segunda-feira, 22 de junho de 2009

Celebrações e simpatias marcam dia de Santo Antônio

por Thais Borges
thaisrborges@hotmail.com

Para quem procura um bom e rápido casamento ou então perdeu algum objeto importante e deseja encontrá-lo, 13 de junho é a data, é dia de Santo Antônio. Além de ser lembrado nas festas juninas, o santo tem milhares de devotos espalhados pelo Brasil e Portugal.

Em Juiz de Fora, o dia de Santo Antônio, que é padroeiro da cidade, começou a ser comemorado uma semana antes por meio de trezenas, novenas e grupos de orações. No dia, os destaques são as celebrações eucarísticas, realizadas na Catedral Metropolitana a cada duas horas. E a Feira de Santo Antônio, promovida pelo Seminário Arquidiocesano há mais de 15 anos, que conta com barracas típicas e missa às 18 horas.

Em meio às festividades, os fiéis recebem a benção dos pãezinhos, alimento símbolo do cuidado que o religioso tinha com as pessoas carentes. Segundo a tradição, o pão abençoado deve ser guardado dentro de uma lata de mantimento, para a garantia de que não faltará comida durante todo o ano.

Link explicativo (Santo Antônio): Fernando de Bulhões nasceu em Lisboa, em 15 de agosto de 1195, numa família de posses. Aos 15 anos, entrou para um convento agostiniano. Em 1220 trocou o nome para Antônio e ingressou na Ordem Franciscana para pregar aos sarracenos no Marrocos. Após um ano de catequese nesse país, teve de deixá-lo devido a uma enfermidade e seguiu para a Itália. Após uma crise de hidropisia (acúmulo patológico de líquido seroso no tecido celular ou em cavidades do corpo). Antônio morreu a caminho de Pádua em 13 de junho de 1231. Foi canonizado em 13 de maio de 1232 pelo papa Gregório IX.

Nenhum comentário: