domingo, 14 de setembro de 2008

Chamada de artigos para a Revista do CES

Por Alessandra Dessupoio
aledessupoio@gmail.com

O Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, em sua política de incentivar reflexões acadêmicas e desenvolver seu programa de iniciação científica, vem publicando o seu periódico Ces Revista. Trata-se de uma revista anual multidisciplinar, que possui uma versão impressa e uma online, disponibilizada no site da instituição. O material a ser submetido, na forma de artigo científico será examinado por dois avaliadores da área do artigo, que avaliarão o trabalho apresentado. Poderão enviar à Comissão Editorial do Ces Revista os trabalhos de alunos de graduação, pós-graduação e professores da instituição para participar da edição do volume 22 .

O material deve seguir as regras da ABNT. Esta chamada de artigo encerra-se no dia 22 de setembro. Os trabalhos deverão ser enviados pelo correio, ou entregues pessoalmente para o endereço Campus Academia, sala 128, Rua Halfeld,1179, Juiz de Fora.

Como escrever um artigo científico

Um bom artigo científico deve ser escrito com clareza e fluência, de tal forma que o leitor sinta interessado em sua leitura e seja capaz de entender o conteúdo. È necessário que o artigo apresente adequadamente os objetivos, a metodologia utilizada e os resultados obtidos.

Hoje em dia encontramos uma grande parte de artigos recusados para a publicação devido a má qualidade de apresentação. Muitas vezes eles possuem excesso de páginas, tabelas e gráficos mal feitos e ausência de conclusões precisas. Para elaborar um artigo com qualidade é necessário uma boa organização na apresentação dos objetivos, fatos e conclusões. É importante tomar cuidado com a ortografia e a gramática, para que o leitor não tenha problemas em entender o que você pretende dizer. Algumas dicas de livros que ajudam na elaboração de um artigo, Apresentação de trabalhos acadêmicos de José Maria da Silva e Fundamentos da metodologia científica de Marina de Andrade Marconi.

Nenhum comentário: