quinta-feira, 28 de maio de 2009

CRISE MUNDIAL ATINGE MERCEDEZ EM JUIZ DE FORA

Diego Miranda
cebolajf@hotmail.com

A chegada de uma unidade da Mercedes-Benz em Juiz de Fora, na década de 90, é um dos mais importantes pontos da história econômica local. Em abrilde 1996, após anos de negociações, a Manchester Mineira pode “respirar aliviada”: era a escolhida para receber a fábrica. O encanto, de fato era muito, já que a montadora se instalava com a promessa de investir R$ 800 milhões, criar empregos diretos e indiretos, aumentar a arrecadação tributária da cidade, além de garantir um crescimento econômico, tão frustrado em tentativas anteriores.

Mas a realidade hoje é bem diferente do que a expectativa criada em sua inauguração. Atualmente, a unidade emprega pouco mais de 1.100 trabalhadores efetivos, além de outros 700 parceiros nas poucas empresas instaladas no conjunto industrial. Com a crise mundial, que gerou grandes proporções no fim de 2008, a montadora reduziu seu quadro, dispensando cerca de 300 colaboradores.

Com o apoio do sindicato dos metalúrgicos, os ex-funcionários buscam, através da justiça, seus benefícios firmados em acordo coletivo no ano passado, no qual a empresa alega “que não é obrigada a conceder reajuste salarial contido em CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) da qual não participou, na medida em que comunicou oficialmente seu afastamento das negociações coletivas a ambos os sindicatos, patronal e trabalhadores”.

Confira aqui outras matérias relacionadas crise econômica no ramo automobilístico

Nenhum comentário: