quinta-feira, 23 de abril de 2009

Parkour fica sem praça para treinos

Juliana Araujo
ju_oaraujo@hotmail.com

A obra iniciada no início do ano no campus da UFJF fez o grupo Parkour - PKJF paralisar suas atividades até que uma outra solução possa ser tomada.

Para quem deseja fazer parte do grupo Parkour Juiz de Fora – PKJF vai ter que aguardar mais alguns meses. Isso porque o grupo que despertou e trouxe o esporte para a cidade está sem lugar para os treinos. Desde de janeiro as aulas para os iniciantes estão suspensas. Com uma arquitetura considerada ideal para quem está começando, a praça era um espaço seguro para começar a praticar o Parkour. Fora do centro urbano e sem a movimentação constante de carros e pedestres, os jovens Ícaro Iasbeck, Edie Leonhart, Christian, Luciano e ´´Bola`` coordenam um grupo de mais de 30 alunos aos primeiros ensinamentos do esporte.

Para o ´´ traceur`` Ícaro, nome que se dá ao praticante do sexo masculino do Parkour, a perda da praça cívica para os treinos tem um lado bom. ´´Vamos explorar mais a cidade encontrando novos desafios``, diz ´´traceur``. Há 2 anos, treinando 4 vezes por semana no local que agora está destruído para reformas, o grupo precursor do esporte na cidade, considerava o local sua própria casa. Ambientados com os obstáculos, os jovens ficaram surpresos ao encontrarem máquinas e entulhos na área que antes faziam seus treinos. Pessoas que curtiam um futebol, vôlei, bicicleta e famílias inteiras que levavam as crianças para brincarem também estão temporariamente sem o espaço de laser. A secretaria de obras responsável pelas mudanças no campus não foi localizada para dizer o porque das modificações e o que os frenquentadores poderão esperar da nova praça.

Nenhum comentário: