domingo, 14 de setembro de 2008

Boa imagem para o mundo

por Amanda Guimarães

Uma ampla infra-estrutura foi montada para receber milhares de turistas e atletas dos cinco continentes para a Olimpíada em Pequim .Mas por trás disso tudo, há uma nação que sofre com as atitudes arbitrárias e violentas das autoridades e com o abismo social de um país cheio de contradições econômicas, sociais, políticas e religiosas. O povo chinês vem pagando um alto preço para ser anfitrião dos Jogos Olímpicos e transmitir uma boa imagem para o mundo. Para passar a imagem de nação civilizada, o governo deteve mendigos, camelôs e moradores de rua. Muitas dessas pessoas permanecem presas ou foram enviadas para campos de trabalhos forçados.O evento esportivo mais importante do planeta,deverá ser sinônimo de superação e tolerância entre os povos. Para a psicóloga Laura Campos “A coisa mais importante nos Jogos Olímpicos não é vencer, mas participar,o atleta deve sentir a luta,os momentos ”.




Olimpíadas de 1936: Hitler e uma nova era



A história dos Jogos das olimpíadas em 1936,realizadas em Berlim é extremamente importante e não deve ser esquecida e nem reduzida. Até os Jogos de Berlim, os países não demonstravam muito interesse para o valor político dos jogos. Foram organizadas com um cuidado inigualável em toda a história do esporte. Os nazistas pretendiam mostrar nos jogos que pertenciam a uma raça superior,pensavam que iriam ganhar o maior número de medalhas. Os Jogos Olímpicos de Berlim praticamente foram reduzidos a dois homens: Jesse Owens e Adolf Hitler. As Olimpíadas de 1936 foram mais complexas do que se pode imaginar. Foi a primeira da história com o objetivo de se propagar uma ideologia política. Alemanha fez de tudo para impressionar. Assim, pela primeira vez, as olimpíadas se transformaram num evento político. O espírito esportivo tomou conta do país. Os alemães ficaram orgulhosos de seu país com o evento. Eles recuperaram a auto-estima de derrotados da Primeira Guerra. Seu país era grande novamente. A conquista do primeiro lugar no quadro de medalhas geral foi importante para mostrar ao mundo e aos alemães o início de uma nova era. Uma era em que eles estavam prontos para serem respeitados. Por bem ou por mal.



Professor de Geografia Política revela que existem interesses econômicos,étnicos e religiosos



Segundo o coordenador e professor de Geografia Política Danilo Marcos Teixeira, os jogos se transformaram em uma grande oportunidade de mostrar ao mundo as mudanças internas, principalmente após o fim da URSS.O coordenador acredita no valor do esporte,afirma que é a força da juventude, e que é altamente político .De acordo com Danilo, não podemos entrar na propaganda americana que é anti-China(sua rival geopolítica).‘‘Os americanos são os maiores assassinos do planeta, são responsáveis pela maioria das armas de destruição em massa e, jamais, poderão usar esses acontecimentos como propaganda. A morte do policial foi ocasional’’,disse Danilo Marcos. O professor acrescenta que a Rússia e Geórgia estão em conflito e que as regiões separatistas da ex-URSS, se transformaram em um verdadeiro barril de pólvora.‘‘Existem motivos religiosos, étnicos, econômicos(petróleo, carvão etc).A região do Cáucaso será em pouco tempo, o 'Novo Oriente Médio',falou o coordenador. Danilo disse que é muito importante mostrar para a população que o real conflito é de poder, é de soberania territorial,ele lembra que geógrafo alemão Ratzel, afirmava que o país necessita de constantes provas da sua força e capacidade de sobreviver em conflito, com isso não pode fraquejar e nem permitir que outras potências ou pretensas potências, veja fraquezas em suas atitudes. A conquista do Cáucaso ou de qualquer outra área significa o domínio sobre o 'espaço vital'.

Nenhum comentário: