domingo, 14 de setembro de 2008

O reflexo das avaliações do MEC no mercado de trabalho

por Natália Mancio
nataliamanciojorn@gmail.com

O
Ministério da Educação divulgou, dia 29 de abril, notas do ENADE e os conceitos atribuídos aos centros de ensino do país. Essa notícia ainda repercute no meio acadêmico. Porém, para alguns alunos, o principal receio é o impacto dessa notícia no mercado de trabalho. Afinal, a maior preocupação dos universitários é a realidade após a faculdade.

A pedagoga Suellen de Almeida garante que as avaliações são válidas, mas o que realmente conta na hora de conseguir um emprego é a experiência e a força de vontade de cada profissional. Força essa que de acordo com ela, deve superar qualquer avaliação ou reconhecimento “o próprio mercado seleciona os bons profissionais”.

A editora Gilze Bara acredita que as avaliações ajudam as instituições a acertar os erros e se adequar às normas, porém afirma que na hora de contratar um bom profissional não leva muito em consideração as notas obtidas pela instituição de formação e sim o talento e a vontade de trabalhar.

Quando o assunto é a vida, tudo muda

Não são todos os profissionais que podem se preocupar apenas com própria competência para arrumar um emprego depois de se formar. As notas das faculdades da área de saúde (veja no box) preocupam os empregadores.

A responsável técnica da Casa de Saúde Esperança, Marília Silva, conta que a contratação de profissionais despreparados pode custar principalmente na área da saúde a vida de alguém. De acordo com a enfermeira todos os anos milhares de profissionais se formam, sem nunca terem vivido a realidade dos hospitais. Para ela “as faculdades precisam se adaptar às normas e terem noção que a responsabilidade de formar novos médicos, enfermeiros competentes depende muito da instituição”.

Notas das faculdades de Juiz de Fora
Universidade Federal de Juiz de Fora
Medicina 4

Universidade Presidente Antônio Carlos
Medicina 2

Universidade Salgado de Oliveira (Universo)
Enfermagem 2

Universidade Estácio de Sá
Enfermagem 2

Centro de Ensino Superior
Fonoaudiologia 5

Nenhum comentário: