domingo, 14 de setembro de 2008

Campanha contra rubéola tem como meta vacinar aproximadamente 245 mil pessoas em JF

Camila Venzel
camilavenzel@hotmail.com

A Secretaria de Saúde Saneamento e Desenvolvimento Ambiental (SSSDA) tem como objetivo esse ano vacinar 244.910 mil pessoas contra a rubéola. Desde o dia 09 de agosto todos os postos de saúde de Juiz de Fora estão oferecendo a imunização. Segundo a coordenadora de Imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Juiz de Fora Maristela Batista, essa campanha tem a intenção de erradicar a doença no Brasil. Ela disse ainda que a vacina é duradoura, mas que algumas pessoas não criam os anticorpos contra a doença. Por esse motivo quem já vacinou pode repetir a dose já que não faz mal algum.

Homens e mulheres entre 12 e 39 anos tem até dia 13 de setembro para se imunizarem. Maristela Batista lembra que mulheres grávidas e pessoas portadoras do vírus HIV não podem vacinar.

A campanha engloba também a vacinação contra a paralisia infantil. Crianças de até cinco anos que ainda não se vacinaram podem ir a qualquer posto de saúde para receber a imunização.

Conheça as doenças

A rubéola é uma doença causada por vírus é transmitida pelas vias orais. Os principais sintomas são manchas avermelhadas pelo corpo. A forma mais grave da doença é a transmissão da mãe para o feto, pois pode causar malformações como surdez e problemas visuais.

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença contagiosa causada por um vírus que é transmitido através de um portador da pólio ou fezes humanas. A doença é mais comum em crianças de até 5 anos e os sintomas iniciais são febre, náuseas, vômitos e dor abdominal. O vírus atinge diretamente o sistema nervoso da criança, deixando seqüelas como a paralisação dos braços e das pernas.

Nenhum comentário: