terça-feira, 16 de setembro de 2008

Bombeiros alertam sobre risco de incêndio na vegetação

por Sabrina Paulino

Na época da seca os riscos de incêndios na vegetação podem aumentar, e os motivos são variados. segundo as estatísticas da assessoria do 4º Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora, esse número tem reduzido em juiz de fora. Todo ano são feitas campanhas de conscientização para que a população tome ciência da importância da prevenção de acidentes. Os casos mais comuns de incêndios nestes períodos são causados por descuidos como deixar fogo aceso em acampamentos, velas em rituais religiosos e queimadas provocadas por agricultores para o plantio. Estas práticas são arbitrárias, podendo, inclusive, serem passíveis de multa. Em Agosto, de 2007, o 4º Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora registrou 204 ocorrências de incêndio. Este ano, no mesmo período, o número caiu para 127, o que mostra como o trabalho preventivo reduz os casos.
O corpo de bombeiros ressalta ainda que a prioridade nos atendimentos são para os locais onde há maiores riscos de vítimas. Em geral, hoje, em Juiz de Fora, todas as chamadas para o 193 são atendidas.

Incêndio ou queimada?
Há diferenças entre incêndio e queimada. O fogo controlado, utilizado, por exemplo, na limpeza de terrenos, é caracterizado como queimada. Em contrapartida, quando há um descontrole nas chamas, não sendo possível contê-las, o nome correto para este tipo de cenário é incêndio. Para realizar queimadas, é necessário autorização do IBAMA. Para o Sargento da Quarta Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito, Ricardo Valle Caetano, “é necessário procurar informações antes de efetuar esta prática para a segurança de todos” - explica.

Um comentário:

Ricardo Bedendo disse...

Parabéns a todos os alunos e à professora Sara pela iniciativa de abrir mais este espaço para a produção de um jornalismo sério e com responsabilidade social. É um exemplo de como a tecnologia, quando bem utilizada, atua como suporte valioso para a administração de informações e, principalmente, para a construção de um sistema eficiente de comunicação. Vocês deixam mais uma marca registrada no curso de Comunicação Social e no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora!
Abraços
Ricardo Bedendo
coordenador interino do curso de Comunicação Social CES/JF