segunda-feira, 22 de junho de 2009

Evolução digital?

Por Rafael Bouças
rafaelbc.jf@gmail.com

Telejogo, Atari, ColecoVision, MSX, PC Engine... Lembra quando esses consoles eram top? Se não, provavelmente você já é da geração 32 bits. Os consoles sofreram uma evolução monstruosa de dez anos para cá, e os vovôs ficaram fadados à seções flashback em festas revival e em sites da internet. Cartucho de jogo? Soprar o encaixe quando trava? Coisa do passado. Até mesmo o CD, já chamado de mídia do futuro está fadado ao esquecimento. Consoles da nova geração como PS3 da Sony, que usa a mídia blu-ray e o Xbox 360 da Microsoft, que ainda usa o dvd já têm jogos sem mídia física, disponibilizados pelas redes específicas das plataformas para compra, fator que deixa o preço dos jogos muito mais baixo.
A evolução tecnológica pode ser uma grande aliada, mas nem sempre anda de mãos dadas com os fatores mais importantes para o sucesso de um jogo: diversão e desafio. Salvo raras exceções, nenhum jogo da nova geração supera um Mario Bros., um Pitfall, ou até mesmo um Cadillacs and Dinossaurs. Jogos que se mantinham apenas por serem bons, e que ficaram na memória de muitos jogadores até o dia de hoje, mesmo pecando em recursos visuais e de audio, que é um fator muito importante. Algumas musiquinas midis ainda ecoam na cabeça, como os temas de Chrono Trigger e Mario. Êta saudade.


P.S.: Só para constar: a Microsoft, na tentativa de superar a Nintendo no quesito “jogos para toda a família” está prestes a lançar o Natal Project. Uma câmera que acoplada ao console consegue captar movimentos, reconhece voz, e tem também reconhecimento facial. Será que cola?

Nenhum comentário: