domingo, 14 de setembro de 2008

Ouvidoria é criada para fiscalizar campanhas da cidade

Nicole Costa
nicolemcosta@gmail.com

No próximo dia 5 de outubro, os juiz-foranos irão às urnas para escolher o futuro prefeito e os vereadores da cidade.

Ao contrário das eleições passadas, dessa vez, faltando somente dois meses para as votações, poucas propagandas são vistas em Juiz de Fora. Essa mudança ocorreu após a sanção da lei 11.300. que limitou o uso de propagandas nas campanhas, proibindo a distribuição de brindes e showmícios.

Para auxiliar o Tribunal Regional Eleitoral, foi criada a Ouvidoria Eleitoral, que recebe as denúncias de irregularidades, investiga e encaminha à Justiça Eleitoral que pune os candidatos.

Funcionando desde o dia 4 de agosto, a Ouvidoria já recebeu 11 denúncias de irregularidades nas campanhas. As mais comuns são as relacionadas à distribuição de brindes e colocação de faixas em lugares impróprios, como praças e lugares públicos.

O Ouvidor Fiscal Marco Aurélio Reis acredita que os eleitores estejam mais conscientes e participativos colaborando com o controle das campanhas. Quem se interessar em fazer alguma denúncia, o número da Ouvidoria Eleitoral é 3212-4861, a pessoa deve se identificar e se possível apresentar alguma prova.

Um boa saída

Com a sanção da lei proibindo a realização de showmícios, o uso de brindes e outdoors, os candidatos estão utilizando novas formas de divulgar suas campanhas. Uma das soluções encontradas foi o uso de adesivos com as propagandas colados no vidro traseiro dos carros.

Ao contrário das últimas eleições em que propagandas eram colocadas em todas as partes, nestas eleições só é comum ver pela cidade milhares de carros com as propagandas eleitorais.

O novo tipo de propaganda virou moda, e parece que tem sido bem útil, afinal ela é móvel e pode atingir todos os pontos da cidade.

Nenhum comentário: