domingo, 14 de setembro de 2008

A diferença entre informação e sabedoria

por Bruno Moraes
brunomoraesfotos@yahoo.com.br

Existe um paralelo entre os avanços tecnológicos na mídia e o acesso à informação por parte das pessoas. Quanto maior é facilidade em se informar, menor é a bagagem cultural de quem se informa. Antigamente a notícia era escassa. O acesso à cultura era difícil. Porém, as pessoas eram mais cultas. Na sociedade atual, este processo se inverteu, pois o surgimento de novas mídias agravou um problema comum entre as pessoas: a preguiça.

É inegável que os avanços tecnológicos são benéficos. A informação chega em segundos após os acontecimentos, e vem acompanhada de uma bagagem gigantesca: depoimentos em áudio e vídeo, imagens dos acontecimentos em tempo real, textos publicados na internet em questão de segundos, que garantem um rápido e prático acesso. Mas é justamente por essa praticidade que as pessoas trocaram a busca pelo conhecimento por uma informação superficial, já que não se permitem perder algumas horas do seu dia aprimorando seus conhecimentos culturais e mundanos.

De acordo com pesquisa feita pela Agência Brasil, o brasileiro lê, em média, 4,7 livros por ano. E essa média tende a diminuir, pois cada vez mais o acesso à informação se torna mais fácil. E nessa busca por velocidade, a má qualidade das publicações acaba se tornando um agravante, levando em conta que jornalistas incultos permeiam as faculdades e editorias. E lamentavelmente, observamos que em uma sociedade tecnologicamente evoluída, o nível intelectual das pessoas é contrário à modernização.

Nenhum comentário: