domingo, 14 de setembro de 2008

Vacinação contra a rubéola continua até o dia 12 de setembro

por Manoel de Lélis



Durante o período de vacinação contra a rubéola, na Unidade Básica de Saúde Centro Sul, apenas um número reduzido de pessoas procurou o posto para se imunizar contra a doença (Foto). A meta é vacinar 95% de pessoas, afirmou a chefe do departamento de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde Saneamento e Desenvolvimento Ambiental (SSSDA), Viviane Lúcia Carneiro. Até às 17 horas, dessa sexta-feira, foram vacinados 26,2% de pessoas nos vários postos em Juiz de Fora, de acordo com a assessoria de imprensa da SSSDA.


O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que toda a população pode acompanhar em tempo real como está a vacinação no Brasil e em seu município, acessando ao site
www.brasillivredarubeola.com.br . Segundo o Ministério da Saúde, em 2007, cerca de 70% dos casos de rubéola atingiram a população masculina para cada mulher vacinada, por isso a importância de os homens também se vacinarem, para evitar transmitir a rubéola.

Síndrome da Rubéola Congênita

A Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) ocorre com mulheres gestantes que não foram vacinadas contra o vírus, principalmente nos três primeiros meses de gestação.
As principais manifestações da (SRC) são deficiência auditiva (surdez) doença cardíaca, (cardiopatia congênita), catarata, retinopatia (doença da retina - nos olhos), microcefalia (diminuição do tamanho do cérebro da criança), e atraso do desenvolvimento neuromotor.


“Se a gestante contraiu o vírus da rubéola quando o feto estava desenvolvendo mais o cérebro, a lesão será mais cerebral. E, se o feto estava desenvolvendo mais o coração, a alteração deverá ser maior nesse órgão e assim por diante”, disse o pediatra Mário Novaes.

Nenhum comentário: