domingo, 5 de outubro de 2008

Adaptação para portadores de deficiência precisa ser ampliada

Por Gênica Alexandre
genicadiplom@hotmail.com


Quem anda pelas ruas de Juiz de Fora já pode perceber algumas mudanças que facilitam a vida dos portadores de deficiência física. São placas em braile disponíveis em alguns pontos do centro da cidade, ônibus adaptados, barras de segurança, banheiros projetados. Todavia essas modificações ainda não são suficientes, já que a maioria delas estão apenas em lugares centrais e não é todo o serviço de transporte que disponibiliza acesso para os cadeirantes. Essa é a indagação da dona-de-casa Maria dos Anjos Oliveira, que desde 2002 está paraplégica, em função de um acidente de carro. De acordo com ela, a vida do portador de deficiência física poderia ser melhor, se essas alterações fossem realizadas de maneira uniforme “não é só no centro de Juiz de Fora que têm deficientes “, ressalta.

Segundo o
Departamento de Promoção da Pessoa com Deficiência, o melhor está sendo feito, mas é importante que não só os órgãos públicos tomem iniciativa, mas que as entidades privadas também façam a parte delas, já que esse tipo de ação é um bem para a sociedade. Disponível na internet, a Cartilha do Portador de Deficiência física revela que existem cerca de 500 milhões de pessoas que levam uma vida segregada em decorrência de deficiências.

Outras informações: (32) 3690 -7630 (Assessoria de Comunicação da Secretaria de Política Social)

A superação dos portadores de deficiência física também é mostrada no cinema
>> Confira a lista de filmes

Título: De Porta em Porta

Título Original: Door to Door
Direção:Steven Schachter
Gênero: Drama
País/Ano:Estados Unidos/ 2002
Duração: 91 min.
Sinopse: Bill Porter é um portador de deficiência cerebral, mas não considera isso uma deficiência de espírito. Ele realiza uma vitoriosa carreira como vendedor de porta em porta. Os clientes o tomam como exemplo de vida e ele causa grande impacto na vida deles

Título: A primeira vista
Título Original: At First Sight
País de Origem: EUA
Gênero: Romance
Tempo de Duração: 129 minutos
Ano de Lançamento: 1999
Direção: Irwin Winkler


Sinopse: Amy (Mira Sorvino) se apaixona por Virgil (Val Kilmer), homem bonito que ficou cego acidentalmente na infância. Surge uma esperança, através de um novo tratamento experimental, e Virgil é operado com sucesso. Ele recomeçará tudo de novo, aprendendo mais uma vez a enxergar a luz do dia e, quem sabe, descobrir a força do amor.

Título: Meu pé esquerdo
Direção: Jim Sheridan
Roteiro: Christy Brown (livro), Shane Connaughton, Jim Sheridan
Gênero: Biografia/Drama
Origem: Inglaterra/Irlanda
Duração: 103 minutos

Sinopse: Christy Brown (Daniel Day-Lewis) é o filho de uma pobre família irlandesa. Ele nasce com paralisia cerebral, trazendo sérias conseqüencias para os movimentos do seu corpo. Com o único movimento que tem, do seu pé esquerdo, Christy consegue se revelar como ótimo escritor e pintor. Oscar de Melhor Ator para Daniel Day-Lewis e Atriz Coadjuvante para Brenda Fricker.

Título: Reine sobre mim
Título Original: Reign Over Me
País de Origem: EUA
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 124 minutos
Ano de Lançamento: 2007
Estúdio/Distrib.: Sony Pictures
Direção: Mike Binder

Sinopse: Adam Sandler, Don Cheadle, Jada Pinkett Smith e Liv Tyler estrelam nessa emocionante história sobre Charlie Fineman (Sandler) que entrou em depressão logo após a morte de usa esposa e filhos. A vida de Charlie melhora muito depois de reencontrar por acaso um antigo amigo de faculdade, Alan Johnson (Cheadle), cja vida está dividida entre o trabalho e a família. O reencontro dos amigos fortaleceu o antigo e esquecido vínculo de amizade e os dois passaram a viver melhor emocionalmente. Bill Zwecker da TV-CBS consagra Reine Sobre Mim como "Um Filme Verdadeiramente Brilhante".

Título: Rain man
Título Original: Rain Man
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 133 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1988
Roteiro: Ronald Bass e Barry Morrow, baseado em estória de Barry Morrow

Sinopse: O jovem yuppie fica sabendo que seu pai faleceu. Eles nunca se deram bem e não se viam há vários anos, mas ele vai ao enterro e quando vai cuidar do testamento fica sabendo que herdou um Buick 1949 e as roseiras premiadas do seu pai, sendo que um "beneficiário" tinha herdado três milhões de dólares. Fica curioso em saber quem herdou aquela fortuna e descobre que foi seu irmão, que ele desconhecia a existência.

Título: O milagre de Ellen Keller
Título no Brasil: O Milagre de Anna Sullivan
Título Original: The Miracle Worker
País de Origem: EUA
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 106 minutos
Ano de Lançamento: 1962

Sinopse: A incansável tarefa de Anne Sullivan (Anne Bancroft), uma professora, ao tentar fazer com que Helen Keller (Patty Duke), uma garota cega, surda e muda, se adapte e entenda (pelo menos em parte) as coisas que a cercam. Para isto entra em confronto com os pais da menina, que sempre sentiram pena da filha e a mimaram, sem nunca terem lhe ensinado algo nem lhe tratado como qualquer criança.

Nenhum comentário: