quinta-feira, 19 de março de 2009

Coleta seletiva impulsiona reciclagem

Guilherme Nalon
guilhermequeiros.nalon@gmail.com


A coleta seletiva é um dos programas exercidos pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) em Juiz de Fora e tem como objetivo preservar o meio ambiente. Trata-se de um serviço de coleta , através do qual o morador pode separar, previamente, o lixo seco do úmido ,que irá para a usina de reciclagem.O programa é composto pela coleta domiciliar e pelos postos de coleta seletiva ,onde a população deve se dirigir para depositar o lixo separado.
De acordo com a tecnóloga em meio ambiente do Demlurb Simone Lopes , o programa está contribuindo para aumentar a consciência ambiental da comunidade em relação aos problemas causados pelo lixo.Segundo ela , a coleta é feita em todos os bairros , alguns uma vez por semana , outros duas. “O caminhão passa nas ruas em dias alternados para coletar o lixo seco, que deve ser previamente separado”afirmou a tecnóloga. “Deve-se separar o papel , papelão , metal e plástico em sacolas separadas ”, explica ela. De acordo com a tecnóloga ,caso o caminhão da coleta não passe numa determinada rua , pode-se doar o material a um catador.


Dificuldade

A coleta seletiva ajuda também os catadores de papel , facilitando a separação para a reciclagem .
Segundo a Secretária Geral da Associação dos Catadores de Papel e resíduos sólidos de Juiz de Fora ( Apares ) , Flávia Helena Dias ,ultimamente , a coleta não tem ajudado os catadores de papel . “ Apenas metade do lixo que vem nos caminhões é reciclado e tem vindo misturado ”.Segundo ela , foi realizada uma reunião com o Diretor do Demlurb na última quinta feira na câmara dos vereadores , que prometeu ampliar o número de caminhões para a coleta de lixo.

Nenhum comentário: