domingo, 14 de setembro de 2008

Previsão traz chuva para a tarde de sábado

Por Carolinne Rodrigues
carolfrod@hotmail.com

No último sábado, dia 23, algumas pancadas de chuva caíram sobre Juiz de Fora, mas não fizeram jus ao céu escuro e totalmente encoberto que se via na cidade. O volume de água registrado foi muito baixo, cerca de 0,4 milímetros. Esse valor é definido como garoa pelo 5° Distrito de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia em Belo Horizonte, que só considera como chuva volumes a partir de 5 milímetros.

Seguindo esse índice, desde o dia 25 de junho não se chove em Juiz de Fora. O ar seco e a estiagem trazem uma série de conseqüências negativas, como o aumento de queimadas, problemas respiratórios e dificuldades na agricultura. A baixa umidade relativa do ar também contribui para o aumento da sensação de calor e desconforto entre a população.

Mas a previsão é que esse período de estiagem chegue ao fim. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, uma frente fria se aproxima e em função da evolução desse quadro, deve haver chuva na tarde de sábado em Juiz de Fora, no restante da zona da mata e no centro sul do estado.

Doenças se agravam no período de seca
A baixa umidade do ar, comum no período de estiagem, o calor e a poeira representam um verdadeiro tormento para aqueles que sofrem de doenças respiratórias como rinite, asma, gripe e sinusite, por exemplo. Outras doenças de grande incidência durante o clima seco são diarréias viróticas, viroses e doenças de pele.
Espirros freqüentes, coceira na garganta, no nariz e coriza são alguns dos sintomas agravados durante períodos sem chuva. Segundo a pediatra e alergista Rosângela Carvalho, o problema começa com a respiração. O oxigênio entra mais seco no corpo humano e requer um esforço maior para sua chegada até o pulmão, o que pode desencadear reações alérgicas.

Para prevenir ou minimizar os efeitos dessas doenças agravadas em períodos sem chuva, alguns cuidados devem ser tomados:

• Evitar ter em casa tapetes, cortinas e bichos de pelúcia;
• Manter sempre limpas persianas e objetos de decoração;
• Evitar o uso de vassoura. Deve-se usar aspirador e pano úmido;
• Ingerir bastante líquido;
• Não fumar e evitar estar perto de fumantes;
• Privilegiar ambientes arejados;
• Tomar sol em horários em que os raios estiverem mais fracos;
• Usar creme hidratante com a pele limpa, para evitar lesões, já que a área fica bem mais vulnerável nessa época;
• Moderar nos exercícios físicos, pois a seca reduz a capacidade do corpo para a prática de atividades;

Rosângela ressalta outra dica valiosa. “Para minimizar as crises alérgicas, coloque, no quarto, antes de dormir, uma bacia de grande diâmetro, cheia de água. Ela ajuda a aumentar a umidade do ar, diminuindo o ar seco que entra por nosso nariz.”

Nenhum comentário: