domingo, 5 de outubro de 2008

O espetáculo está armado

Por Fernanda Pinhedo
ffpinhedo@gmail.com

Já não é novidade para ninguém que quarenta de cinco dias antes de colocarmos o nosso direito de cidadão em prática, para escolhermos seja um prefeito ou vereador, a mais conhecida propaganda brasileira – a propaganda eleitoral gratuita – invade os nossos lares.

Na televisão ou no rádio, com duração de 15 segundos ou então de 5 minutos, a propaganda eleitoral se transforma no palco principal para os candidatos a político. E nesse palco, os temas mais polêmicos, como saúde, educação e emprego, são interpretados e apresentados como o mais belo espetáculo.

Mas será que esse espetáculo impressiona a todos? E a interpretação é convincente?
Obviamente que a respostas para essas e outras perguntas, podem ser obtidas através de uma pequena análise dos candidatos eleitos na última eleição.

Em uma análise mais otimista, o número de pessoas que não se encantam com tal apresentação aumenta a cada ano. As mesmas, não apreciam as “musiquinhas” e as rimas apresentadas. E melhor, são conscientes da falsa interpretação. Mas, logo em seguida, diante das séries de declarações dos políticos e dos candidatos a políticos, é possível concluir que ainda são muitos os que apreciam o espetáculo.

Então, o que resta a nós, os não apreciadores? Esperar, e ter esperança que isso um dia irá mudar? Ou através do voto impor que precisamos de políticos de caráter e não atores baratos. A decisão cabe a cada um de nós.

Nenhum comentário: