domingo, 14 de setembro de 2008

7ª edição do Festival Primeiro Plano de Cinema traz novidades

por Júlia Fernandes
ju_fernandes_@hotmail.com

Entre os dias 27 de outubro e 2 de novembro será realizado o 7º Festival de Cinema de Juiz de Fora – Primeiro Plano, que neste ano contou com cerca 260 inscrições de participantes de todo o país para as mostras competitivas.

O festival que é organizado pelo Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais Luzes da Cidade, desde 2002, tem o objetivo de promover e apoiar as primeiras produções de diretores da Zona Mata e dos demais estados do país.

A Mostra Competitiva Nacional é voltada para cineastas estreantes e obras feitas em película em bitolas de 16 e 35 mm ou em formato digital, com duração de 30 minutos no máximo e concorrem as categorias de Melhor Filme; Direção; Roteiro; Fotografia; Concepção Sonora; Montagem; Direção Arte; Trilha Musical; Ator; Atriz e Melhor Curta pelo Júri Popular.

Já para a Mostra Competitiva Regional, os requisitos são os mesmos da primeira, mas é preciso que o inscrito resida em Juiz de Fora e este concorre ao Melhor Curta pelo Júri Popular.

Curtas Universitários

A novidade deste ano dentro da Mostra Competitiva Regional, é o prêmio Incentivo Primeiro Plano, destinado aos curtas universitários.

O vencedor receberá R$5.000,00 para serem empregados na execução de um curta de 10 minutos.

O estudante Felipe Panisset que estuda no 6º período de Jornalismo do CES/JF, se inscreveu nesta categoria com o curta “Carta para você”, desenvolvido durante as aulas de cinema da faculdade e aguarda os resultados. “Se eu for selecionado, eu ficarei muito feliz”, informou o estudante.

Um grande festival

Além das mostras competitivas, o festival também abre espaço para uma tenda no Parque Halfeld, debates, discussão, oficinas, mostras paralelas para escolas,homenagens e exibição de longas gratuitamente.

Segundo um dos produtores do evento, Carlos Pernisa Júnior, a programação ainda não foi fechada, mas os participantes podem esperar uma estrutura.mais próxima do ano anterior, com atividades durante todo o dia.

Segundo ele, a idéia de exibir a primeira obra é para que os filmes tenham uma vida maior e sejam reconhecidos. “Nós já tivemos filmes que concorreram aqui e depois foram para Cannes”, disse o produtor.

Nenhum comentário: