domingo, 5 de outubro de 2008

União entre Engenharia de Telecomunicações e Sistemas de Informação promove

por Júlia Fernandes
ju_fernandes_@hotmail.com

Entre os dias 8 a 12 de setembro foram realizadas a 18ªSemana de Sistemas de Informação e I Semana de Engenharia de Telecomunicações do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Apesar das denominações diferentes, os coordenadores dos dois cursos organizaram um único evento com palestras, maratona, oficinas e atividades comuns às estas graduações que possuem muitas “afinidades”.

Os tópicos abordados nas palestras buscaram uma abrangência maior para que os futuros engenheiros de telecomunicações e bacharéis em sistemas de informações pudessem estabelecer uma convergência temática.

Além disso, a programação contou com um “quiz” game, em que durante toda a semana os alunos dos cursos envolvidos puderam participar de um jogo de perguntas e respostas dividido em rodadas de 20 questões por dia, respondidas por meio do espaço do aluno no site da instituição de ensino.

3ª Maratona de Programação do CES/JF

Baseada nos moldes da Sociedade Brasileira de Computação, a Maratona de Programação do CES/JF consistiu em uma competição com equipes de 2 ou 3 alunos, que resolveram problemas de programação em um determinado tempo, podendo ser usadas as linguagens operacionais Pascal, C, C++ ou Java.

A competição contou com a participação de 26 alunos, divididos em 10 equipes. A equipe vencedora foi a “Atombittus Indicium”, composta pelos alunos do 4º período de Sistemas de Informação. A equipe “Eclipse” se classificou em quarto lugar e marcou a primeira participação de alunos da Engenharia de Telecomunicações no podium.

Segundo o professor Wander Gaspar, que é idealizador do projeto, esta iniciativa é muito importante para os estudantes. “Para o aluno é importante porque traz aprendizado de trabalho em grupo e ele tem que dividir tarefas. A gente procura fazer com que eles se preparem e estudem para que seja produtivo. A nossa idéia é tirar dessa maratona a equipe que se destacou para representar a instituição em um evento nacional.”, disse Gaspar.

TV Digital
Na terça-feira, dia 9 de setembro foi apresentada a palestra “A TV Digital no Brasil se faz com Ginga”, proferida pelo professor Romualdo Costa que participou do grupo que desenvolveu um novo protocolo para a TV Digital.

Com um título irreverente e ambíguo, na verdade a apresentação se refere ao software Ginga, criado por um consórcio entre duas universidades: PUC-Rio e Universidade Federal da Paraíba que inventaram este sistema para a aplicação de ações interativas na TV Digital, como o processo de compras e comércio eletrônico por exemplo.

Para o palestrante Romualdo Costa, o significado de Ginga pode ser aplicado a diversos fatores. “Ginga é a representação da cultura brasileira, no samba, no futebol, na malandragem Representa também um pouco da luta que nós tivemos que não foi só tecnológica, mas política. Com jeito, a gente tem que contornar certos obstáculos”, disse Romualdo, que durante a explanação do tema ainda realizou a demonstração in loco do novo sistema.


Balanços e Futuro
A semana integrada dos cursos de Engenharia de Telecomunicações e Sistemas de Informações, foi gratuita para os alunos do CES/JF e teve um público estimado em 400 pessoas por dia participando das palestras.

Para o aluno de Engenharia de Telecomunicações, Rafael Macedo, esta iniciativa foi positiva para o curso. “Essa é a primeira semana de Engenharia de Telecomunicações. As palestras eram em soltas, em dias diferentes. Agora está tudo junto em uma semana, é melhor para nós!”, disse o estudante.

E para 2009, os organizadores do evento já fazem planos para melhorar a estrutura desta semana integrada. “Existe a intenção das duas coordenações e da comissão organizadora do evento de promoverem em conjunto para o ano que vem uma semana mais abrangente e com a apresentação de posteres, trabalhos e artigos acadêmicos”, informou o professor Allan Fonseca que acompanhou toda a elaboração e execução do evento.

Nenhum comentário: