domingo, 14 de setembro de 2008

Fonoaudiologia do CES vira referência em Minas e no Brasil

por Hellen Garcia



O Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) comemora uma vitória muito significativa para o curso de fonoaudiologia. Eles receberam uma das maiores notas de Juiz de Fora, em Minas e no Brasil na avaliação das instituições de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC).

O exame que é composto por três notas, a do Enade, o IDD (Índice de desempenho que mostra o quanto de conhecimento a instituição agregou no aluno) e o conceito preliminar do curso (CPC) mostrou que a instituição está entre as melhores do país.

Segundo o professor do curso Leandro Rocha, o grande sucesso deste curso se deve a equipe de professores e coordenação, sem contar na estrutura física montada para atender os alunos no período de estágio.

A aluna do 8° período de fonoaudiologia do CES, Patrícia Duarte Sartori, acrescenta a importância desta estrutura na formação dos alunos, “A nota atingida é reflexo do ensino e conhecimento do que nos foi passado”.

Até o fechamento desta edição não conseguimos resposta da coordenadora do curso de fonoaudiologia, Sirlei Aparecida Mariano.




O que faz um profissional de fonoaudiologia

Muitos não conhecem ou até mesmo não valorizam a profissão de um fonoaudiólogo. Alguns pensam que o curso se restringe somente a cuidar da voz. Mas não é. Eles também cuidam da audição, língua, boca e linguagem. Essas áreas especificas vão cuidar exatamente de cada problema ligado à face.
Para aqueles que estão pensando em fazer o curso, pesquisar sobre as oportunidades oferecidas pela disciplina é fundamental, afinal a área de atuação deste profissional é muito vasta.
O fonoaudiólogo atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia na área da comunicação oral e escrita.

Nenhum comentário: