domingo, 14 de setembro de 2008

'Há um 68 dentro de 2008'

Por Gênica Alexandre
genicadiplom@hotmail.com

Pela quarta vez em Juiz de Fora, o projeto TIM Estado de Minas Grandes Escritores trouxe para uma palestra, no último dia 11, o Jornalista e escritor Zuenir Ventura, que também é o homenageado dessa edição. Zuenir aproveitou a ocasião para lançar seu livro, 1968 – o ano que não terminou.

Num bate-papo com a platéia, o escritor falou de sua vida, obras, ditadura e drogas . Ele ainda ressaltou que a juventude de hoje é a mesma da década de 60, sofre os mesmos esteriótipos, porém tem perspectivas diferentes, principalmente quando o assunto é política “o jovem hoje olha o quadro político e tem um desencanto, diferente da minha geração que tinha um inimigo muito presente – a ditadura.”

O escritor definiu a atualidade como sendo tecnológica, mas criticou a dependência que as pessoas tem pelos meios digitais “não devemos ser escravos da tecnologia, pois ela existe para nos servir.” Segundo ele, esse projeto é importante porque as pessoas reagem de forma positiva à leitura “saio daqui enriquecido, levo muito mais do que trouxe, é dessa forma que se seduz o leitor,” concluiu.

Zuenir Ventura – sobre a vida do autor



TIM Estado de Minas Grandes Escritores


O TIM Grandes Escritores tem como objetivo incentivar a descoberta da leitura e o
conhecimento da vida e da obra de grandes nomes da Literatura Brasileira. Coordenado por Marcelo Andrade, o programa leva grandes escritores brasileiros às cidades participantes, promovendo o encontro com o público através de palestras. É um programa cultural itinerante, que oferece aos municípios, principalmente do interior, a presença de grandes escritores em encontros com aqueles que são responsáveis pela formação e incentivo da arte literária. O programa tem como base de realização uma articulação entre a empresa privada (TIM), poder público (prefeituras,fundações e secretarias de cultura), universidades e escolas.

Mais de 200 palestras gratuitas já foram realizadas para um público de aproximadamente 85 mil pessoas, nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Neste período, o projeto já contou com a participação de autores como Luís Fernando Veríssimo, Fernando Sabino, Affonso Romano de Sant’Anna, Alcione Araújo, Zuenir Ventura, Frei Betto, Ziraldo, Maria Adelaide Amaral, Adélia Prado, Adriana Falcão, Fernando Morais e Marcio Moreira Alves, Marina Colasanti, Ignácio de Loyola Brandão, entre outros.

1968 – o ano que não terminou

sinopse do livro

Após quarenta anos das barricadas de Paris, da passeata dos Cem Mil, do AI–5 e das manifestações contra a guerra do vietinã, o escritor e jornalista Zuenir Ventura retorna a 1968 para, investigar o que restou da herança do mais polêmico ano do século XX. Personagens como Caetano Veloso, Fernando Henrique Cardoso, José Dirceu, Fernando Gabeira, Franklin Martins, que vivenciaram aquele período dão depoimentos de uma época que ainda permanece na memória de muitas pessoas.

Nenhum comentário: