas iniciais são febre, náuseas, vômitos e dor abdominal. O vírus atinge diretamente o sistema nervoso da criança, deixando seqüelas como a paralisação dos braços e das pernas.

Fichas sujas ou não candidatos estão em campanha

Ana Lúcia Vaz de Melo
anamelojf@yahoo.com.br

A campanha para eleição ao cargo de vereador já começou em Juiz de Fora e alguns candidatos tem explicações a dar a seus possíveis eleitores.

Entre os candidatos, dois dos 19 vereadores hoje cumprindo mandato foram citados na lista das “fichas sujas”, que respondem a algum tipo de processo judicial, divulgada pela AMB (Associação dos Magistrados do Brasil) www.amb.com

Estes vereadores chegaram a ter suas candidaturas impugnadas pelo TRE. O STF decidiu liberar a candidatura de todos os citados na lista.

O geógrafo Leonardo Costa disse que é a favor da candidatura dos políticos citados pela AMB. “Eu não voto em um cidadão com ficha suja, meu voto é a maior punição, mas a lista deve ser sempre divulgada para que o povo tenha conhecimento sobre quem está votando”.

Leonardo disse que acredita que os candidatos que constam da lista perderão votos, não o suficiente para não serem eleitos. “Não cabe a justiça interferir na decisão do cidadão de votar naquele candidato, mas mostrar quem são estes candidatos com ficha suja”.

Imoral mas Legal pode mudar

O juiz aposentado e ouvidor da OAB em Juiz de Fora, Marco Aurélio Lírio dos Reis, esclarece: “O STF trabalha dentro da ética da legalidade. Os candidatos que não tenham sido condenados em todas as instâncias jurídicas têm legalmente o direito de concorrerem aos cargos públicos, ainda que esta legalidade seja interpretada como imoral. O STF é guardião da constituição vigente que pode ser alterada, mas não pela suprema corte”.

O ouvidor da OAB informou sobre o Movimento Tiradentes, que tem como objetivo mostrar à sociedade que esta pode, através de uma de iniciativa popular, mudar a decisão do STF, talvez já para as próximas eleições, e incluir também os políticos que usam a renúncia de mandatos para fugirem da cassação, o que lhes tornariam inelegíveis por oito anos.

O Movimento Tiradentes surgiu com objetivo de mostrar à sociedade que esta tem voz e a melhor forma de falar é fazer.

Mais informações no site www.movimentotiradentes.com.br

Glamour para ambos os sexos

por Sabrina Paulino
sabrinacomunik@yahoo.com.br

Ao participar de alguns eventos de gala, como casamentos e formaturas, observei que as mulheres em geral têm se preocupado com a forma de se vestir: exclusividades, cores diversificadas entre outros aspectos. Mas, ao mesmo tempo, o glamour não atingiu os cabelos e a maquiagem.

As mulheres certamente não estão menos vaidosas, acredito que estão menos sem paciência de se preocuparem com detalhes minuciosos, já que a roupa é o maior detalhe a ser visto pelas pessoas. Os homens por sua vez, apesar de não contarem com tantos “apetrechos” para se apresentarem impecáveis, estão mais vaidosos dentro do pouco limite de espaço na moda que eles têm.

Em geral os homens, apesar de não admitirem, estão preocupados com moda também. No dia do casamento, os noivos não deveriam ficar na porta da igreja cumprimentando os convidados até a hora da entrada dele para a cerimônia se ao final sempre há os cumprimentos! Então porque ele, coitado, deve fazer o papel de anfitrião no dia que é tão importante para ele quanto para nós mulheres. Eles também não queriam estar lá, querem ser “exclusivos” como nós.

Mulheres, não devemos nos descuidar dos detalhes cabíveis a nós. Somos estrelas notáveis em todo lugar, mas devemos lembrar que os homens não podem ser inferiorizados por dois motivos - o primeiro é que eles realmente são importantes e também devem ser notados, principalmente quando estão vestidos como galãs ao nosso lado. E o segundo motivo, é que se eles pensarem que são menores podem render terapia por uns vinte anos!

Saltando para a modernidade

No mundo contemporâneo que prioriza a vida urbana uma nova atividade se destaca nas ruas das grandes cidades

por Danielle Nunes Batitucci



Carros, muros, pontes e escadas. Obstáculos para alguns, desafios para outros. O Le Parkour tornou-se uma aventura urbana. Ainda que a origem seja controversa no que diz respeito à autoria, é fato que foi através do francês David Belle que a prática se popularizou, e ganhou o mundo.

Diferente da idéia de algumas artes marciais, que o competidor procura se preparar para a luta, no parkour (ou percurso em português) a pessoa é treinada para a fuga. E não existe competição. A não ser contra si própria, seus medos e suas limitações. No Parkour o praticante procura se superar através da execução de movimentos cada vez mais perfeitos e com maiores dificuldades.
Mas, muito mais do que pulos e aterrissagens a atividade requer equilíbrio e consciência dos perigos. É preciso muito treino para realizar os movimentos com precisão, mas principalmente sem se arriscar.

Em Juiz de Fora, existe um grupo que treina o Parkour rigorosamente todas as segundas e quartas.

A Prática

Traceur, como é chamado o praticante da atividade, Michael Santos destaca o que lhe atraiu no exercício “O Parkour me conquistou como praticante pela variedade de opções de treinos. O que permite em um mesmo local um número muito grande de possibilidades de movimentos com vários níveis de dificuldade, permitindo praticantes avançados e iniciantes treinarem juntos. Coisa que em raras praticas é possível”.

Como além de traceur Michael também é professor de Educação Física, ele enumera as características que fazem da prática um exercício completo. “No parkour trabalha-se tanto a parte física quanto a psicológica. É preciso ter força, resistência, flexibilidade, velocidade, coordenação, atenção, concentração, raciocínio e muito mais”.

Um Alerta à Saúde

Ainda que o parkour seja a nova sensação nas atividades físicas, é preciso tomar alguns cuidados em relação ao corpo. O fisioterapeuta Cláudio Calmon alerta os praticantes em relação a esses perigos “O joelho é o mais prejudicado por causa dos atritos. É preciso que os praticantes procurem conservar as articulações”.

Os traceurs apontam que o rolamento após os saltos é uma das medidas usadas para diminuição desse impacto. O fisioterapeuta lembra ainda dos efeitos posteriores da prática “O corpo humano é como uma máquina que vai se desgastando. Talvez agora os jovens não sintam as dificuldades, mas sem o devido cuidado, o parkour pode antecipar desgastes que seriam característicos dos idosos, por exemplo”.

Alexandre Ank se prepara para os jogos Paraolímpicos




Texto e fotos de Felipe Couri

Entre os dias 6 e 17 de setembro, Pequim será palco das Para olimpíadas. Quem vai participar do evento é o juizforano, Alexandre Ank.

O atleta vem treinando quatro horas diariamente e a menos de dez dias para o embarque não consegue esconder a ansiedade, "não vejo a hora. Fico acompanhando as olimpíadas o tempo todo, querendo sentir logo o clima de competição e de decisão a todo o momento".

Bicampeão Parapanamericano por equipe e medalha de bronze na categoria individual no Parapan do Rio, leva no currículo um título mundial. O número 17 do mundo vai a Pequim em busca de um feito inédito, a conquista da medalha de ouro. O mesatenista embarca para China junto com a delegação brasileira, no dia 26. A viagem terá escala no Canadá e a chegada ao oriente está prevista para o dia 29 de Agosto. De acordo com Alexandre, seus principais adversários são os americanos e os canadenses.

Conheça um pouco mais sobre o mesatenista juizforano

Aos dezessete anos, o mesatenista sofreu um acidente de carro. A colisão mudou sua vida. Ele ficou paraplégico e fez dos esportes o seu meio de vida.

Primeiro se interessou pela dança, durante um bom tempo aprendeu os segredos do bailado. Não satisfeito, sentiu a necessidade de competir. Viu no basquete a saída para sua diversão. Porém, a falta de apoio e de jogadores não lhe permitiu praticar o esporte.

Alexandre seguiu os caminhos da piscina e como para-nadador decepcionou, na primeira oportunidade que teve mudou de modalidade.

Convidado para completar a chave principal de um campeonato de tênis de mesa em Uberlândia, Ank aceitou o desafio. No primeiro ano como mesatenista conquistou o campeonato estadual e sagrou-se campeão brasileiro.

Teatro Fora dos Palcos Convencionais

por Carolina Bueno
cababucfg@hotmail.com

Um novo conceito de teatro realizado em bares vem fazendo sucesso e levando um grande público a estes locais em Juiz de Fora. A Cia. De Teatro Putz! realiza este projeto a oito anos na cidade e há um ano e meio vem inovando com suas peças irreverentes.

Para o diretor e ator da Cia., Tarcisio Dalpra Junior o sucesso deste projeto se deve a forma peculiar de fazer teatro e em um local inusitado. “Depois de tomar algumas cervejinhas a platéia já se sente parte da própria peça e a interação com o público acontece de forma natural.”, afirma Tarcisio.

Unir divertimento cultural com um bom tira gosto e a companhia de amigos é a fórmula perfeita para uma noite agradável e animada. Para a assistente social Natália Geara Cardão que já foi algumas vezes assistir peças em bares, o divertimento é garantido. “Quando estamos no bar a interação com a peça é muito maior, não vamos apenas para assistir e sim para participar, dessa forma o ambiente se torna muito mais descontraído e engraçado”, comenta Natália.

Cia. De Teatro Putz!

Pensando em inovar e buscando um público mais jovem, a Cia. De Teatro Putz! surgiu há oito anos em Juiz de Fora com a idéia de fazer teatro em bares e restaurantes da cidade. A idéia deu certo e hoje em dia o grupo realiza este projeto toda sexta-feira no Cenário Bar a partir das 22h30min A peça TPM (Teatro Para Macho) encenada no bar, leva a todas as idades um humor inteligente e atual.

Bandas de blues esquentam a Serra do Ibitipoca

por Leonardo Costa

Em sua nona edição, o Ibitipoca Blues foi palco de quatro bandas do estilo no último sábado. O evento ocorreu no Camping Ibitilua, localizado na Vila de Conceição do Ibitipoca, 90km distante de Juiz de Fora.

A partir das 22h, “Washington Negão and The Cookmakers” e as bandas de Jefferson Gonçalves, Big Joe Manfra e Rodrigo Nésio tocaram sob a luz da lua cheia. Nem a madrugada fria acabou com o ânimo do público. O pedido de bis era constante em cada anúncio de despedida das bandas.
A produtora do evento, Flávia Oliveira, prometeu surpresas para a décima edição: “Vai ser um Ibitipoca Blues comemorativo, o Jefferson Gonçalves e o Big Joe Manfra já se ofereceram para participações especiais”.
O evento é conhecido no cenário nacional do Blues e ocorre todo ano no terceiro sábado de agosto na vila de Conceição, distante 3km do Parque Estadual do Ibitipoca.


















LEGENDA FOTOS:
Foto 01 – Big Joe Manfra no melhor estilo bluesman
Foto 02 – Washington Negão and Cookmakers abriram o evento.
Foto 02 – Jefferson Gonçalves e sua gaita
Estrada Vila-parque é calçada

O trecho de 3Km entre a Vila de Conceição e o Parque Estadual do Ibitipoca (PEIB) foi calçado. O percurso causava transtornos no período das chuvas. Com o fim da estrada de chão, os atoleiros, valas e até pontes caídas não serão mais obstáculos no acesso ao Parque.

O condutor ambiental Rodrigo Paranhos afirma que o calçamento vai contribuir para o turismo, mas faz uma ressalva: “Não teve um trabalho de conscientização com a comunidade, não fizeram calçadas e não colocaram placas e redutores de velocidade”. Segundo Paranhos os pedestres que vão ao parque estão em risco. “Isso sem falar da fauna” ressalta o condutor ambiental.
A informação dada pelo chefe da secretaria de turismo de Lima Duarte, o turismólogo Márcio Lucinda, é que as reclamações vão ser repassadas aos órgãos competentes. “Não foi registrado nenhum caso de colisão de veículos ou atropelamentos, mas é melhor prevenir”, completa Lucinda.

Aumenta o número de reprovados no exame de direção

por Karla Fernandes



Todos os dias em Juiz de Fora, um grande número de pessoas se matricula em auto-escolas para conseguir a tão sonhada Carteira Nacional de Habilitação. Sendo para o lazer, ou mesmo para manter um emprego, o fato é que junto com as matrículas, cresce também o número de reprovados no exame, chegando a 53%, segundo dados do Detran/MG, que registrou nesse primeiro semestre de 2008 a aprovação de apenas 43% dos candidatos.


Segundo a assessoria da Delegacia de Trânsito da cidade, são realizados apenas 170 exames por dia de banca. No período de um mês, existem aproximadamente 11 bancas para exame de direção e quatro para os de legislação, chegando a três mil mensais, se somadas as duas modalidades.


A assessoria afirma que o motivo pelo qual o número de aprovações é inferior, se deve muitas vezes pelo nervosismo dos candidatos, que acabam ficando desatentos e com isso, mais propensos à reprovação.


Vencidos pela ansiedade

De acordo com Anderson Botelho, diretor de auto-escola, o maior motivo pelo alto índice de reprovação é o fato das pessoas se matricularem apenas para as aulas obrigatórias. “Acho que algumas pessoas fazem apenas 15 aulas por não terem condições de pagar. A maioria não ultrapassa o número exigido simplesmente pela ansiedade em conseguir a carteira, aí junta o despreparo com o nervosismo e fica praticamente impossível passar na primeira tentativa”.
O estudante Sérgio Toledo, de 25 anos, diz entender bem o que é ficar nervoso na hora do exame. “Só consegui passar na 11ª vez. Eu tinha certeza que sabia dirigir, mas tremia tanto na hora que o examinador começava a me avaliar que acabava fazendo tudo errado”.

Aumento da frota de carros congestiona ruas do centro

Segundo a getran, o aumento do número de automóveis em circulação são os maiores vilões do trânsito na cidade


por Luismar Mendes



foto de Silmar Glanzman



O trânsito em juiz de fora está cada vez mais comprometido, principalmente nos horários de pico, momentos em que há maior lentidão no tráfego e até engarrafamentos. Entre as mais congestionadas ruas e avenidas no centro, estão a avenida rio branco, independência, Getúlio Vargas, rua são Mateus e Benjamin constant, principais vias de acesso e distribuição da cidade. De acordo com o Diretor de Estudos e Projetos da Agência de Gerência de Transportes e Trânsito, Heber de Souza Lima, não só em juiz de fora, mas em todo o brasil, o aumento do número de veículos em circulação desencadeou algumas retenções e congestionamentos. Heber afirma que, no momento, não há como realizar nenhum projeto de melhoria do trânsito a curto-prazo, mas confirma que a getran procura sempre viabilizar melhorias nas ruas da cidade, como instalações de semáforos e manutenções das vias de acesso.


Mudança na área azul não é bem vista por motoristas
o fim da tolerância de dez minutos desagrada motoristas

A medida da Getran de acabar com a tolerância de 10 minutos em locais de área azul, que entrou em vigor no dia primeiro deste mês, não agrada aos motoristas de Juiz de Fora e as pessoas que trabalham onde funciona o sistema. O tempo do estacionamento continua em 90 minutos. Segundo o órgão, o objetivo é garantir a rotatividade em locais de área azul e facilitar a fiscalização. De acordo com o empacotador Thiago Lauro Mendes, além da dificuldade para se transitar na cidade, o término dos 10 minutos anteriormente permitidos, desestimula até mesmo o motorista a parar no centro.

Fonoaudiologia do CES vira referência em Minas e no Brasil

por Hellen Garcia



O Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) comemora uma vitória muito significativa para o curso de fonoaudiologia. Eles receberam uma das maiores notas de Juiz de Fora, em Minas e no Brasil na avaliação das instituições de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC).

O exame que é composto por três notas, a do Enade, o IDD (Índice de desempenho que mostra o quanto de conhecimento a instituição agregou no aluno) e o conceito preliminar do curso (CPC) mostrou que a instituição está entre as melhores do país.

Segundo o professor do curso Leandro Rocha, o grande sucesso deste curso se deve a equipe de professores e coordenação, sem contar na estrutura física montada para atender os alunos no período de estágio.

A aluna do 8° período de fonoaudiologia do CES, Patrícia Duarte Sartori, acrescenta a importância desta estrutura na formação dos alunos, “A nota atingida é reflexo do ensino e conhecimento do que nos foi passado”.

Até o fechamento desta edição não conseguimos resposta da coordenadora do curso de fonoaudiologia, Sirlei Aparecida Mariano.




O que faz um profissional de fonoaudiologia

Muitos não conhecem ou até mesmo não valorizam a profissão de um fonoaudiólogo. Alguns pensam que o curso se restringe somente a cuidar da voz. Mas não é. Eles também cuidam da audição, língua, boca e linguagem. Essas áreas especificas vão cuidar exatamente de cada problema ligado à face.
Para aqueles que estão pensando em fazer o curso, pesquisar sobre as oportunidades oferecidas pela disciplina é fundamental, afinal a área de atuação deste profissional é muito vasta.
O fonoaudiólogo atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia na área da comunicação oral e escrita.

CES/JF promove II Congresso de Letras

por Silmar Glanzmann


O Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – CESJF irá realizar de 22 a 26 de setembro, o II Congresso de Letras. O evento irá contar com a participação de pesquisadores e professores de várias universidades. Será realizado no Campus Academia de Comércio, com a coordenação da Profª Ms. Luciana Netto de Sales, coordenadora do curso de letras, e a Profª Dra. Nícea Helena Nogueira, coordenadora do Mestrado de letras.

