quinta-feira, 28 de maio de 2009

Dia das Mães ou do Comércio?

Madalena Fernandes
leninha.fer@hotmail.com

Foi-se a Quaresma, a Semana Santa, malhou-se o Judas,vieram os festejos pascais com seus coelhinhos e ovos dechocolate...

Eis que a proximidade do Dia das Mães já pode ser sentida namídia. São anúncios, que prometem eletrodomésticos,telefones celulares, TVs e carros a preços especiais paraaquela que já foi a "rainha do lar" e hoje é dissecada empesquisas que procuram determinar que tipo de consumidoraela é. Os cadernos femininos capricham na lista de presentespara mães “clássicas”, “moderninhas”, “bacanas”,“descoladas” e outras.

Vai faltar, como sempre, uma boa matéria discutindo averdadeira situação da mãe trabalhadora, das numerosasmulheres em idade fértil sendo preteridas na disputa porpostos de trabalho pelo “inconveniente” de uma possívellicença maternidade... Seria oportuno aproveitar o Dia dasMães para ir um pouco além da lista de presentes, de comofoi o dia de mães famosas e das cifras que o comérciofaturou com a data. Seria oportuno, enfim, ver, na mídia, olado não comercial desta data que rende tantos anúncios egera tanto dinheiro.

Em que pesem estas considerações realistas, é inevitável serender à data que – se mercadologicamente dá frutos –sentimentalmente preserva ritos e rende homenagem a estesverdadeiros mitos, que abrandam o coração de qualquer um.

Nenhum comentário: