domingo, 14 de setembro de 2008

CES/JF promove II Congresso de Letras

por Silmar Glanzmann


O Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – CESJF irá realizar de 22 a 26 de setembro, o II Congresso de Letras. O evento irá contar com a participação de pesquisadores e professores de várias universidades. Será realizado no Campus Academia de Comércio, com a coordenação da Profª Ms. Luciana Netto de Sales, coordenadora do curso de letras, e a Profª Dra. Nícea Helena Nogueira, coordenadora do Mestrado de letras.

O tema do congresso é “Relações Lingüísticas e Representações Literárias na Contemporaneidade”. Segundo Luciana (foto), foi escolhido um tema amplo para propiciar a exploração de várias áreas e uma maior participação de alunos e professores.

A coordenadora afirma que o congresso é um grande evento acadêmico, importante para a instituição, onde será possível a integração da graduação, mestrado e a vinda para o CES de participantes de várias partes do país.

Na programação do evento, as participações de
Simone Hashicuti da UNICAMP e de Claúdia Roncaratti da Universidade Federal Fluminense.


Destaque para o centenário de Machado de Assis

Um dos autores que estará em foco no II Congresso de Letras é Machado
de Assis. Jornalista, cronista, contista, romancista, poeta e teatrólogo. Machado é considerado um dos mais importantes nomes da literatura brasileira. O escritor e jornalista, Luis Ruffato, especialista na obra de Machado de Assis, será responsável pela conferência de encerramento do congresso.


Como se inscrever

As inscrições estão sendo feitas somente pelo site. O preço das inscrições varia de R$12,00 a R$30,00. Mais informações no site
www.cesjf.br/congressoletras2008.

Os contatos podem ser feitos pelos telefones (32) 2102-6011 e (32) 2102-6020 ou pelo e-mail
congressodeletras@cesjf.br.



A palavra do aluno
Heloana Cardoso, aluna do 4º período de letras do CES/JF, fala sobre o congresso:

Super PanópticoQual a sua expectativa para o II Congresso de Letras do CES/JF?
Heloana Cardoso - Estou no 4º período de Letras, licenciatura plena em língua portuguesa e respectivas literaturas. Penso que não só eu, mas também todos meus companheiros estão esperando um Congresso tão bom quanto o do ano passado, em particular, a homenagem aos cem anos sem Machado de Assis é um atrativo especial, até porque estou estudando justamente o período em que o referido autor participou do cenário literário em vida e com certeza o Congresso enriquecerá meu 4º período.

Super PanópticoQual a importância da realização deste evento no CES?
Heloana - É de fundamental importância para a vida acadêmica de qualquer aluno participar de eventos como esse. A instituição, nesse sentido nos ajuda muito. Além de baixos custos (uma vez que participar de Congressos e similares em outras cidades é por demais dispendioso) ainda podemos nos ausentar das aulas sem prejuízo do aprendizado, pois as aulas são substituídas pelas palestras e isso não ocorre se formos participar de eventos em outra instituição.
Outro benefício que ainda podemos citar é o incentivo à produção científica com a abertura de espaço para comunicações, isso enriquece nosso currículo acadêmico. Por todos esses motivos, o Congresso faz toda a diferença e mostra que nossa coordenação está antenada nas exigências do mercado e na qualidade de ensino.

Super PanópticoQual assunto de maior interesse para você no congresso?
Heloana - Estou muito empolgada com as palestras sobre Machado de Assis, não que as outras não sejam interessantes, aliás, a programação está muito boa, entretanto estou estudando a época em que Machado participou da produção literária e acho que o Congresso vai ser um diferencial.

Nenhum comentário: