sábado, 4 de outubro de 2008

Novas salas de cinema atraem o público juizforano

Por Caroline Farinazzo Oliveira


A chegada do UCI Kinoplex abalou a concorrência devido à avançada tecnologia e moderna infra-estrutura oferecida. O Cine Palace ameaça fechar desde o início do ano. Os gestores do espaço alegam dificuldades financeiras e pouco movimento. Recentemente foi anunciado o fim das atividades da Moviecom, que desde 1999 era uma das opções de lazer do público juizforano.

Segundo o gerente geral do
Shopping Alameda, Ricardo Coppus, a Moviecom tinha contrato até 2010, mas antecipou o encerramento por não ter interesse em disputar o mercado com o novo cinema, inaugurado em maio deste ano no Independência Shopping. Com isso, licitações serão abertas para três empresas concorrerem à administração do cinema.

Até o momento, Juiz de Fora conta com 10 salas de exibição de filmes: cinco no
UCI Kinoplex, duas no Duo Cine Santa Cruz, duas no Cine Palace e uma no Cine São Luís (este direcionado apenas a filmes pornográficos).

Novo empreendimento veio para ficar
Como prometia, o mais novo empreendimento de Juiz de Fora movimentou a cidade. Com a inauguração do Independência Shopping, as cinco salas de cinema de
tecnologia multiplex e moderna infra-estrutura, conquistaram o público e agitaram a concorrência. Segundo o diretor de Planejamento e Expansão do Grupo, parceiro do projeto, Francisco Pinto, a empresa pretende inserir Juiz de Fora no circuito nacional de lançamentos. "Nós vamos exibir os filmes lançados em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas isso depende dos distribuidores", adianta.

O diretor acredita que Juiz de Fora carecia de um empreendimento desse porte. "A cidade cresceu e precisava de um complexo como esse. Agora, as pessoas vão poder assistir aos lançamentos nacionais em uma platéia estilo arquibancada, com som digital e muito conforto", diz.

Alta rotatividade de cinemas em Juiz de Fora favorece locadoras
Desde o Politheama, que foi a primeira sala de cinema da cidade nos anos 30, até os dias atuais, já tivemos cerca de 16 cinemas tradicionais na cidade: Cine Central, Excelsior, Palace, Veneza, Festival, Glória, Popular, Rex, Para Todos, São Luís, Benfica, Auditorium, Real, Paraíso, Instituto Jesus e São Mateus. Todos eles foram fechados, alguns reabriram como teatro e outros, mantêm o espaço intacto, como é o caso do Cine Excelsior.

O fato é que com a chegada de novos cinemas e fechamento de antigos, o público muitas vezes opta pela locação de filmes. Novos cinemas possuem um preço maior nas bilheterias e como geralmente estão localizados em shoppings, incluem no bolso do consumidor despesas como transporte, estacionamento e muitas vezes alimentação.

As locadoras que antigamente tinham mais movimento durante os finais de semana, agora possuem demanda por toda ela. O custo, o conforto e a privacidade, certamente são fatores que pesam na hora de decidir por um filme locado. A funcionária Palmira Lopez, que trabalha em uma locadora local, acredita que o cinema é fundamental para impulsionar as locações. “É claro que o preço e a comodidade influenciam. Às vezes a pessoa prefere ficar em casa assistindo a um filme alugado. Mas sem dúvida, o cinema e a locação de filmes, caminham juntos”. A funcionária contou que independentemente do fechamento de alguns cinemas, os grandes filmes de sucesso que já foram exibidos, vão para a locadora e são muito procurados. Ela também revelou que para as produtoras, o importante é que o telespectador assista ao filme, pois elas ganham de toda maneira, seja pela exibição no cinema ou pela exibição privada.

Nenhum comentário: