quinta-feira, 28 de maio de 2009

De dentro para fora

Carla Gama Porcaro
carla_gama_@hotmail.com

Discutir sobre a importância dos funcionários dentro de uma empresa, em pleno século 21, pode parecer inadequado. No entanto, eles continuam sendo uma ferramenta de comunicação interna.

Dentro de uma empresa de médio ou grande porte, há o departamento de comunicação responsável em trabalhar a imagem do empreendimento e a postura da instituição em situações de emergência ou cotidianas.

O departamento de comunicação interna deve seguir um padrão de imagem com um estilo de marca e atitude que a empresa expressa.Na reportagem de uma revista especializada que tinha como título: time motivado levanta torcida, o diretor de comunicação e marca da empresa Accor, Luíz Alcubierre afirma que “o sucesso de uma empresa depende da capacidade que as pessoas têm de se comunicar e se relacionar internamente”. A cada dia que passa esta afirmativa torna-se mais verdadeira.

O público interno hoje tem tanta importância quanto o externo. Os funcionários merecem ganhar destaque e atenção dentro de uma empresa, precisam estar satisfeitos para que seu trabalho flua e se sintam valorizados.

É importante saber,o que muitas pessoas não sabem,que a comunicação interna é uma tarefa exclusiva da área de comunicação social.A motivação das pessoas, do orgulho que elas sentem de participar e de trabalhar num lugar, visa conquistar e manter a confiança entre os dirigentes e os colaboradores, pois, são estes meios de se manter a credibilidade que torna legitima e conhecida as políticas administrativas e os trabalhos desenvolvidos na empresa. Obviamente, é fundamental preparar seus processos internos para fazê-los de forma sistemática e produtiva, mesmo que haja poucos recursos para tal. É mais uma questão de liderança e comunicação que de dinheiro.

Por último, mas não menos importante, vale ressaltar uma frase de grande importância e que serve para grandes e pequenas empresas : venda dentro antes de vender fora. A empresa só tem a ganhar com essa estratégia.

Nenhum comentário: