segunda-feira, 22 de junho de 2009

INEP aposta em maior aceitação em 2009

Tiago Portes
tiagosportes@hotmail.com

Em novembro mais de 60 instituições de ensino superior participarão do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o ENADE. A prova será aplicada em todo o território nacional pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e terá por objetivo classificar o desempenho dos estudantes em apreenderem o conteúdo que deve ser repassado em cada área. Aproximadamente 20 cursos entre superiores e técnicos serão avaliados, além de Estatística e Relações Internacionais, cursos que foram incluídos esse ano. Os resultados no ENADE não são por si só um retrato fiel do ensino superior no país, mas juntamente com outras ferramentas de avaliação contribuirão muito para o entendimento do cenário acadêmico nacional.

Devido a vários questionamentos de Instituições de Ensino (IEs) e alunos em edições anteriores do ENADE de 2007 e 2008, o INEP criou a grande novidade deste ano que serão os seminários a serem ministrados em IEs de todas as regiões do país, a começar pelo Norte. Para se informar sobre como participar, os interessados devem acessar o cronograma na página do INEP e preencher a ficha de inscrição online ou verificar no manual da prova clicando aqui.

Nesse ano o ENADE não será mais por amostragem estatística e sim censitário, ou seja, 100% dos alunos ingressantes e concluintes deverão participar da prova que será realizada no dia 8 de novembro as 13 horas, horário de Brasília.

Nenhum comentário: