domingo, 14 de setembro de 2008

Fichas sujas ou não candidatos estão em campanha

Ana Lúcia Vaz de Melo
anamelojf@yahoo.com.br

A campanha para eleição ao cargo de vereador já começou em Juiz de Fora e alguns candidatos tem explicações a dar a seus possíveis eleitores.

Entre os candidatos, dois dos 19 vereadores hoje cumprindo mandato foram citados na lista das “fichas sujas”, que respondem a algum tipo de processo judicial, divulgada pela AMB (Associação dos Magistrados do Brasil) www.amb.com

Estes vereadores chegaram a ter suas candidaturas impugnadas pelo TRE. O STF decidiu liberar a candidatura de todos os citados na lista.

O geógrafo Leonardo Costa disse que é a favor da candidatura dos políticos citados pela AMB. “Eu não voto em um cidadão com ficha suja, meu voto é a maior punição, mas a lista deve ser sempre divulgada para que o povo tenha conhecimento sobre quem está votando”.

Leonardo disse que acredita que os candidatos que constam da lista perderão votos, não o suficiente para não serem eleitos. “Não cabe a justiça interferir na decisão do cidadão de votar naquele candidato, mas mostrar quem são estes candidatos com ficha suja”.

Imoral mas Legal pode mudar

O juiz aposentado e ouvidor da OAB em Juiz de Fora, Marco Aurélio Lírio dos Reis, esclarece: “O STF trabalha dentro da ética da legalidade. Os candidatos que não tenham sido condenados em todas as instâncias jurídicas têm legalmente o direito de concorrerem aos cargos públicos, ainda que esta legalidade seja interpretada como imoral. O STF é guardião da constituição vigente que pode ser alterada, mas não pela suprema corte”.

O ouvidor da OAB informou sobre o Movimento Tiradentes, que tem como objetivo mostrar à sociedade que esta pode, através de uma de iniciativa popular, mudar a decisão do STF, talvez já para as próximas eleições, e incluir também os políticos que usam a renúncia de mandatos para fugirem da cassação, o que lhes tornariam inelegíveis por oito anos.

O Movimento Tiradentes surgiu com objetivo de mostrar à sociedade que esta tem voz e a melhor forma de falar é fazer.

Mais informações no site www.movimentotiradentes.com.br

Nenhum comentário: