domingo, 14 de setembro de 2008

Aumenta o número de reprovados no exame de direção

por Karla Fernandes



Todos os dias em Juiz de Fora, um grande número de pessoas se matricula em auto-escolas para conseguir a tão sonhada Carteira Nacional de Habilitação. Sendo para o lazer, ou mesmo para manter um emprego, o fato é que junto com as matrículas, cresce também o número de reprovados no exame, chegando a 53%, segundo dados do Detran/MG, que registrou nesse primeiro semestre de 2008 a aprovação de apenas 43% dos candidatos.


Segundo a assessoria da Delegacia de Trânsito da cidade, são realizados apenas 170 exames por dia de banca. No período de um mês, existem aproximadamente 11 bancas para exame de direção e quatro para os de legislação, chegando a três mil mensais, se somadas as duas modalidades.


A assessoria afirma que o motivo pelo qual o número de aprovações é inferior, se deve muitas vezes pelo nervosismo dos candidatos, que acabam ficando desatentos e com isso, mais propensos à reprovação.


Vencidos pela ansiedade

De acordo com Anderson Botelho, diretor de auto-escola, o maior motivo pelo alto índice de reprovação é o fato das pessoas se matricularem apenas para as aulas obrigatórias. “Acho que algumas pessoas fazem apenas 15 aulas por não terem condições de pagar. A maioria não ultrapassa o número exigido simplesmente pela ansiedade em conseguir a carteira, aí junta o despreparo com o nervosismo e fica praticamente impossível passar na primeira tentativa”.
O estudante Sérgio Toledo, de 25 anos, diz entender bem o que é ficar nervoso na hora do exame. “Só consegui passar na 11ª vez. Eu tinha certeza que sabia dirigir, mas tremia tanto na hora que o examinador começava a me avaliar que acabava fazendo tudo errado”.

Nenhum comentário: