sábado, 4 de outubro de 2008

Brincando de aprender


Por João Marcelo

Atender a crianças com dificuldade de aprendizagem. Esta é a meta do Projeto Espaço Lúdico e Inclusão Social (ELIS). Atualmente o projeto, que teve início em setembro de 2006, contempla 60 alunos da rede municipal de ensino. A coordenação e a supervisão do projeto ficam a cargo das pedagogas Maria Lúcia Costa e Olga Stussi, da psicóloga Rita Mendes e de algumas estagiárias. Os encontros acontecem toda a semana, de segunda à sexta-feira, no Laboratório de Recursos Lúdicos do CES, no Campus da rua Halfeld.

Maria Lúcia, uma das idealizadoras do projeto, conta que ele surgiu em função de questões levantadas por estagiárias que atuavam em escolas públicas da cidade. “As alunas relatavam casos de dificuldade na aprendizagem nas escolas e muitas vezes as professoras não davam conta disso”-explica. Através dos brinquedos pedagógicos do Laboratório de Recursos Lúdicos, a equipe busca estabelecer uma convivência harmoniosa com as crianças, tendo como fim a melhora na auto-estima e no rendimento escolar.

Participação da família é fundamental no processo
“Muitas famílias não dão valor nem ao estudo regular dos filhos”. A frase é da psicóloga e pedagoga Rita Mendes, que destaca a importância de se conscientizar os pais para a importância da educação. “Nós tentamos mostrar a eles que quanto mais a criança for trabalhada, maior a chance de ela ter um futuro melhor” -complementa.

O participante Mateus Rodrigues, de 10 anos, confirma a eficácia do projeto ELIS com a melhora em seu desempenho escolar. “Nós brincamos com vários jogos diferentes e isso me ajuda a ficar mais concentrado nas aulas. Minhas notas estão melho
rando também”.

Nos links abaixo você conhece mais sobre o projeto:

www.elis/videos.com.br

www.elis/fotos.com.br

Nenhum comentário: