domingo, 5 de outubro de 2008

Consumismo se torna um dos maiores problemas da atualidade

Por Nicole Costa
nicolemcosta@gmail.com


Consumir significa adquirir somente mercadorias para a satisfação das necessidades humanas. Mas, o que estamos vendo hoje é uma prática muito diferente do consumo natural das pessoas, provocado na maioria das vezes pela mídia e pelo marketing.


O consumismo se caracteriza pela compra de bens e serviços desnecessários e supérfluos. Resumindo, é o ato de comprar compulsivamente. O foco da necessidade real do objeto se desloca para o desejo e o impulso. Assim, na maioria das vezes um produto é comprado não por necessidade, mas sim porque desejamos e queremos mais que o produto em si, mas adquirir o valor agregado nele.


Psicólogos explicam que as pessoas ansiosas e que se sentem sozinhas tendem a se transformar em pessoas consumistas, buscando nos produtos algo que as confortem. Em alguns casos o consumismo pode se tornar até uma doença, fazendo com que a pessoa só se sinta bem comprando objetos.


A pedagoga Rita Mendonça, conta que mudar seus hábitos foi a melhor coisa que fez, pois o consumismo exagerado já estava afetando suas contas. “Eu não podia entrar em um shopping que tinha que comprar algo, quando via uma liquidação então, não tinha jeito tinha que comprar, colocar a cabeça no lugar e mudar foi o melhor que eu fiz”, conta Rita que para mudar seus hábitos chegou até evitar ir a shoppings e lojas.


Para os consumistas como Rita Mendonça, o ideal é ter organização financeira, com um controle de quanto se ganha e quanto se gasta, para que o consumismo não se transforme em um problema maior ainda. Em todo caso, a ajuda psicológica também é uma boa saída.
Mulheres são as mais consumistas


Roupas, brincos, sapatos e produtos de beleza, já está mais que provado que tudo isso faz mais parte do mundo feminino. As mulheres parecem se fascinar mais com o mundo do consumo. É muito mais comum, encontrarmos nas ruas as mulheres fazendo compras do que os homens.
Em sua maioria, o sexo feminino apresenta maior compulsão pela compra, isso é explicado pelo fato de serem mais frágeis e fáceis de atingir pelo marketing. A publicitária Sarah Daibert explica que atualmente as mulheres são os filtros decisores de compra, ou seja, elas são quem compram ou pelo menos quem influenciam diretamente na compra. “O apelo da publicidade hoje se dá por valores e sentimentos agregados ao produto, criando um vínculo emocional e de confiança com os consumidores. Essa sensibilidade é melhor percebida e apreendida pelo público feminino” conta Sarah.


Outro detalhe importante é que as mulheres parecem mais atentas às novidades do mercado, e apesar de consumidoras, elas pensam bem mais na relação custo-benefício dos produtos que os homens.


Consumismo Precoce
O consumismo está começando mais cedo. Não é mais comum só ver pessoas adultas viciadas em compras. Jovens e crianças estão consumindo cada vez mais.


Crianças são mais suscetíveis aos apelos da mídia e quando não são brecadas pelos pais se tornam consumidores exagerados de produtos e serviços.


Os produtos ofertados para a classe infantil crescem cada vez mais e estão mais atraentes, com o uso de personagens infantis e artistas. Além disso, a TV e a Internet são grandes companheiras das crianças, e os pais, que na maioria das vezes, estão fora de casa, não conseguem controlar deixando-os abertos aos apelos dos anunciantes.


Em muitos casos, os pais têm grande parcela de culpa pelo exagero de seus filhos, que os vêem comprando sem parar e acabam imitando. As crianças mais novas, não conseguem ainda diferenciar o que é necessário do que é supérfluo, é nessa hora que os pais devem agir explicando o que é realmente importante e evitando que no futuro essa criança se torne consumista, os pais então, devem sempre ser os exemplos para os seus filhos.


Consumidores ou consumistas
Conversamos com várias pessoas para saber 7 itens indispensáveis para o dia-a-dia. Parece que o consumismo está realmente mais presente no cotidiano das pessoas do que pensávamos, afinal aproximadamente 5 entre os 7 itens relacionados são dispensáveis para a vida humana.


A Internet foi um dos ítens que apareceu com a maior frequência entre os entrevistados, enquanto detalhes básicos como comer e dormir parecem ter sido esquecidos. Confira alguns exemplos:




Rafael Santos, 18 anos
1- Internet
2- Amigos

3- Comprar roupas
4- Festas
5- Família
6- Viajar
7- Televisão

Camila Venzel, 24 anos

1-Família
2-Faculdade
3- Creme de Corpo
4- Roupa
5-Batom
6-Secador
7- Creme para Cabelos

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