O tema do congresso é “Relações Lingüísticas e Representações Literárias na Contemporaneidade”. Segundo Luciana (foto), foi escolhido um tema amplo para propiciar a exploração de várias áreas e uma maior participação de alunos e professores.

A coordenadora afirma que o congresso é um grande evento acadêmico, importante para a instituição, onde será possível a integração da graduação, mestrado e a vinda para o CES de participantes de várias partes do país.

Na programação do evento, as participações de
Simone Hashicuti da UNICAMP e de Claúdia Roncaratti da Universidade Federal Fluminense.


Destaque para o centenário de Machado de Assis

Um dos autores que estará em foco no II Congresso de Letras é Machado
de Assis. Jornalista, cronista, contista, romancista, poeta e teatrólogo. Machado é considerado um dos mais importantes nomes da literatura brasileira. O escritor e jornalista, Luis Ruffato, especialista na obra de Machado de Assis, será responsável pela conferência de encerramento do congresso.


Como se inscrever

As inscrições estão sendo feitas somente pelo site. O preço das inscrições varia de R$12,00 a R$30,00. Mais informações no site
www.cesjf.br/congressoletras2008.

Os contatos podem ser feitos pelos telefones (32) 2102-6011 e (32) 2102-6020 ou pelo e-mail
congressodeletras@cesjf.br.



A palavra do aluno
Heloana Cardoso, aluna do 4º período de letras do CES/JF, fala sobre o congresso:

Super PanópticoQual a sua expectativa para o II Congresso de Letras do CES/JF?
Heloana Cardoso - Estou no 4º período de Letras, licenciatura plena em língua portuguesa e respectivas literaturas. Penso que não só eu, mas também todos meus companheiros estão esperando um Congresso tão bom quanto o do ano passado, em particular, a homenagem aos cem anos sem Machado de Assis é um atrativo especial, até porque estou estudando justamente o período em que o referido autor participou do cenário literário em vida e com certeza o Congresso enriquecerá meu 4º período.

Super PanópticoQual a importância da realização deste evento no CES?
Heloana - É de fundamental importância para a vida acadêmica de qualquer aluno participar de eventos como esse. A instituição, nesse sentido nos ajuda muito. Além de baixos custos (uma vez que participar de Congressos e similares em outras cidades é por demais dispendioso) ainda podemos nos ausentar das aulas sem prejuízo do aprendizado, pois as aulas são substituídas pelas palestras e isso não ocorre se formos participar de eventos em outra instituição.
Outro benefício que ainda podemos citar é o incentivo à produção científica com a abertura de espaço para comunicações, isso enriquece nosso currículo acadêmico. Por todos esses motivos, o Congresso faz toda a diferença e mostra que nossa coordenação está antenada nas exigências do mercado e na qualidade de ensino.

Super PanópticoQual assunto de maior interesse para você no congresso?
Heloana - Estou muito empolgada com as palestras sobre Machado de Assis, não que as outras não sejam interessantes, aliás, a programação está muito boa, entretanto estou estudando a época em que Machado participou da produção literária e acho que o Congresso vai ser um diferencial.

A diferença entre informação e sabedoria

por Bruno Moraes
brunomoraesfotos@yahoo.com.br

Existe um paralelo entre os avanços tecnológicos na mídia e o acesso à informação por parte das pessoas. Quanto maior é facilidade em se informar, menor é a bagagem cultural de quem se informa. Antigamente a notícia era escassa. O acesso à cultura era difícil. Porém, as pessoas eram mais cultas. Na sociedade atual, este processo se inverteu, pois o surgimento de novas mídias agravou um problema comum entre as pessoas: a preguiça.

É inegável que os avanços tecnológicos são benéficos. A informação chega em segundos após os acontecimentos, e vem acompanhada de uma bagagem gigantesca: depoimentos em áudio e vídeo, imagens dos acontecimentos em tempo real, textos publicados na internet em questão de segundos, que garantem um rápido e prático acesso. Mas é justamente por essa praticidade que as pessoas trocaram a busca pelo conhecimento por uma informação superficial, já que não se permitem perder algumas horas do seu dia aprimorando seus conhecimentos culturais e mundanos.

De acordo com pesquisa feita pela Agência Brasil, o brasileiro lê, em média, 4,7 livros por ano. E essa média tende a diminuir, pois cada vez mais o acesso à informação se torna mais fácil. E nessa busca por velocidade, a má qualidade das publicações acaba se tornando um agravante, levando em conta que jornalistas incultos permeiam as faculdades e editorias. E lamentavelmente, observamos que em uma sociedade tecnologicamente evoluída, o nível intelectual das pessoas é contrário à modernização.

Da redação

Essa foi a primeira semana de trabalho da turma sob o reinado de Júlia Fernandes!

Expediente:
Jornal realizado pelos alunos do 7º Período de Jornalismo diurno, do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora(CES/JF), por meio da disciplina de Jornalismo Online, orientados pela professora Sara de Moraes.
Editora: Júlia Fernandes
Pauteiros: Carolinne Rodrigues, Edigar Ferraz e Fernanda Fernandes
Repórteres: Alessandra Dessupoio, Amanda Guimarães, Cristina Berg, Diogo Augusto, Danielle Lorandi, Guilherme Lagrotta, Gênica Alexandre, Joelma Cunha, Manoel de Lelis, Natália Mancio, Nicole Costa.
Articulistas: Flávia Cadineli e Ramon Vitral

Parabéns!!!

Sara de Moraes

Acasos


por Flávia Cadinelli
Charge de Nicole Bello


"Fui prefeito por acaso, na verdade, sou radialista". Frase dita à Tribuna de Minas, no dia 12 de agosto, dois dias após soltura, pelo ex-petebista, ex-prefeito e ex-possível candidato a reeleição em Juiz de Fora.

O sobrenome Bejani entrou para a história, como o Collor, o Dantas, o Calheiros. Foram 73 dias de cadeia, levando em conta as duas prisões, por dez crimes cometidos, entre eles o envolvimento com R$1,2 milhão, depois de quase dois mandatos, totalizando cerca de 90 meses de administração na cidade, eleito pela última vez em 2004 com 137 mil e 410 votos. Após esses números ele chega à conclusão de que a Prefeitura foi um acaso.

Vídeos gravados, apreensões policiais, documentos. E ele bate o pé pela inocência. Foi tudo uma armação, conspiração, um acaso. E vai cobrar na justiça pelas duas vezes que foi um encarcerado, além de pedir um habeas corpus preventivo para evitar os banhos
de sol a uma nova visita ao xadrez.
Agora pode é visitar tranqüilo o shopping juizforano em uma tarde de sol com a família. Uma nova vida, novas idéias, sem preocupações. Pretende voltar a ser radialista. Quem sabe não começa uma carreira como jornalista por acaso? Para fiscalizar o novo prefeito e divulgar números volumosos de políticos corruptos que são eleitos com 137 mil e 410 votos, administram por 90 meses, são acusados por dez crimes, passam 73 dias na cadeia... Ou melhor: "Não se assustem se daqui a dois anos vocês virem por aí cartazes com o meu nome como candidato ao governo do estado", disse Bejani. Nada a declarar. São apenas acasos.

Ouvidoria é criada para fiscalizar campanhas da cidade

Nicole Costa
nicolemcosta@gmail.com

No próximo dia 5 de outubro, os juiz-foranos irão às urnas para escolher o futuro prefeito e os vereadores da cidade.

Ao contrário das eleições passadas, dessa vez, faltando somente dois meses para as votações, poucas propagandas são vistas em Juiz de Fora. Essa mudança ocorreu após a sanção da lei 11.300. que limitou o uso de propagandas nas campanhas, proibindo a distribuição de brindes e showmícios.

Para auxiliar o Tribunal Regional Eleitoral, foi criada a Ouvidoria Eleitoral, que recebe as denúncias de irregularidades, investiga e encaminha à Justiça Eleitoral que pune os candidatos.

Funcionando desde o dia 4 de agosto, a Ouvidoria já recebeu 11 denúncias de irregularidades nas campanhas. As mais comuns são as relacionadas à distribuição de brindes e colocação de faixas em lugares impróprios, como praças e lugares públicos.

O Ouvidor Fiscal Marco Aurélio Reis acredita que os eleitores estejam mais conscientes e participativos colaborando com o controle das campanhas. Quem se interessar em fazer alguma denúncia, o número da Ouvidoria Eleitoral é 3212-4861, a pessoa deve se identificar e se possível apresentar alguma prova.

Um boa saída

Com a sanção da lei proibindo a realização de showmícios, o uso de brindes e outdoors, os candidatos estão utilizando novas formas de divulgar suas campanhas. Uma das soluções encontradas foi o uso de adesivos com as propagandas colados no vidro traseiro dos carros.

Ao contrário das últimas eleições em que propagandas eram colocadas em todas as partes, nestas eleições só é comum ver pela cidade milhares de carros com as propagandas eleitorais.

O novo tipo de propaganda virou moda, e parece que tem sido bem útil, afinal ela é móvel e pode atingir todos os pontos da cidade.

Vacinação contra a rubéola continua até o dia 12 de setembro

por Manoel de Lélis



Durante o período de vacinação contra a rubéola, na Unidade Básica de Saúde Centro Sul, apenas um número reduzido de pessoas procurou o posto para se imunizar contra a doença (Foto). A meta é vacinar 95% de pessoas, afirmou a chefe do departamento de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde Saneamento e Desenvolvimento Ambiental (SSSDA), Viviane Lúcia Carneiro. Até às 17 horas, dessa sexta-feira, foram vacinados 26,2% de pessoas nos vários postos em Juiz de Fora, de acordo com a assessoria de imprensa da SSSDA.


O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que toda a população pode acompanhar em tempo real como está a vacinação no Brasil e em seu município, acessando ao site
www.brasillivredarubeola.com.br . Segundo o Ministério da Saúde, em 2007, cerca de 70% dos casos de rubéola atingiram a população masculina para cada mulher vacinada, por isso a importância de os homens também se vacinarem, para evitar transmitir a rubéola.

Síndrome da Rubéola Congênita

A Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) ocorre com mulheres gestantes que não foram vacinadas contra o vírus, principalmente nos três primeiros meses de gestação.
As principais manifestações da (SRC) são deficiência auditiva (surdez) doença cardíaca, (cardiopatia congênita), catarata, retinopatia (doença da retina - nos olhos), microcefalia (diminuição do tamanho do cérebro da criança), e atraso do desenvolvimento neuromotor.


“Se a gestante contraiu o vírus da rubéola quando o feto estava desenvolvendo mais o cérebro, a lesão será mais cerebral. E, se o feto estava desenvolvendo mais o coração, a alteração deverá ser maior nesse órgão e assim por diante”, disse o pediatra Mário Novaes.

'Há um 68 dentro de 2008'

Por Gênica Alexandre
genicadiplom@hotmail.com

Pela quarta vez em Juiz de Fora, o projeto TIM Estado de Minas Grandes Escritores trouxe para uma palestra, no último dia 11, o Jornalista e escritor Zuenir Ventura, que também é o homenageado dessa edição. Zuenir aproveitou a ocasião para lançar seu livro, 1968 – o ano que não terminou.

Num bate-papo com a platéia, o escritor falou de sua vida, obras, ditadura e drogas . Ele ainda ressaltou que a juventude de hoje é a mesma da década de 60, sofre os mesmos esteriótipos, porém tem perspectivas diferentes, principalmente quando o assunto é política “o jovem hoje olha o quadro político e tem um desencanto, diferente da minha geração que tinha um inimigo muito presente – a ditadura.”

O escritor definiu a atualidade como sendo tecnológica, mas criticou a dependência que as pessoas tem pelos meios digitais “não devemos ser escravos da tecnologia, pois ela existe para nos servir.” Segundo ele, esse projeto é importante porque as pessoas reagem de forma positiva à leitura “saio daqui enriquecido, levo muito mais do que trouxe, é dessa forma que se seduz o leitor,” concluiu.

Zuenir Ventura – sobre a vida do autor



TIM Estado de Minas Grandes Escritores


O TIM Grandes Escritores tem como objetivo incentivar a descoberta da leitura e o
conhecimento da vida e da obra de grandes nomes da Literatura Brasileira. Coordenado por Marcelo Andrade, o programa leva grandes escritores brasileiros às cidades participantes, promovendo o encontro com o público através de palestras. É um programa cultural itinerante, que oferece aos municípios, principalmente do interior, a presença de grandes escritores em encontros com aqueles que são responsáveis pela formação e incentivo da arte literária. O programa tem como base de realização uma articulação entre a empresa privada (TIM), poder público (prefeituras,fundações e secretarias de cultura), universidades e escolas.

Mais de 200 palestras gratuitas já foram realizadas para um público de aproximadamente 85 mil pessoas, nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Neste período, o projeto já contou com a participação de autores como Luís Fernando Veríssimo, Fernando Sabino, Affonso Romano de Sant’Anna, Alcione Araújo, Zuenir Ventura, Frei Betto, Ziraldo, Maria Adelaide Amaral, Adélia Prado, Adriana Falcão, Fernando Morais e Marcio Moreira Alves, Marina Colasanti, Ignácio de Loyola Brandão, entre outros.

1968 – o ano que não terminou

sinopse do livro

Após quarenta anos das barricadas de Paris, da passeata dos Cem Mil, do AI–5 e das manifestações contra a guerra do vietinã, o escritor e jornalista Zuenir Ventura retorna a 1968 para, investigar o que restou da herança do mais polêmico ano do século XX. Personagens como Caetano Veloso, Fernando Henrique Cardoso, José Dirceu, Fernando Gabeira, Franklin Martins, que vivenciaram aquele período dão depoimentos de uma época que ainda permanece na memória de muitas pessoas.

Boa imagem para o mundo

por Amanda Guimarães

Uma ampla infra-estrutura foi montada para receber milhares de turistas e atletas dos cinco continentes para a Olimpíada em Pequim .Mas por trás disso tudo, há uma nação que sofre com as atitudes arbitrárias e violentas das autoridades e com o abismo social de um país cheio de contradições econômicas, sociais, políticas e religiosas. O povo chinês vem pagando um alto preço para ser anfitrião dos Jogos Olímpicos e transmitir uma boa imagem para o mundo. Para passar a imagem de nação civilizada, o governo deteve mendigos, camelôs e moradores de rua. Muitas dessas pessoas permanecem presas ou foram enviadas para campos de trabalhos forçados.O evento esportivo mais importante do planeta,deverá ser sinônimo de superação e tolerância entre os povos. Para a psicóloga Laura Campos “A coisa mais importante nos Jogos Olímpicos não é vencer, mas participar,o atleta deve sentir a luta,os momentos ”.




Olimpíadas de 1936: Hitler e uma nova era



A história dos Jogos das olimpíadas em 1936,realizadas em Berlim é extremamente importante e não deve ser esquecida e nem reduzida. Até os Jogos de Berlim, os países não demonstravam muito interesse para o valor político dos jogos. Foram organizadas com um cuidado inigualável em toda a história do esporte. Os nazistas pretendiam mostrar nos jogos que pertenciam a uma raça superior,pensavam que iriam ganhar o maior número de medalhas. Os Jogos Olímpicos de Berlim praticamente foram reduzidos a dois homens: Jesse Owens e Adolf Hitler. As Olimpíadas de 1936 foram mais complexas do que se pode imaginar. Foi a primeira da história com o objetivo de se propagar uma ideologia política. Alemanha fez de tudo para impressionar. Assim, pela primeira vez, as olimpíadas se transformaram num evento político. O espírito esportivo tomou conta do país. Os alemães ficaram orgulhosos de seu país com o evento. Eles recuperaram a auto-estima de derrotados da Primeira Guerra. Seu país era grande novamente. A conquista do primeiro lugar no quadro de medalhas geral foi importante para mostrar ao mundo e aos alemães o início de uma nova era. Uma era em que eles estavam prontos para serem respeitados. Por bem ou por mal.



Professor de Geografia Política revela que existem interesses econômicos,étnicos e religiosos



Segundo o coordenador e professor de Geografia Política Danilo Marcos Teixeira, os jogos se transformaram em uma grande oportunidade de mostrar ao mundo as mudanças internas, principalmente após o fim da URSS.O coordenador acredita no valor do esporte,afirma que é a força da juventude, e que é altamente político .De acordo com Danilo, não podemos entrar na propaganda americana que é anti-China(sua rival geopolítica).‘‘Os americanos são os maiores assassinos do planeta, são responsáveis pela maioria das armas de destruição em massa e, jamais, poderão usar esses acontecimentos como propaganda. A morte do policial foi ocasional’’,disse Danilo Marcos. O professor acrescenta que a Rússia e Geórgia estão em conflito e que as regiões separatistas da ex-URSS, se transformaram em um verdadeiro barril de pólvora.‘‘Existem motivos religiosos, étnicos, econômicos(petróleo, carvão etc).A região do Cáucaso será em pouco tempo, o 'Novo Oriente Médio',falou o coordenador. Danilo disse que é muito importante mostrar para a população que o real conflito é de poder, é de soberania territorial,ele lembra que geógrafo alemão Ratzel, afirmava que o país necessita de constantes provas da sua força e capacidade de sobreviver em conflito, com isso não pode fraquejar e nem permitir que outras potências ou pretensas potências, veja fraquezas em suas atitudes. A conquista do Cáucaso ou de qualquer outra área significa o domínio sobre o 'espaço vital'.