quinta-feira, 23 de abril de 2009

PKJF

O Percurso, ou melhor o Percurso do Soldado, assim era conhecido algumas atividades que o exército francês adaptou durante a Guerra do Vietnã para o treinamento militar. Este método conhecido também no Brasil como Parkour remete ao Método Natural de Educação Física desenvolvido por Georges Hébert na guerra. Raymond Belle, um ex-combatente do Vietnã, aplicou essas técnicas em seu filho David Belle, que, com a influência da ginástica e das artes marciais, fez com que esta habilidade se tornasse prática e útil no cotidiano das pessoas. Assim surgiu o Le Parkour.

Em Juiz de Fora já existe um grupo disposto a ensinar os conhecimentos de Raymond. Ícaro Iasbeck, Edie Leonhart, Christian, Luciano e ´´Bola`` formam o grupo PKJF. Os jovens divulgam suas experiências em eventos e também dão aulas àqueles que se interessam pelo esporte. Segundo Ícaro os interessados podem entrar em contato com o grupo através do blog: http://pkjf.blogspot.com ou pelo e-mail: icaroiasbeck@parkourbrasil.com.

Para muitos, a prática é mais uma filosofia do que uma simples atividade física. É um esporte sem competição, pensado para ser útil a sociedade. "Agora penso mais antes de fazer certas coisas, e alguns objetivos, que pareciam impossíveis, não são mais", conta Ícaro. Para Edie: ´´o parkour é superar limites e ajudar ao próximo".

Nenhum comentário: