quinta-feira, 23 de abril de 2009

Parece, mais não é

Febre entre americanos e ingleses, o rugby e o futebol americano ganha cada dia mais fãs brasileiros. Porém, os dois esportes que unem cérebro e força, confundem a maioria das pessoas pela sua semelhança. Apesar do parentesco, são muitas as diferenças.

Quem nunca pensou que a diferença entre Rugby e Futebol Americano estava apenas no uniforme? Igual mesmo só a disposição e a disciplina dos jogadores e o contínuo contato físico, mas a verdade é que são apenas parentes.

As diferenças começam nos países onde nasceram. O Rugby veio primeiro, em 1823, já o futebol americano surgiu em 1867, e nada mais é que uma variação da modalidade.

O Rugby é mais popular na Europa, enquanto a sua variável é febre nos Estados Unidos e no Canadá.

O Técnico Hilbert Da Silva explica que uma outra diferença é no formato da bola, que é mais arredondada, geralmente na cor branca, entre 58 e 62cm de comprimento e entre 28 e 30cm de largura, pesando de 410 a 460 gramas. A principal ferramenta do Rugby é feita de couro similar à bola de futebol. A outra tem formato oval mais pontudo, geralmente na cor laranja com 30cm de comprimento por 18cm de largura, pesando entre 200 e 400 gramas e é feita de couro parecido com o da bola de basquete.

Um time de Rugby geralmente têm quinze jogadores e sete reservas. Nos times americanos ocorre uma divisão de dois times de onze jogadores , um para atacar, o outro só com defensores, além de reservas em número equivalente para cada um deles. Em relação a tempo de partida, o Rugby exige um esforço maior com uma divisão de dois tempos de quarenta minutos corridos, enquanto o futebol americano é dividido em quatro quartos de quinze minutos cronometrados.

No quesito segurança, os americanos ganham vantagem, pois as proteções são rígidas, geralmente feitas de plástico, espuma e alumínio como o capacete, os shoulder pads (proteção para a região dos ombros), os hip pads (proteção para a região da coxa), além de luvas que também podem ser usadas. Já no esporte inglês, os praticantes só contam com um protetor bucal, e o uniforme é parecido com o do futebol brasileiro.

Estas são apenas algumas das muitas diferenças entre esses dois esportes, que a cada dia, ganha mais apreciadores, inclusive no Brasil. Apesar da baixa divulgação, têm os seus representantes em diversos estados e a tendência é aumentar.

*Conheça as regras do Rugby e do Futebol Americano

Um comentário:

Anônimo disse...

esse texto passa todas informações tudo resulmido gostei ta de parabens