domingo, 5 de outubro de 2008

Ensino nota zero, aluno nota zero

Por Edigar Cruz
edigazintog13@hotmail.com


Na matéria publicada sobre a queda de qualidade do ensino em Juiz de Fora para alunos de 1ª à 4ª série, nota-se a falta de preocupação com a educação em nossa cidade. Os dados são preocupantes, pois além de estar fora da meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, os modestos 4 pontos atingidos em 2005, caíram para 3,9 pontos em 2007 numa escala de zero a dez, entre a primeira e a quarta séries do ensino fundamental, ficando abaixo da rede estadual, que conquistou os 4,9 pontos.

Há sempre uma culpa e uma desculpa para tentar explicar a situação. O que ocorre é que o cartório está com fila grande de tanta gente culpada. Será que é a violência dentro das escolas que está assustando os professores e motivando-os a não ir às escolas dar aula? Será que é a falta de interesse dos alunos irem a escola aprender a ler e escrever? Ou será que é o ensino que é abaixo do esperado? Todas as opções podem fazer sentido. Os jornais mostram a realidade, mas a solução não é tão simples assim.

A avaliação é para medir a frequência do aluno na escola e se ele aprendeu o que deveria aprender. Os dados mostram que o aprendizado em português é baixíssimo e em matemática é pior ainda. Se o aluno não consegue atingir o que ele espera dentro de uma escola, é óbvio que o interesse pelo estudo vai por água abaixo, antes do aluno se interessar pelas aulas, a escola precisa motivar o interesse pela aprendizagem. Se o ensino da escola é nota zero, a tendência é que o aluno tenha nota zero. As eleições estão ai e todos os candidatos têm projetos na educação como plano de política. Algum deles está ciente do que está acontecendo? Esperamos que sim!

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