quinta-feira, 23 de abril de 2009

Atenção, mulheres no campo

Conquistando espaços em esportes inicialmente masculinos, como futebol e judô, as mulheres brasileiras voltam a ocupar os lugares dos homens, desta vez, no rugby que já é praticado por elas desde 1997, provando mais uma vez que foi o tempo em que mulher não pisava em campo.

Trazido para o Brasil desde 1895 por Charles Müller, o mesmo que trouxe o futebol para terras brasileiras, o Rugby começou a ser praticado por mulheres em 1997. Porém, só em 2004 o Brasil formou oficialmente a sua seleção feminina que viria a ser campeã do torneio sul americano de Rugby Sevens, criado no mesmo ano.

O treinador Hilbert Da Silva, que treina jogadores e jogadoras de Rugby em Juiz de Fora, explica que o tempo de uma partida com um time feminino é diferente do masculino. Os rapazes suam a camisa durante dois tempos de quarenta minutos, e o time é formado por onze jogadores, enquanto as moças são em sete e batalham durante dois tempos de sete minutos. Os treinos do JF Rugby são feitos em conjunto, mas com cautela, porque todos sabem que apesar de ser um esporte praticado por ambos os sexos, não deixa de ser agressivo, principalmente nos jogos.

Os valores fundamentais da filosofia do Rugby são união, disciplina, companheirismo, respeito, fraternidade e espírito de equipe. Entretanto, com mulheres no comando, o esporte ganha um toque especial - a beleza. A maior prova foi um calendário feito pela seleção brasileira feminina de Rugby, onde o principal objetivo era arrecadar fundos para a Copa do Mundo de Sevens, o torneio mais importante da categoria, disputada no mês de março deste ano, em Dubai, nos Emirados Árabes. E elas conquistaram o 10º lugar, desempenhando um ótimo papel. A propósito, eram as únicas competidoras latino-americanas no torneio, ponto para as mulheres brasileiras.

Nenhum comentário: