quinta-feira, 23 de abril de 2009

Os desafios do Rugby

Gilberto Afonso
giltatoo@hotmail.com

Com um crescente número de fãs e praticantes, o Rugby, que une inteligência e força, não é praticado apenas por estrangeiros. No Brasil, os campeonatos acontecem desde 1926 e devido aos movimentos agressivos, enfrenta hoje o seu maior desafio, a deturpação de que o esporte incentiva a violência.

Os equívocos em relação ao Rugby, e os problemas enfrentados não desanimam a equipe de Juiz De Fora, o JF Rugby. A Associação enviará uma carta á prefeitura de Juiz De Fora em busca de patrocínio e fará uma proposta de parceria com a UFJF.

Eles acreditam que com o aumento de jogadores estrangeiros no país, a divulgação do esporte pode crescer ainda mais. Barreiras serão quebradas e o interesse de patrocinadores, principalmente da cidade, poderá aumentar.

O esporte que surgiu em 1823, na cidade de Rugby, na Inglaterra, durante uma partida de futebol, tem ganhado adeptos em todo mundo. No Brasil, a maioria dos praticantes está concentrada em São Paulo devido a forte presença de estrangeiros no estado.

Apesar da crescente divulgação da modalidade, o esporte enfrenta um grande desafio, o preconceito. Quem desconhece as regras acredita que ele induz à violência, uma vez que o contato físico é inevitável.

O Presidente da Associação JF Rugby, Hilbert Da Silva, afirma que mesmo sendo um esporte truculento, a atenção e a dedicação devem estar na mente do jogador. E valores como amizade, hierarquia e disciplina são trabalhados durante todo o treinamento.

Trazido pelos professores de educação física Lon Lustosa e Paulo Henrique Aquino em 1998, Juiz de Fora montou o seu primeiro time em 2006, ganharam o 4º lugar na primeira copa de Rugby em Friburgo, no Rio de Janeiro, os treinos acontecem aos sábados de 11 da manhã até ás 13:30 no Campo Dom Orione, no bairro de mesmo nome.
.
.

....................................................................................A formação atual do JF Rugby.

Nenhum comentário: