domingo, 5 de outubro de 2008

Organizações de JF se unem para incentivar a reciclagem

por Alessandra Dessupoio
aledessupoio@gmail.com

Hoje em dia, convivemos com o problema do que fazer com o lixo. Por ano, são jogados 6,5 toneladas nos oceanos. Organizações têm se unido para resolver essa questão” Em Juiz de Fora, o departamento municipal da limpeza urbana elaborou um programa de coleta seletiva. O sistema é composto pela coleta domiciliar e pelos postos de coleta seletiva (PCS). Na coleta domiciliar, os caminhões recolhem os materiais separados, e é necessário separar o plástico, o vidro, o metal e o papel. Nos postos de coleta seletiva, a população é responsável por separar os produtos e encaminha-lós aos PCS.

A Amac de Juiz de Fora incentiva o Apares, que auxilia os catadores de papel da cidade. Para José Lúcio, que trabalha na instituição, com o projeto mensalmente são movimentados 20 toneladas de material reciclado, e ele ajuda melhorar a qualidade de vida das pessoas, economiza energia e gera emprego.

A importância da reciclagem para a população
A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou significamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Hoje em dia, são jogadas cerca de 6,5 toneladas de lixo por ano nos oceanos. Muitos governos e Ong's vêm cobrando das empresas atitudes responsáveis para resolver essa questão. O crescimento econômico deve estar aliado a preservação do meio ambiente, atividades como campanhas de coleta seletiva e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.

O processo de reciclagem além de preservar o meio ambiente também gera riquezas (.), os produtos mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como forma de reduzir os custos de produção. Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela gera. Muitos desempregados estão buscando trabalho nesse setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma realidade nos centros urbanos do Brasil.

O destino do lixo que produzimos
Durante muito tempo, a cidade de Juiz de Fora passou por sérios problemas em relação ao destino final dos seus resíduos sólidos. Em 1998, a prefeitura utilizava como sítio para a disposição final dos resíduos, uma gleba localizada no município vizinho de Matias-Barbosa. Neste período, foram realizados intensos processos judiciais para a desocupação e recuperação do lixão. Com o fim do contrato e a desativação da gleba, o proprietário do imóvel usou do direito de interditar a área em dezembro de 1999.

O atual aterro de juiz de Fora encontra-se às margens da rodovia Br-040, em uma gleba de aproximadamente 40 hectares. Ele recebe o nome de Aterro Sanitário Salvaterra. A utilização do Salvaterra como aterro controlado, ou lixão, provocou diversos impactos ambientais nas áreas ao redor e também despertou o interesse da sociedade civil pela questão do destino do lixo que produzimos - além de gerar várias infrações e ações judiciais para a prefeitura de Juiz de Fora e para o departamento municipal de limpeza urbana .Com isso teve início algumas obras no aterro, como a manta de impermeabilização, dreno de gás e líquidos entre outros, melhorando assim a atual situação do lixão.

A técnica usada para reciclar o papel
Uma técnica muito usada nos dias de hoje é a reciclagem do papel As técnicas para fazer um papel reciclado são muito simples. É necessário ter em mãos, uma tela, um recipiente para mergulhar a tela e um liquidificador. O processo consiste em deixar uma grande quantidade de papel de molho de um dia para o outro, para cada copo americano de água é necessário uma medida de papel. Depois, é preciso bater todo o material no liquidificador, jogar a mistura na bacia, encher ela de água para cobrir a tela, pegar a tela e mergulhe-lá até o fundo, retira-lá totalmente da água e colocar um jornal sobre uma pia e virar a tela sobre ele. Em seguida pendurar o papel no varal para secar.

Esse procedimento de reciclagem de papel é muito usado e fácil de fazer. Com ele, é possível reduzir os impactos danosos ao meio ambiente, diminuir o número de árvores para a produção do papel e também reduzir o consumo de energia elétrica e de água. A reciclagem é necessária, pois ela ajuda a preservar a natureza e evitar o desperdício.

Nenhum comentário: