quarta-feira, 17 de junho de 2009

A Hora do Pilates

Gilberto Afonso
giltatoo@hotmail.com


Coluna ereta, tônus muscular e fortalecimento do abdômem, estes são alguns dos inúmeros benefícios que os praticantes de Pilates adquirem com o método. Desenvolvido pelo enfermeiro e atleta alemão Joseph Pilates, em 1918, durante a 1ª Guerra Mundial e estruturado em 1920.

Hoje, cultuado por celebridades, o método atrai um número cada vez maior de juizforanos, entre crianças, jovens, adultos e idosos. Nos consultórios médicos, em clínicas, hospitais e até academias de ginástica, o Pilates tem sido adotado como um método de condicionamento, reabilitação, saúde e bem – estar.

O fisioterapeuta e professor de Pilates André Lima, formado há sete anos, explica que o método é diferente da musculação, porque no primeiro o praticante ganha força, no segundo ganha massa muscular. Lembra que o resultado para quem pratica a modalidade é, a longo prazo. Inicialmente, o aluno aprende a controlar a respiração e passa a ter conscientização corporal.

O método é recomendado para todos, inclusive crianças a partir dos 12 anos de idade, porém, é ensinado de uma forma diferente, com limitações, por estarem em fase de crescimento. Para as gestantes, André recomenda a prática após o sexto mês, devido a uma melhor formação do feto. Os benefícios do Pilates durante esse período são a correção da postura para prevenção de dores na coluna, o fortalecimento da musculatura abdominal e dos membros inferiores e posteriores, proporcionando uma rápida recuperação pós-parto. Os cardiopatas também podem praticar, desde que tenham autorização médica.

André, que também pratica Pilates há 7 anos, acaba com o mito de que o método emagrece. Ele informa que apenas auxilia se acompanhado de uma dieta, pois não é considerado um exercício aeróbico, ajuda no combate ao colesterol por haver uma queima calórica de até 400 calorias por sessão.


Nenhum comentário: