domingo, 14 de setembro de 2008

Pena que o Tempo Passou



por Danielle Lorandi

Na década de 70, torcer pelo futebol brasileiro, para o governo, era sinônimo de aceitação da ditadura militar imposta naquele tempo. Para alguns jornalistas, a inesquecível campanha da seleção de Pelé, Rivelino, Jairzinho e muitos outros é o resultado da vitória da opressão sobre a submissão de um povo que torcia pra o melhor futebol do mundo.

A imprensa nesse período sofreu por ver a paixão nacional se tornar a principal arma de um governo alienador e antidemocrático. Muitos jornalistas alegavam que não torciam pela seleção, porque sabiam que as vitórias seria um triunfo para os governistas. Tudo que era vitorioso e trazia benefícios para o país, o governo aproveitava e se responsabilizava pelas glorias e o progresso que atingiam.

Estas Olimpíadas relembraram justamente a contradição de como se torcer nos tempos de hoje com os de antigamente. Em 70, a vontade de ver aos jogos e de torcer era quase oprimida, por se achar que agindo dessa forma, o torcedor apoiava a ditadura. Hoje em dia, temos toda liberdade de acompanhar e torcer, porem o que foi apresentado nos jogos Olímpicos, não dava nem vontade de assistir.

Se a Olimpíada foi marcada pela sua grandeza com todos os parques esportivos que foram construídos, acirradas competições com mais de quarenta quebras de recordes mundiais, para o futebol brasileiro foi desanimador e frustrante. Um time apático, sem garra e principalmente sem brilho, essas são as novas características que ofuscam o velho futebol brasileiro. O certo é que, mesmo não sendo a seleção principal, este time castigou os gramados chineses. Só teve jogo ruim de ver. Mesmo invicto até as semifinais contra a Argentina, o Brasil não demonstrou em toda competição, um futebol conciso e com méritos de um inédito Ouro.

Triste foi ver a seleção feminina que de tanta garra se embaralhou nas próprias pernas, que de tanta vontade de vencer, perdia os gols mais claros, que de tanto brilho, tornou a medalha de prata o mais reluzente ouro.

Nenhum comentário: