segunda-feira, 16 de março de 2009

Tempo de reflexão e fé entre os católicos

Barbara Fraklin
babifsiqueira@hotmail.com

Após as festividades do carnaval, muitos religiosos, principalmente os católicos, iniciam na Quarta-Feira de Cinzas um período de penitências, reflexões e rezas. Esses quarenta dias, conhecidos como Quaresma terminam no Santo Sábado, que antecede o domingo de Páscoa.

Entre as abstinências mais realizadas está a de não comer carne vermelha, ou substituí-la por peixe e ovos.Neste tempo há um crescimento no movimento e na procura por frutos do mar nas peixarias. Segundo Aurélio Bellini, proprietário de uma peixaria, nesta época o movimento sofre uma grande alteração: o valor dos pescados aumenta cerca de 10% por semana até na Semana Santa,época em que este produto tem uma elevação de até 100 % de vendas.
Todos os anos, Célia Batalha, da cidade de São Geraldo, se sacrifica na quaresma. Já deixou de comer carne e este ano está se dedicando a novenas,além de fazer doações para pessoas necessitadas." Para os católicos, a Quaresma é tempo de renovação e crescimento, e também tempo de esforço, pois desenvolvemos as capacidades novas que recebemos e eliminamos as más tendências que carregamos", diz o Padre Flávio da Silveira da Paróquia São Sebastião, de São Geraldo.

Nenhum comentário: